Atividade

114377 - Gestão

Período da turma: 01/09/2025 a 19/03/2026

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Descrição: Agile Management & Lean Startup
O que são metodologias ágeis? Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las. Introdução ao Lean. Scrum: conceitos, cerimônias, papéis e pilares. Kanban. Extreme Programming (XP): visão geral, valores e práticas. Agile Development. Agile Team Organization (Squads, Chapters, Tribes, Guilds). O método Lean Startup. Visão, direção e aceleração. MVP (Minimum Viable Product). Aprendizagem validada. Construir-medir-aprender. Pivotar ou perseverar. Contabilidade para a inovação. Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.

RIES, Eric. A startup enxuta. Editora: Sextante, 2019
SUTHERLAND, Jeff; SUTHERLAND, J. J. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. Editora: Sextante, 2019.
SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em: https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf.
TELES, Vinícius Manhães. Extreme Programming: Aprenda Como Encantar Seus Usuários Desenvolvendo Software com Agilidade e Alta Qualidade. Editora: Novatec, 2 ed., 2014
CAROLI, Paulo. Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo. Editora: Editora Caroli, 2018.
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Análise de Demonstrações Financeiras
A contabilidade como base das informações. Sistema tributário nacional: Simples Nacional; Lucro Presumido; e Lucro Real. Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Análise das Demonstrações Financeiras: análise vertical; análise horizontal; Índices: Índices de Estrutura de Capital; Índices de Liquidez; Índices de Rentabilidade; e Índices de Atividades ou Índices de Prazos Médios.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. A contabilidade empresarial. v. 3. São Paulo: Atlas, 2005.
MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 11. ed. ampl. e atual. São Paulo: Atlas, 2015.
MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 17. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Big Data & Business Intelligence
Introdução ao Big Data: como dimensionar os dados; os V’s do Big Data; principais tecnologias aplicadas ao Big Data; tecnologias de nuvem, sistemas, hardware e software. Análise de dados em Big Data: as ferramentas de Analytics e suas aplicações em Big Data. Introdução à visualização de dados. Privacidade e Governança em Big Data. Conceitos introdutórios de Business Intelligence. Estratégia, valor, desempenho e inteligência de mercado. Ferramentas e modelos de análise em inteligência de mercado. Técnicas de pesquisas qualitativa e quantitativa. Ciclo de inteligência competitiva. Implantação de uma área de inteligência. Inteligência de mercado e analytics. Tendências na área de Business Intelligence.

CAMALIONTE, Edilberto; FONTES, Adolfo (org.). Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações: estratégias e ações para um profissional completo. São Paulo: Saint Paul, 2011.
GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência competitiva em tempos de Big Data: analisando informações e identificando tendências em tempo real. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.
MARÓSTICA, Eduardo; MARÓSTICA, Neiva Alessandra Coelho; CASTELO BRANCO, Valdec Romero. Inteligência de mercado. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
RIBEIRO NETO, José Antonio. Big Data para Executivos e Profissionais de Mercado. 2. ed. 2019.
SHARDA, Ramesh; DELEN, Dursun; TURBAN, Efraim. Business intelligence e análise de dados para gestão do negócio. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

Data Science e Inteligência Artificial
Introdução ao pensamento analítico de dados. Problemas de negócios e soluções de Data Science. Introdução à modelagem preditiva. Obtenção de vantagem competitiva com Data Science. Introdução à Inteligência Artificial (IA). Níveis de IA. Mente de IA: Machine Learning, Data Mining, Redes Neurais Artificiais (RNA) e Deep Learning. Corpos de IA: robótica, biônica e cibernética. IA ética, moral e legal. Aplicações de Inteligência Artificial.

FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Editora Elsevier, 2017.
FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Data Science for Business and Decision Making. Editora Academic Press, 2019.
GABRIEL, Martha. Inteligência artificial: do zero ao metaverso. São Paulo: Atlas, 2022.
PROVOST, Foster; FAWCETT, Tom. Data Science para Negócios: o que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.

Gestão da Mudança
Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional. Contexto organizacional. Capacidade de execução de mudanças. Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças. Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas. Ferramentas e técnicas de gestão da mudança. Cases.

AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos. Gestão estratégica de mudanças corporativas: tumaround, a verdadeira destruição criativa. São Paulo: Saraiva, 2009.
ANTÓNIO, Nelson dos Santos; COSTA, Renato Lopes da. Aprendizagem organizacional: ferramenta no processo de mudança. São Paulo: Grupo Almedina, 2017.
BENNET, N.; LEMOINE, G, J. What VUCA really means for you. Harvard Business Review, p.27, Jan./Feb. 2014.
COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010.
GEROLAMO, M. C. Gestão da mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas. 2019. Tese (Livre Docência em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.
KOTTER, J. P. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, p.59-67, Mar./Apr. 1995.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Gerenciando mudanças nas organizações: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017.
QUINN, R. E. The Positive organization: breaking free from conventional cultures, constraints, and beliefs. Oakland: Berrett-Koehler, 2015.

Gestão de Custos e Formação de Preços
Conceitos e terminologias de custo e lucro. Metodologia e estruturação dos dados para apuração de custos e lucro. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio. Formação de preços: custos, despesas, Imposto de Renda (IR) e formação do preço de venda. O markup.

