115581 - Avaliação do processo de ensino e aprendizagem |
Período da turma: | 01/04/2024 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Carga horária: 40h
Conteúdo: - Avaliação do processo ensino-aprendizagem - conceitos; - O papel da avaliação no cenário educacional; - Modelos de avaliação; - Estratégias de avaliação - Repensar a avaliação nos processos de ensino-aprendizagem num contexto de transformações Avaliação O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas. Critério Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas. Bibliografia: CIPRIANO, C.L. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2021. CIPRIANO, C.L. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2021. DEMO, Pedro. MITOLOGIAS DA AVALIAÇÃO: De como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. Campinas – SP: Editores Associados, 2002. ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013. LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea, 2021. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 300 | ||||
Ministrantes: |
Maria Auxiliadora Motta Barreto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |