Atividade

114875 - Graciliano Ramos e o cinema

Período da turma: 27/09/2023 a 29/09/2023

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Descrição: O curso tem por objetivo apresentar as adaptações cinematográficas de três obras do escritor, a saber: Vidas Secas (1963) e Memórias do Cárcere (1984), ambas de Nelson Pereira dos Santos, e S. Bernardo (1972), de Leon Hirszman. Serão abordados aspectos históricos e estéticos implicados neste processo de adaptação, enfatizando os vínculos dos filmes com o seu momento de produção.

Bibliografia

ADAMATTI, Margarida Maria. Crítica de cinema e repressão: estética no jornal alternativo Opinião. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2019

CARDENUTO FILHO, Reinaldo. Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência. São Paulo, Ateliê Editorial,2020.

CARDOSO, Maurício. O Cinema Tricontinental de Glauber Rocha: política, estética e revolução. SP: Liber Ars, 2017.
______. São Bernardo (Leon Hirszman, 1972): Um estudo de cinema e história. SP: Desconcertos, 2018.

JOHNSON, Randal. Literatura e cinema: Macunaíma do Modernismo na literatura ao Cinema Novo. SP: TA Queiroz, 1982.

MORETTIN, Eduardo e outros (orgs.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. SP: Alameda Editorial, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964-1985) – ensaio histórico. SP: Intermeios, 2017.

PARANAGUA, Paulo Antonio (org). Le cinéma brésilien. Paris: Centre Georges Pompidou, 1987.

PELLEGRINI, Tânia et alli. Literatura, Cinema e Televisão. SP, Senac/Instituto Itaú Cultural, 2003

RAMOS, Fernão, SCHVARZMAN, Sheila (orgs.). Nova história do cinema brasileiro. 2 vol.. SP, Edições Sesc São Paulo, 2018.

RAMOS, José Mário Ortiz. Cinema, Estado e lutas culturais: anos 50/60/70. RJ: Paz e Terra, 1983.

SADLIER, Darlene. Nelson Pereira dos Santos. Campinas, SP: Papirus, 2012.

SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema. RJ, Nova Fronteira, 1987.

SIMÕES, Inimá F.. Roteiro da intolerância: a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo : Senac, 1999.

SOUZA, M. G. “Cinema novo: a cultura popular revisitada”. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p.133-159, 2003.

STAM, Robert. A literatura através do cinema : realismo, magia e a arte da adaptação. BH: Editora UFMG, 2008.

XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. 2a ed., SP: Cosac Naify, 2007.
_____. Alegorias do subdesenvolvimento. SP: Brasiliense, 1993.
_____. O Cinema Brasileiro Moderno. SP: Paz e Terra, 2001.
_____. O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. In: Literatura e
Sociedade 2, 1997, p. 126 – 138.

Sites

BANCO de Conteúdos Culturais. https://www.bcc.gov.br

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. https://enciclopedia.itaucultural.org.br

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 120
 
Ministrantes: Eduardo Victorio Morettin
João Pedro Micheletti Baptista Bim
Mauricio Cardoso


 
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Créditos
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