Atividade

114747 - CAFÉ FILOSÓFICO - TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

Período da turma: 29/08/2023 a 05/12/2023

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Descrição: OBJETIVOS

O projeto tem por objetivo promover encontros mensais no formato de palestras seguidas de debate, evidenciando práticas e temas importantes na consolidação de territórios educadores presentes em regiões periféricas da cidade, com o intuito de discutir o Direito à Educação como elemento central.
Nesse sentido, propomos levar a universidade para além de seus muros e promover o debate público sobre educação junto a educadores e membros da sociedade civil, em seus territórios de atuação e de vida.


METODOLOGIA

Para a definição dos temas aqui apresentados, consultamos educadores e membros do território por meio de reuniões coletivas mediadas por membros do Coletivo Paulo Freire noroeste. Os encontros contarão com a presença de um professor ou um pesquisador da Universidade de São Paulo ou convidados por essa Instituição, membros do território (educadores, coletivos culturais ou movimentos sociais), mediados um dos organizadores do curso, para debater sobre algum dos temas aqui apresentados, seguindo a seguinte organização:
a) Abertura: atividade cultural;
b) Exposição dos convidados;
c) Debate com os participantes;
d) Encerramento.

ESTRUTURA
Propõe-se a realização de 5 encontros mensais de 4 horas, que contabilizam 20 horas totais.
Seguem as temáticas propostas:
1. A gestão Paulo Freire na cidade de São Paulo;
2. Territórios Educativos - região noroeste;
3. Educação em Direitos Humanos;
4. Educação Etnico Racial;
5. Novo Ensino Médio.


ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático, p. 9-23. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2014.
ARROYO, Miguel G. O aprendizado do direito à cidade: Belo Horizonte ― a construção da cultura política. Educação em Revista, Belo Horizonte: n. 26, 1997. p. 23 - 38
BENJAMIM, W. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2011.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, letras e palavras / Carlos Rodrigues Brandão, São Paulo. Editora UNESP, 2005.
CÁSSIO, Fernando (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
JESUS, Mário Carvalho de. Cimento Perus – 40 anos de ação sindical transformam a velha fábrica em centro de cultura municipal. Coleção Cadernos para Mudar -2, JMJ, SP, 1992.
LAVAL. Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina, Planta, 2004.
LEFEBVRE. Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
LEFEBVRE. Henri. O direito a cidade. São Paulo: Centauro, 2008.
PONTUSCHKA, Nídia N. São Paulo, a cidade educadora. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino, Geografias de São Paulo: representações e crise da metrópole. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.p. 369 – 388
SANDEVILLE JR, Euler; FERNANDES, Gabriel de Andrade; BORTOTO, Regina Célia Soares. Universidade Livre e Colaborativa em Perus: uma experiência didático-pedagógica de aprendizagem colaborativa. Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul. Santa Fe: Universidad Nacional del Litoral; São Paulo: FAU-USP. 2016
SANDEVILLE JR, Euler; MANFRÉ, Eliane. Cultura e Paisagem, uma nova perspectiva no tecido urbano. São Paulo. Observatório das Metrópoles, 2014.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Nobel, 1996.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Daniel Tojeira Cara


 
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