114873 - Oficina de armênio oriental - presencial |
Período da turma: | 28/09/2023 a 30/11/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa
- Apresentação do programa - Sequência didática em situação comunicacional – gênero apresentação - Sequência didática em situação comunicacional – gênero convite - Sequência didática em situação comunicacional – gênero diálogo em restaurante - Fechamento do curso. Ementa: Aula 1 a 4: Apresentação do programa: objetivos da oficina. Sequência didática no gênero “apresentação” – produção de apresentações, leitura e compreensão textual. Aulas 5 a 8: Sequência Didática nos gêneros “convite” e “diálogo em restaurante” – produção de apresentações, leitura e compreensão textual. Encerramento do curso. Ao longo das aulas, os alunos trabalharão os gêneros textuais escolhidos de forma escrita e oral. Bibliografia ARTIGUE, M. (1988) “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-307. AVETISYAN, Anahit S. (2008). Eastern armenian comprehensive self-study language course. BRONCKART, Jean-Paul (2003). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC. DOLZ, Joaquim (2016). As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, vol. 32, nº 1, p. 237-260. DOLZ-MESTRE, Joaquim, LIMA, Gustavo, BACAN ZANI, Juliana. (2020). Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura,vol. 22, no. 52, p. 250-274. Disponível em: DUM-TRAGUT, Jasmine (2009). Armenian: modern eastern armenian. vol. 14. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. (London Oriental and African Language Library). GURÉGHIAN, Jean. L’ arménien sans peine. France: Assimil, 1999. ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.) (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. (Estratégias de ensino) SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores (2011). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3ª ed. São Paulo: Mercado de Letras. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Juliana Camargo Mariano |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |