115588 - Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil |
Período da turma: | 01/04/2024 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Carga horária: 40h
Conteúdo: - Desenvolvimento na Infância; - Teoria sociocultural (da aprendizagem social, construtivista) - Teoria do comportamento(Behaviorismo); - Teoria cognitivista; - Teoria humanista. Avaliação O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas. Critério Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas. Bibliografia: ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013. LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea, 2021. MATURANA, H. & Varela, F. A Árvore do Conhecimento: As bases biológicas do entendimento humano. São Paulo : Editorial Psy II, 1995. MIZUKAMI, M. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. PIAGET, J. A epistemologia genética. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. VYGOTSKY, L. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WADSWORTH, B. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. 4.ed. São Paulo: Pioneira, 1986. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Maria Auxiliadora Motta Barreto |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |