Atividade

114873 - Oficina de armênio oriental - presencial

Período da turma: 28/09/2023 a 30/11/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa
- Apresentação do programa
- Sequência didática em situação comunicacional – gênero apresentação
- Sequência didática em situação comunicacional – gênero convite
- Sequência didática em situação comunicacional – gênero diálogo em restaurante
- Fechamento do curso.


Ementa:
Aula 1 a 4: Apresentação do programa: objetivos da oficina. Sequência didática no gênero “apresentação” – produção de apresentações, leitura e compreensão textual.
Aulas 5 a 8: Sequência Didática nos gêneros “convite” e “diálogo em restaurante” – produção de apresentações, leitura e compreensão textual. Encerramento do curso.

Ao longo das aulas, os alunos trabalharão os gêneros textuais escolhidos de forma escrita e oral.

Bibliografia

ARTIGUE, M. (1988) “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-307.
AVETISYAN, Anahit S. (2008). Eastern armenian comprehensive self-study language course.
BRONCKART, Jean-Paul (2003). Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução Anna Raquel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC.
DOLZ, Joaquim (2016). As atividades e os exercícios de língua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, vol. 32, nº 1, p. 237-260.
DOLZ-MESTRE, Joaquim, LIMA, Gustavo, BACAN ZANI, Juliana. (2020). Itinerário para o ensino do gênero fábula: a formação de professores em um minicurso. Textura,vol. 22, no. 52, p. 250-274. Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2021.
DUM-TRAGUT, Jasmine (2009). Armenian: modern eastern armenian. vol. 14. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins Publishing Company. (London Oriental and African Language Library).
GURÉGHIAN, Jean. L’ arménien sans peine. France: Assimil, 1999.
ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.) (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. (Estratégias de ensino)
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e colaboradores (2011). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3ª ed. São Paulo: Mercado de Letras.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Juliana Camargo Mariano


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP