Atividade

114693 - Disciplina 23:Mindful Eating e comer intuitivo; Play Role: Reconhecendo estratégias de educação nutricional: técnicas de avaliação; técnicas Rapport-Building; técnicas educacionais; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudan

Período da turma: 18/02/2025 a 27/02/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa e Objetivos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de (a) descrever a técnica do Mindful Eating no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença; (b) descrever a técnica do Comer Intuitivo no processo de educação nutricional de crianças e adolescentes em situações de saúde e doença; (c) descrever as diferenças entre as estratégias de educação nutricional, que contemplem os aspectos biológicos e psicossociais, para educar crianças e adolescentes no processo da alimentação, visando melhor condição clínica, física, social e de qualidade de vida, de crianças e adolescentes; (d) traçar planos de educação nutricional baseados nas técnicas de Rapport-Building; técnicas de mudança de comportamento com foco no fazer; técnicas de mudança de comportamento com foco no pensar/sentir; técnicas de mudança de comportamento considerando o engajamento social; (e) descrever uma abordagem prática play-role nas situações de estado pré-contemplativo e contemplativo, de preparação, de ação, de manutenção e de recaída.

Referências:

NOVAES, J.F.; RIBEIRO, S.A.V.; PRIORE, S.E.; FRANCESCHINI, S.C. Nutrição e Saúde da Criança. 1 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2019.WEFFORT, V.R.S.; LAMOUNIER, J.A. Nutrição em Pediatria: da neonatologia à adolescência. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2017.

NOGUEIRA-DE-ALMEIDA, C.A.; MELLO, E.D. Nutrologia pediátrica: prática baseada em evidências. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2015.

OLIVEIRA, F.L.C.; LEITE, H.P.; SARNI, R.O.S.; PALMA, D. Manual de Terapia Nutricional Pediátrica. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

VITOLO, M.R. Nutrição da Gestação ao Envelhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2014.

ACCIOLY, E.; SAUNDERS, C.; LACERDA, E.M.A. Nutrição em Obstetrícia e Pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

DELGADO, A.F.; CARDOSO, A.L.; ZAMBERLAN, P. Nutrologia básica e avançada - Instituto da Criança Hospital das Clínicas. Barueri, SP:Manole, 2009.

PALMA, D.; ESCRIVÃO, M.A.M.S.; OLIVEIRA, F.L.C. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência. 1 ed. Barueri, SP: Manole, 2009.

MONTEIRO, J.P.; CAMELO, J.S. Caminhos da nutrição e terapia nutricional: da concepção à adolescência. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan,2007.

MAHAN, L.K.; ESCOTT-STUMP, S. Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 14. ed. São Paulo: Roca, 2018.

COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de nutrientes. 5 ed. Barueri, SP: Manole, 2016.

ROSS, A.C.; CABALLERO, B.; COUSINS, R. J.; TUCKER, K.L.; ZIEGLER, T.R. Nutrição moderna de Shils, na Saúde e na Doença. 11. ed. Barueri:Manole, 2016.

SILVA, S.M.C.S.; MURA, J.D.P. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 3. ed. São Paulo: Payá, 2016.

ESCOTT-STUMP, S. Nutrição Relacionada ao Diagnóstico e Tratamento. 6. ed. Barueri: Manole, 2Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Manual de atendimento da criança com desnutrição grave em nível hospitalar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição – Brasília: Ministério da Saúde, 144 p, 2005a.Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 1. ed., 1.reimp. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013a.Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoacom Paralisia Cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília:Ministério da Saúde, 2013b.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Orientações para a coleta e análise de dadosantropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN / Ministério da Saúde,Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011b. 76 p.Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar eNutricional – SISVAN na assistência à saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Caderneta de Saúde daCriança. 7.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011a.Brasil.

Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 111
 
Ministrantes: Carla Iraí Ferreira
Jacqueline Pontes Monteiro
Juliana Cristina Lemos de Souza Marchesi
Mariana Arruda Silva
Valéria Ambrósio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP