114875 - Graciliano Ramos e o cinema |
Período da turma: | 27/09/2023 a 29/09/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso tem por objetivo apresentar as adaptações cinematográficas de três obras do escritor, a saber: Vidas Secas (1963) e Memórias do Cárcere (1984), ambas de Nelson Pereira dos Santos, e S. Bernardo (1972), de Leon Hirszman. Serão abordados aspectos históricos e estéticos implicados neste processo de adaptação, enfatizando os vínculos dos filmes com o seu momento de produção.
Bibliografia ADAMATTI, Margarida Maria. Crítica de cinema e repressão: estética no jornal alternativo Opinião. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2019 CARDENUTO FILHO, Reinaldo. Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência. São Paulo, Ateliê Editorial,2020. CARDOSO, Maurício. O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução. SP: Liber Ars, 2017. ______. São Bernardo (Leon Hirszman, 1972): Um estudo de cinema e história. SP: Desconcertos, 2018. JOHNSON, Randal. Literatura e cinema: Macunaíma do Modernismo na literatura ao Cinema Novo. SP: TA Queiroz, 1982. MORETTIN, Eduardo e outros (orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. SP: Alameda Editorial, 2007. NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. SP: Intermeios, 2017. PARANAGUA, Paulo Antonio (org). Le cinéma brésilien. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987. PELLEGRINI, Tânia et alli. Literatura, Cinema e Televisão. SP, Senac/Instituto Itaú Cultural, 2003 RAMOS, Fernão, SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Nova história do cinema brasileiro. 2 vol.. SP, Edições Sesc São Paulo, 2018. RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais: anos 50/60/70. RJ: Paz e Terra, 1983. SADLIER, Darlene. Nelson Pereira dos Santos. Campinas, SP: Papirus, 2012. SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema. RJ, Nova Fronteira, 1987. SIMÕES, Inimá F.. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo : Senac, 1999. SOUZA, M. G. “Cinema novo: a cultura popular revisitada”. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p.133-159, 2003. STAM, Robert. A literatura através do cinema : realismo, magia e a arte da adaptação. BH: Editora UFMG, 2008. XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. 2a ed., SP: Cosac Naify, 2007. _____. Alegorias do subdesenvolvimento. SP: Brasiliense, 1993. _____. O Cinema Brasileiro Moderno. SP: Paz e Terra, 2001. _____. O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. In: Literatura e Sociedade 2, 1997, p. 126 – 138. Sites BANCO de Conteúdos Culturais. https://www.bcc.gov.br ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. https://enciclopedia.itaucultural.org.br |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 120 | ||||
Ministrantes: |
Eduardo Victorio Morettin João Pedro Micheletti Baptista Bim Mauricio Cardoso |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |