Atividade

114426 - Módulo: Gestão de Negócios do Mercado Pet

Período da turma: 06/03/2024 a 25/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1.1 Segmentação do Mercado Pet e Oportunidades de Negócios
(i) segmentação do mercado pet; (ii) o ambiente pet food, pet care e pet servisse; (iii) nova relação animal x tutor; (iv) relação entre a indústria e o consumidor final; (vi) os principais órgãos institucionais envolvidos no mercado pet.

Bibliografia:
ABINPET. Perfil Pet Food. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, 2019.
ANFALPET. Perfil Pet Food 2009. Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentação para Animais de Estimação. São Paulo, 2009.
ANTUNES, N. Perspectivas do setor. Grupemef. ano 20, n. 20, março/abril 1998

1.2 Finanças para Executivos
(i) Estrutura do sistema financeiro nacional; (ii) sistema de pagamentos brasileiro; (iii) mercado de capitais; (iv) títulos e valores mobiliários; (v) mercado acionário: abertura de capital (IPO); (vi) debêntures; (vii) securitização; (viii) fundos.

Bibliografia:
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522490912.
COVA, Carlos José Guimarães. Finanças e mercados de capitais: mercados fractais: a nova fronteira das finanças. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN 9788597021752.

1.3 Contabilidade Gerencial e Análise de Indicadores
(i) relatórios contábeis e estática patrimonial; (ii) balanço patrimonial e grupos de contas (iii) análise financeira de balanço patrimonial; (iv) aspectos sobre a situação financeira e econômica; (v) demonstração do resultado do exercício e análises financeiras; (vi) elaboração e análise das demonstrações contábeis; (vii) análise de balanços e indicadores.

Bibliografia:
ASSAF NETO, Alexandre. Estruturas e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024852.
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed São Paulo: Atlas, 2012. 301p., il., 24 cm.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. ISBN 9788547224776.

1.4 Elaboração de Plano de Negócios Pet
(i) Reconhecimento de oportunidade; (ii) plano de negócios tradicional: organizacional, de marketing, e financeiro, e outros; (iii) definição e quadro de modelo de negócios e seus componentes.

Bibliografia:
BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de plano de negócios: fundamentos, processos e estruturação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN 9788522489183.
HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Cândido. Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. 2. ed. rev., atual São Paulo: Saraiva, 2019.
FINOCCHIO JÚNIOR, José. Project model Canvas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN 9788571440852.
DORNELAS, José et al. Plano de negócios com o modelo Canvas: guia prático de avaliação de ideias de negócio a partir de exemplos. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

1.5 Fundamentos de Direito para Executivos
(i) Aspectos Gerais e Introdutórios do Direito; (ii) papel do direito nas organizações; (iii) soluções de controvérsias; (iv) regulação e autorregulação; (v) contratando e se relacionando com a mão de obra; (vi) contratando e se relacionando com consumidores; (vii) contratando e se relacionando com o estado (aspectos introdutórios do direito do trabalho) (viii) contratando e se relacionando com parceiros comerciais; (ix)Atividade pet e as responsabilidades dos administradores; (x) as novas relações entre o direito e os negócios.

Bibliografia:
COTRIM, Gilberto, Direito fundamental: instituições de direito público e privado, 23ª ed., Saraiva, 2009
DOWER, Nelson Godoy Bassil, Instituições de Direito Público e Privado, 14ª ed., Saraiva, 2014 .
FABRETTI, Cláudio Camargo et al, Direito empresarial para os cursos de administração e ciências contábeis, 1ª ed., Atlas, 2014.
GUSMÃO, Mônica. Curso de Direito Empresarial. 5ª ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 2007.
REQUIÃO, Rubens. Curso de Direito Comercial. 1º volume. 31 ed. rev. e atul. por Rubens Edmundo Requião. São Paulo: Saraiva. 2012.

1.6 Análise Financeira da Viabilidade de Projetos Pet
(i) Elaboração de Fluxo de Caixa de Projetos. (ii) Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido. (iii) Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. (iv) Avaliação econômica e seleção de Projetos. (v) Tomada de decisão sobre dar início a um projeto. (vi) Avaliação de projetos em condições de incerteza. Custo de capital. (vii) Análise do Risco Econômico Financeiro. (viii) Análise de sensibilidade.

