Atividade

115581 - Avaliação do processo de ensino e aprendizagem

Período da turma: 01/04/2024 a 28/02/2026

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Carga horária: 40h
Conteúdo:
- Avaliação do processo ensino-aprendizagem - conceitos;
- O papel da avaliação no cenário educacional;
- Modelos de avaliação;
- Estratégias de avaliação
- Repensar a avaliação nos processos de ensino-aprendizagem num contexto de transformações

Avaliação
O aluno será avaliado a partir de provas discursivas e/ou objetivas, trabalhos, listas de exercícios e/ou apresentações de videoaulas.
Critério
Nota final = média aritmética (ou ponderada) de todas as avaliações realizadas.

Bibliografia:
CIPRIANO, C.L. Avaliação da aprendizagem escolar: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
CIPRIANO, C.L. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2021.
DEMO, Pedro. MITOLOGIAS DA AVALIAÇÃO: De como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. Campinas – SP: Editores Associados, 2002.
ILLERIS, K. (org.). Teorias contemporâneas da aprendizagem. In:Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana, Illeris, k.. Porto Alegre: Penso, 2013.
LIBÂNEO, J C; SANTOS, A (orgs.). Educação na Era do Conhecimento em Rede e Transdisciplinaridade. 4. ed. Campinas: Alínea, 2021.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Maria Auxiliadora Motta Barreto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP