115563 - Construção de Projetos de Intervenção na Realidade |
Período da turma: | 10/01/2025 a 11/01/2025
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Descrição: | Ementa: Nesta disciplina os alunos terão uma integração dos conteúdos até aqui trabalhados e serão orientados a uma análise crítica em relação ao seu local de trabalho e sua atuação profissional. Serão supervisionados em projetos individuais pelo professor responsável pela disciplina, com apoio dos membros do grupo, para redirecionar sua prática cotidiana. Assim este módulo funcionará como uma espécie de supervisão de trabalhos já executados pelos alunos, tornando-os “cases” a serem replicados. Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política. Isso significa que devem ser trabalhados, de forma transversal, nas áreas e/ou disciplinas já existentes”. Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Não pertencerem a nenhuma disciplina específica, mas atravessam todas elas como se a todas fossem pertinentes.
Metodologia/ Recursos Audiovisuais - Dinâmicas de grupo: atividade vivencial sobre situações reais e discussão desses casos. Metodologia Ativa com auxílio de tutores. Bibliografia 1.Lima, Valéria Vernaschi. Espiral constructivista: una metodología activa de enseñanza y aprendizaje. Interface 21 (61) • Apr-Jun 2017 • https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0316 2. Azevedo C. S. & SÁ, M. C. Possibilidades de aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 13(4):723-740, out-dez, 1997. 4. 3.Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS Nº 198/2004, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de 5. Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências 4.6. Ceccim, R.B.; Feuerwerker, L.C.M. O quadrilátero da formação para a área da Saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Phisys: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro 14 (1): 41 – 54, 2004. 5.Luckesi, C.C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico – 1. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. 6.13. Mergendoller et al. Pervasive Management of Project Based Learning: Teachers as Guides and Facilitators. In C. M. Evertson & C. S. Weinstein (Eds.), Handbook of classroom Management: Research, practice, and contemporary issues, 2006. 7.Mitre, S.M.; Siqueira-Batista, R.; Girardi-de-Mendonça, J.M.; Morais-Pinto, N.M.; Meirelle, C.A.B.; Porto-Pinto, C. et al. Metodologias ativas de ensinoaprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Cienc. Saúde Coletiva. 2008;13(2 supl):2133–44. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Zulmira Maria Lobato |
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