Bibliografia:
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 10ª. Ed. São Paulo:Atlas, 2008.
BRUNI, A. L; FAMÁ,R. Matemática Financeira com HP 12C e Excel. 5ª. Ed. SãoPaulo: Atlas, 2008.
DA SILVA, André Luiz Carvalhal. Matemática Financeira Aplicada. São Paulo: Atlas,2010.
GIMENES, C.M. Matemática Financeira com HP 12 c e Excel: Uma Abordagem Descomplicada. 1ª. Ed. São Paulo: Pearson, 2006.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10ª. ed. São Paulo: Makron Books, 2004.

1.7 Introdução ao Comportamento Organizacional
(i) Clima organizacional, valores e atitudes, aprendizado, personalidade, pomada de decisão, desonestidade e ética; (ii) reflexão sobre a aplicação das teorias às situações reais no mundo organizacional; (iii) gestão estratégica de pessoas; (iv) análise sobre desempenho, desenvolvimento, remuneração e retenção (conceitos, metodologias, ferramentas); (v) aplicação de indicadores estratégicos de gestão de pessoas; (v) planejamento de recursos humanos.

Bibliografia:
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. ISBN 9788597027778.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2020. ISBN 9788597024074.

1.8 Estatística Aplicada à Gestão de Negócios Pet
(i) Análise e descrição de dados reais com estatística descritiva; (ii) inferência estatística; (iii) Distribuições de probabilidades; (iv) covariância e correlação; regressão linear; simulação; aplicações em excel.

Bibliografia:
BROOKS, Chris. Introductory econometrics for finance. Cambridge University Press, 2003.
SIQUEIRA, José de Oliveira. Fundamentos de métodos quantitativos: aplicados em administração, economia e contabilidade atuária. São Paulo: Saraiva, 2011.
CRESPO, Antônio Arnot. Estatística. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
KELLER, Gerald; WARRACK, Brian., Statistics for management and economics, 10ª ed., Cengage Learning, 2014

1.9 Gestão de Hospital Veterinário
(i) Conceitos de gestão em hospital veterinário; (ii) localização; (iii) exigências legais e específicas; (iv) estrutura; (v) equipamentos; (vi) matéria prima/mercadoria; (vii) organização do processo produtivo.

Bibliografia:
GIOSO, M.A. Gestão da Clínica Veterinária: Como Gerenciar Finanças, Equipes e Marketing a seu Favor. Elsevier, 2013.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2004.
PEREIRA, M. Clínica de marketing. Nosso Clínico. jul/agosto, ano 6, n. 34, 2003.
KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006, 776p

1.10 Gestão de Empresa de Pet food
(i) Conceitos de gestão em empresas de Pet food; (ii) localização; (iii) exigências legais e específicas; (iv) estrutura; (v) equipamentos; (vi) matéria prima/mercadoria; (vii) organização do processo produtivo.

Bibliografia:
GIOSO, M.A. Gestão da Clínica Veterinária: Como Gerenciar Finanças, Equipes e Marketing a seu Favor. Elsevier, 2013.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2004.
PEREIRA, M. Clínica de marketing. Nosso Clínico. jul/agosto, ano 6, n. 34, 2003.

KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006, 776p

1.11 Gestão de Petshop
(i) Conceitos de gestão de Petshop; (ii) localização; (iii) exigências legais e específicas; (iv) estrutura; (v) equipamentos; (vi) matéria prima/mercadoria; (vii) organização do processo produtivo.

Bibliografia:
GIOSO, M.A. Gestão da Clínica Veterinária: Como Gerenciar Finanças, Equipes e Marketing a seu Favor. Elsevier, 2013.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2004.
PEREIRA, M. Clínica de marketing. Nosso Clínico. jul/agosto, ano 6, n. 34, 2003.
KOTLER, P; KELLER, K. L. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall Brasil, 2006, 776p

1.12 Marketing no segmento Pet
(i) comportamento do tutor de cães e gatos; (ii) comportamento do consumidor; (iii) marketing mix; (iv) pesquisa de mercado; (v) segmentação e posicionamento dos produtos pet.

Bibliografia:
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2014. ISBN 9788595155787.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. 9788597020151.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 12ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007, 600 p.
KOTABE, M. & HELSEN, K. Global Marketing Management, John Wiley Professional, 2013

1.13 Gestão de Cadeias de Suprimento no Mercado Pet
(i) processo de planejamento de operações de uma empresa pet; (ii) gestão da cadeia de suprimentos e Efficient Consumer Response (ECR); (iii) estratégia de suprimentos; (iv) gestão de estoques; (v) previsão de demanda; (vi) planejamento da produção; (vii) gestão da capacidade de manufatura; (viii) logística do mercado pet.

Bibliografia:
CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: integração na era da indústria 4.0. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
GROOVER, Mikell P. Fundamentos da moderna manufatura versão SI, v.1. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. ISBN 9788521634126.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e de operações: o essencial. 3. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. ISBN 9788597013788.

1.14 Motivação e liderança em empresas pet
(i) Comportamento individual em empresas pet; (ii) liderança e poder; (iii) competências comportamentais e emocionais; (iv) conceitos e aprendizagem das habilidades sociais; (v) transformação organizacional.

Bibliografia:
NEVES, Edmo Colnaghi. Compliance empresarial: o tom da liderança. São Paulo: Trevisan, 2018. ISBN 9788595450332.
BLANCHARD, Ken. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. ISBN 9788582605240.

1.15 Técnicas de Apresentação em público
(i) tópicos gerais de oratória e persuasão; (ii) comunicação, motivação e expressividade; (iii) relação entre o planejamento e organização da comunicação com o ato de comunicar.; (iv) capacidade de expressão verbal.

Bibliografia:
FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.
FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998.
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003.
POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

1.16 Modelos de Segmentação de Mercados e Clientes
(i) Segmentação e Posicionamento; (ii) estratégias de mercado; (iii) planejamento de mercado; (iv) táticas de contato sobre clientes.

Bibliografia:
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: GEN Atlas, 2014. ISBN 9788595155787.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. 9788597020151.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. 12ª ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007, 600 p.
KOTABE, M. & HELSEN, K. Global Marketing Management, John Wiley Professional, 2013

1.17 Novos modelos de negócio: E-Commerce
(i) cultura digital; (ii) os ambientes do marketing digital; (iii) marketing nas mídias sociais; (iv) pesquisa e publicidade online; (v) panorama do e-commerce e e-business; (vi) modelos de negócios baseados na Web; (vii) tendências no e-business e e-commerce.

Bibliografia:
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ROCHA, Angela da; CHRISTENSEN, C. 2.ed. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.
VASCONCELLOS, Eduardo (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. ISBN 9788597015409

1.18 ESG nas Empresas do Segmento Pet
(i) Critérios de avaliação ESG (ambientais, sociais e de governança); (ii) desenvolvimento sustentável e o conceito de sustentabilidade empresarial pet; (iii) indicadores de sustentabilidade ambiental, social, governança e econômica.

Bibliografia:
Hoepner, Andreas G. F. 2013. Environmental, Social, and Governance (ESG) Data: Can It Enhance Returns and Reduce Risks? Deutsche AWM Global Financial Institute.
CFA Institute. 2015. Environmental, Social and Governance (ESG) Survey.
NASH, Laura L. Ética nas empresas. São Paulo: Makron Books, 1997.

1.19 Tópicos Especiais do módulo
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD;
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas após as aulas ao vivo;
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Alexandre Naoki Nishioka
André Luis do Valle de Zoppa
Augusto Hauber Gameiro
Caetano Haberli Junior
Carla Civile
Cesar Augusto Pospissil Garbossa
Denise de Moura
Fabiano Guasti Lima
Fernando Vinicius da Rocha
Gabriela Rosado Manfredini
Mateus Cecilio Gerolamo
Milca Neves Tavares
Milena Mancini
Ricardo Vieira Ventura
Rodrigo Romero Corrêa
Roni Cleber Bonizio
Rubens Correa Junior
Vanda Cristina de Cássia Gouveia Dias
Vera Letticie de Azevedo Ruiz


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP