Atividade

114866 - Qualificação do debate científico em sala de aula

Período da turma: 13/09/2022 a 04/10/2022

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Aulas:

Aula - 1 (3h00)
Debate como estratégia de construção do conhecimento

Aula – 2 (3h00)
Instrumentalização para o debate científico

Aula- 3 (3h00)
Distinção e valorização do conhecimento científico e empírico no debate em sala de aula

Aula-4 (3h00)
Oficina de debates

Bibliografia:

1- ALTARUGIO, Maisa Helena; LUSTOSA, M. ; LOCATELLI, Solange Wagner. O debate como
estratégia em aulas de química. Química Nova na Escola (Impresso). v. 32, p. 26-30, issn: 0104-
8899, 2010.

2- BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida – uma metodologia ativa de aprendizagem.
Ed 1. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

3- DE CHIARO, S. e LEITÃO, S. O papel do professor na construção discursiva da argumentação
em sala de aula. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, n. 3, set./dez. p. 350-357, 2005.

4- Leitão, S. The potencial of argumentin knowledge building. Human Development, 43, p.332-
360, 2000.

5- HONÓRIO, L.G.H. Sala de Aula Invertida: uma abordagem colaborativa na aprendizagem de
matemática. 2017. 91 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Matemática). UFJF. Juiz
de Fora, 2017

6- VIVACQUA, A.S; GARCIA, A.C.B. Ontologia de colaboração. In: PIMENTEL, M; FUKS, H.
(Org). Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiros: Elsevier, 2012. Paginação irregular

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 84
 
Ministrantes: Diego Mendes Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP