115543 - NETF - Audiologia Educacional |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS
Fornecer subsídios teóricos ao residente no que se refere ao atendimento de indivíduos deficientes auditivos nas diferentes faixas etárias. Possibilitar a atuação junto a escolas comuns e especiais. Participar em equipes interdisciplinares de prevenção e diagnóstico precoce da deficiência auditiva. METODOLOGIA Aulas expositivas. Leitura de estudos científicos. Discussão de casos clínicos. PROGRAMA DE ATIVIDADES 1. Delimitação da área de audiologia educacional. 2. Histórico da construção da audiologia educacional no Brasil: revisão das diferentes concepções. 3. Histórico do atendimento à pessoa com deficiência auditiva. 4. Conceituação e caracterização das deficiências auditivas e suas implicações educacionais. 5. Consequências da privação sensorial. 6. Alternativas educacionais para a pessoa com deficiência auditiva. 7. Avaliação do comportamento auditivo da criança com deficiência auditiva. 8. Testes de percepção da fala para crianças. 9. Reabilitação da criança com deficiência auditiva. 10. Orientação e aconselhamento familiar. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação em sala de aula, discussão de casos clínicos e apresentação em seminários. BIBLIOGRAFIA BALIEIRO, C.R. et al. Programa clínico para deficientes auditivos de 0 a 5 anos: atividades terapêuticas. Cadernos Distúrbios da Comunicação, Série Audiologia Educacional, n.4, 1985. BERG, F.S.; FLETCHER, S.G. The hard of hearing child. N.Y., Grune and Stratton, 1970. BEVILACQUA, M.C. Audiologia educacional: considerações sobre audição em crianças de 1a. série do 1o. grau de Escolas públicas. Dissertação de Mestrado, PUC-SP, 1978. BEVILACQUA, M.C. et al. Triagem auditiva em escolares. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1985. BEVILACQUA, M.C.; BALIEIRO, C.R. Programa clínico para deficientes auditivos de 0 a 5 anos. Cadernos Distúrbios da Comunicação - Série Audiologia Educacional, n.1, São Paulo, 1984. BEVILACQUA, M.C.; FORMIGONI, G.M.P. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuiba-SP, Pró-Fono, 1987. BEVILACQUA, M.C.; TECK, E.A. Elaboração de um procedimento de avaliação de percepção de fala em crianças deficientes auditivas profundas a partir de cinco anos de idade. In: MARCHESAN, I.Q. et al. Tópicos em fonoaudiologia. Lovise, 1996. BOOTHROYD, A. Hearing impairments in youg children. N.J., Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1982. CLARK, G.M. et al. Cochlear protheses. Chulchill Livingstone, 1990. ESTABROOKS, W. Auditory-verbal therapy for parents and professionals. Alexander Graham Bell Association for t he Deaf, 1994. EWING, S.A.; EWING, L.E.G. Hearing impaired children Five. Great Britain Manchester, University Press, 1971. JOINT Committee on Infant Hearing 1990 Position Statement, ASHA 33 (Suppl. 5) p.3-6, 1991. KEMP, D.T.; RYAN, M. The use of transient evoked otoacustic emissions in neonatal hearing screening programs. Seminars Hearing, v.14, n.1, 1993. LEWIS, D.R. Audição: um procedimento de avaliação para crianças entre 5 meses e 2 anos de idade. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987. LUTERMAN, D. Counselling parents of hearing. Impaired children. Boston. Little Brown, 1979. MAUK, G.w. et al. Historical, political and technological context associated with early identification of hearing loss. Seminars Hearing, v.14, n.1, 1993. MCCORMICK, B. Paediatric audiology 0 - 5 years. London, Whurr Publ., 1990. MURRAY, N.T. Foundations of aural rehabilitation. San Diego, Singular Publishing Group, 1998. NENCHER, G.T.; GERBER, S.E. Early management of hearing loss. New York, Grune Stratton, 1981. NIH Consensus Statement - Early identification of hearing impairment. Infants and Young Children, v.11, n.1, p.1-3, 1993. OWENA, E.; KASSLER, D.K. Cochlear implant in young deaf children. Boston, College-Hill Publ., 1989. POLLACK, D. A criança deficiente auditiva e a escola. Coleção Ensinando e Aprendendo, 1987. POLLACK, D. Aural rehabiltiation: the foudantions of verbal learning in hearing. Impaired Children. Washington D.C. The alexander Graham Assocaition for the Deaf, Inc., 1978. POLLACK, D. Educational audiology for the limited haearing infant. Illinois, Charles G. Thomas Publ., 1970. POLLACK, D. Educacional audiology: hearing and speech management. N.Y. Grune and Stratton, 1976. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 13 | ||||
Ministrantes: |
Adriane Lima Mortari Moret Fernanda de Lourdes Antonio Yoshida Natália Barreto Frederigue Lopes Regina Celia Bortoleto Amantini Regina Tangerino de Souza Jacob |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |