Atividade

115588 - Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil

Período da turma: 01/04/2024 a 28/02/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Carga horária: 40h
Conteúdo:
- Desenvolvimento na Infância;
- Teoria sociocultural (da aprendizagem social, construtivista)
- Teoria do comportamento(Behaviorismo);
- Teoria cognitivista;
- Teoria humanista.

Avaliação
O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas.
Critério
Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas.

Bibliografia:
ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013.
LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea, 2021.
MATURANA, H. & Varela, F. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo : Editorial Psy II, 1995.
MIZUKAMI, M. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WADSWORTH, B. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1986.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Maria Auxiliadora Motta Barreto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP