Atividade

114632 - XII Curso de Verão em Zoologia

Período da turma: 15/01/2024 a 26/01/2024

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Descrição: O curso pretende promover a discussão de conceitos importantes para a formação em Zoologia, bem como proporcionar a vivência no dia-a-dia da pesquisa do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências - USP. O curso é dividido em minicursos sobre assuntos gerais da Zoologia, técnicas utilizadas nas diversas linhas de pesquisa em Zoologia e grupos taxonômicos, palestras, aulas teórico-práticas e visitas a laboratórios.
Os conteúdos serão abordados em grandes blocos temáticos, englobando um ou mais dos grandes temas da ciência e/ou da zoologia; as aulas dentro de cada bloco serão trabalhadas de acordo com as estratégias definidas no item 6.
Bloco 1: Bases da Ciência
Filosofia da Ciência
• Afirmações sobre o mundo, ciência e conhecimento;
• Componentes da estrutura lógica: premissas, hipóteses, conclusões, teste, critério, suporte e evidência;
• Lógica indutiva e dedutiva;
• Comparação entre as lógicas e suas implicações;
• Metodologia científica: experimentação, ciências descritivas, causa passada/histórica;
• Popper e o critério de falseabilidade;
• T. Kuhn: paradigmas científicos, revolução científica e ciência normal; Verdade em ciências.
Metodologia Científica
• Natureza do conhecimento científico;
• Contextualização social, tecnológica e ambiental das ciências;
• Linguagem científica;
• Elaboração de uma sequência didática/projeto de pesquisa em ensino de ciências.
Bloco 2: Fundamentos da Zoologia
• Ancestralidade comum;
• O que gera a diversidade e a especiação;
• Conceitos e objetivos da sistemática (descrição e ordem da diversidade); • Conceitos de evolução, micro e macroevolução;
• Conceitos de homologia e homoplasia;
• Termos e nomenclaturas fundamentais para o estudo da zoologia.
Bloco 3: Princípios de taxonomia e sistemática zoológica
• Diferença entre Sistemática e Taxonomia;
• Introdução a taxonomia e classificação;
• Taxonomia moderna e Coleções Zoológicas (objetivos, importância e exemplos); • Espécie tipo (conceitos e importância) e conceitos de espécie;
• Conceitos de filogenética e cladograma - Árvores filogenéticas.

Bloco 4: Ecologia e Comportamento Animal
• Conceitos e objetivos da etologia;
• Histórico do estudo do comportamento animal;
• Como mensurar o comportamento;
• O uso de comportamento na sistemática: como inferir homologia em comportamento. • Ecologia aplicada à Zoologia
Bloco 5: Das rochas ao DNA: as técnicas zoológicas em diferentes eras
Biologia Molecular
• Estrutura de ácidos nucleicos, estrutura de genes e genomas;
• Marcadores moleculares;
• Aplicações dos marcadores moleculares no estudo da biodiversidade; • Métodos de Purificação de ácidos nucleicos;
• Análise qualitativa e quantitativa de ácidos nucleicos;
• Bancos de dados de dados genéticos;
• Biologia Molecular aplicada à Zoologia.
Paleontologia e Biogeografia
• Eras geológicas;
• Objetivos da paleontologia;
• Conceitos da geologia para estudo de fósseis;
• Datação;
• Eventos geológicos e paleontológicos;
• Integração e uso dos dados geológicos e paleontológicos em taxonomia e sistemática. • Objetivos e conceitos da biogeografia;
• História da biogeografia (paradigmas, escolas, autores e hipóteses);
Bloco 6: Metazoa
• Origem e evolução dos metazoários;
• Histórico das diferentes hipóteses de agrupamentos; • Características básicas dos principais grupos.

ALMEIDA, E. A. B.; CARVALHO, C. J. B. (eds). 2011. Biogeografia da América do Sul: padrões & processos. São Paulo, Roca. 320p. Escrito por 26 autores, o livro trata de forma completa e direta tudo o que existe de atual sobre a história e os conceitos da Biogeografia. Apresenta todas as proposições de mudanças metodológicas e a consolidação de conceitos, baseado em conceitos conhecidos e muito estudados, amplo e atual.
AMORIM, D.S. 1997. Elementos básicos de sistemática filogenética (2a edição revista e ampliada). São Paulo, Holos Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia. 276p.Trata-se do único livro em português que aborda de modo amplo os aspectos teóricos e práticos da análise filogenética.
AZEVEDO, N. M.; ABIB, M. L. V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 55, 2013. O artigo traz uma reflexão sobre a contribuição de um processo formativo de professores baseado na metodologia da pesquisa-ação para a construção do saber docente de ciências.
CARVALHO, A. M. P.(Org.). Ensino de Ciências por Investigação. 1. ed. São Paulo: CengageLlearning, 2013. v. 1. 151p. O livro traz reflexões sobre aspectos do ensino-aprendizagem de ciências por investigação, procurando fortalecer a prática e o conhecimento teórico de professores de ciências. O livro aborda resultados de pesquisas científicas da área e dados extraídos do cotidiano escolar.
CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P. Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2012. 399p. Livro reúne uma série de estudos científicos de mestrado e doutorado que trazem reflexões e interpretações sobre a prática de professores pesquisadores sobre a interface entre a formação de professores e as questões sociocientíficas. Os aportes teóricos que orientam todas as pesquisas apresentadas são: Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.
DELIZOICOY, D.; ANGOTTI, J. A. B. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. Livro apresenta o objetivo de discutir uma proposta de renovação do ensino de ciências, apresentando aspectos teóricos e práticos da formação de professores. Nessa publicação são abordados os seguintes assuntos: natureza da investigação científica, bases das ciências destinadas à aprendizagem, abordagem metodológica do ensino, entre outros aspectos.
HICKMAN Jr.; C. L.; ROBERTS, L. S.; KEEN, S. L.; EISENHOUR, D. J.; LARSON, A.; L’ANSON, H. 2003. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro, Editora Guanabara Koogan. 15 ed. 976p. Princípios integrados de zoologia continua a ser um dos principais textos para introdução à zoologia, com uma ótima síntese sobre diversos aspectos de cada grupo animal. O livro incorpora atualizações sobre as informações sobre sistemática, filogenia, biologia evolutiva entre outras áreas do conhecimento de zoologia, bem como os assuntos clássicos da área como anatomia comparada e funcional, fisiologia e comportamento dos animais.
HILDEBRAND, M. 1995.Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo, Atheneu. 700p. Livro-texto com breve introdução sobre evolução e diversidade taxonômica dos vertebrados. O corpo principal do livro trata da anatomia dos vertebrados sob dois aspectos: (1) estudo comparativo dos sistemas de órgãos; (2) estudo funcional da estrutura dos vertebrados: análise das principais síndromes de adaptações morfológicas relacionadas com diferentes tipos de locomoção e alimentação nos vertebrados.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 4a Edição, 2004. Livro acompanha o crescimento das pesquisas na área e a expansão dos estudos sobre

aprendizagem dos alunos. A proposta da autora é que por meio do ensino de biologia os alunos do ensino médio sejam capazes de construir um conhecimento crítico e contextualizado independentemente e incluir tais conteúdos da disciplina em sua vida diária.
KUHN, T. S. 2010. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo, Editora Perspectiva. 264p. O estudo detalhado de Kuhn oferece uma abordagem historiográfica e filosófica da natureza da Ciência, reinterpretando sua teoria e prática segundo a dinâmica de ideias e ações dos cientistas. A obra possui caráter decisivo e valioso ao integrar as mudanças sociais, culturais e políticas à prática científica. A ciência normal (conceito chave) é marcada por profundos avanços dentro de um paradigma que funciona como um quebra-cabeça onde os cientistas trabalham. Crises no paradigma, além de outros processos, podem levar à ruptura do paradigma e, consequentemente, à adoção de novos paradigmas. Esse processo, chamado de revolução científica, é detalhadamente explicado por Kuhn com base em exemplos da Física, Biologia, Química e Astronomia.
POPPER, K. 2013. A lógica da pesquisa científica. São Paulo, Editora Cultrix. 454p. Em um contexto de ruptura com o positivismo lógico que marcou o início do século XX, a obra de Popper busca estabelecer critérios lógicos que delimitam a ciência. Na tentativa de contrapor o indutivismo e esclarecer o papel da lógica dedutiva, o autor demonstra como processos hipotético-dedutivos definem a continuidade das ciências. Neste sentido, o critério de refutabilidade, amplamente trabalhado na obra, é o ponto chave na prática científica por meio da rejeição de hipótese uma vez que sua real confirmação é logicamente impossível. O avanço científico é assim, segundo Popper, fortemente dedutivo, onde conjecturas são criticamente testadas, rejeitadas e substituídas por novas.
SANTOS, C.D.M. & CALOR A.R. 2008. Using the logical basis of phylogenetics as the framework for teaching biology. Papéis Avulsos de Zoologia 48(18),199-211. O artigo mostra a importância do ensino de biologia (Zoologia e Botânica) baseado em relações evolutivas de parentesco. Através do ensino de sistemática filogenética é possível ensinar a diversidade dos grupos animais e botânicos retomando os ancestrais hipotéticos nos diversos níveis filogenéticos demonstrando como suas características são compartilhadas na evolução dos grupos.

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Alessandra Fernandes Bizerra
Ana Beatriz Navarro
Eduardo Coutinho Gomyde
Flávia Zanini de Oliveira
Guilherme Loyola da Cruz
Ivison Cordeiro Brandão de Lima
Laís Aline Grossel
Lucas Quevedo Pinto
Raphaela Horti Campos Rossi
Rebeca Stella Khouri
Ricardo Miranda Morelli
Weverton dos Santos Azevedo


 
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