DUBOIS, Alexy; KULPA, Luciana; SOUZA, Luiz Eurico de. Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e ferramentas. 4. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
BRUNI, Adriano Leal. Administração custos preços lucros. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018.
WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
IUDÍCIBUS, Sergio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2018.

Gestão de Projetos
Conceituação de Projeto: conceitos, características e tipos de projetos, objetivos e abrangência do Gerenciamento de Projetos (GPP). Conceito e Gestão de Projeto. Gestão dos Elementos de um Projeto. Ciclo de vida de projetos: principais fases representativas do ciclo de vida de projetos; O processo de planejamento em projetos: uma introdução ao método Front-End Loading (FEL); Processos e grupos de processos de GP: apresentação dos processos e grupos de processos de acordo com a metodologia do PMBOK; principais processos de GP: apresentação e discussão dos principais processos de GP, segundo a metodologia proposta pelo PMBOK.
BREMER, Carlos et al. Gestão de projetos: uma jornada empreendedora da prática à teoria. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P.; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
CLEMENTS, James P.; GIDO, Jack. Gestão de projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
KEELING, Ralph. Gestão de projetos: uma abordagem global. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
RABECHINI JR., Roque; CARVALHO, Marly Monteiro de. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

Gestão de Vendas
Processo de vendas: prospecção e qualificação; planejamento da venda; abordagem; apresentação e demonstração; superação de objeções; fechamento; acompanhamento e manutenção. Fatores importantes: os diferentes tipos de potencial; o que o cliente valoriza (preço, negócio e relacionamento). Administração de vendas: estrutura da força de vendas; desenho de territórios; especialização de vendas; determinação de quotas; e política de remuneração.

ALVAREZ, Francisco J. S. M.; CARVALHO, Marcos R. Gestão eficaz da equipe de vendas: venda mais adequando sua equipe aos clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
ALVAREZ, Francisco J. S. M. Gestão estratégica de clientes – Key Account Management. São Paulo: Saraiva, 2015
CASTRO, Luciano Thomé e; NEVES, Marcos Fava. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2005.
CÔNSOLI, Matheus Alberto; CASTRO, Luciano Thomé e; NEVES, Marcos Fava. Vendas: técnicas para encantar seus clientes. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MADRUGA, Roberto. Gestão de relacionamento & customer experience. Rio de Janeiro: Atlas, 2018. E-book.

Gestão Financeira
Considerações de base. Diagrama de fluxo de caixa. Operações de um único período. Regimes de Capitalização. Juros Simples. Juros Compostos. Desconto composto. Séries de Pagamento. Sistemas de Amortização de Empréstimos. Avaliação econômica de projetos. Indicadores de viabilidade financeira: Valor Presente Líquido (VPL); Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE); Taxa Interna de Retorno (TIR); Índice de Rentabilidade (IR); Retorno anual adicional sobre o investimento (ROIA); Retorno sobre o investimento (ROI); Payback simples e Payback descontado. Aplicação dos métodos de avaliação econômica.

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 12. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BRITO, Paulo. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 2006.
BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. A matemática das finanças. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
CAMLOFFSKI, Rodrigo. Análise de investimentos e viabilidade financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 2014.
DE FARO, Clóvis. Fundamentos de Matemática Financeira: uma introdução ao cálculo financeiro e à análise de investimentos de risco. São Paulo: Saraiva, 2006.
EHRLICH, Pierre Jacques. DE MORAES, Edmilson Alves. Engenharia econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GOLDSTEIN, Larry J ... [et al.]. Matemática aplicada: economia, administração e contabilidade. 12. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
HAZZAN, Samuel; POMPEO, José Nicolau. Matemática financeira. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
VERAS, Lilia Ladeira. Matemática financeira: uso de calculadoras financeiras, aplicações ao mercado financeiro, introdução à engenharia econômica, 300 exercícios resolvidos e propostos com respostas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
VIEIRA SOBRINHO, José Dutra. Matemática financeira. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Marketing e Estratégias Multicanal
Conceitos centrais e orientação para o mercado. Sistema de informações e pesquisa de marketing. Macro e microambiente. Comportamento do consumidor. Segmentação e Posicionamento. Marketing de relacionamento. Marketing estratégico. Decisões sobre produtos e serviços. Decisões sobre preços e canais de distribuição. Decisões sobre comunicação e vendas. Presença digital das marcas e objetivos estratégicos do marketing digital. Diferenciais do marketing digital. Principais canais e estratégias de marketing digital.

ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. São Paulo: Manole, 2015.
COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
FAUSTINO, Paulo. Marketing digital na prática: como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos. São Paulo: DVS Editora, 2019.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ROCHA, Angela da; Ferreira, Jorge Brantes; Silva, Jorge Ferreira da. Administração de marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2013.
SWAIM, Robert W. A estratégia segundo Drucker: estratégias de crescimento e insights de marketing extraídos da obra Peter Drucker. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
TEIXEIRA, Marcelo Victor. Marketing Digital. Piracicaba: Pecege, 2019.

People Analytics
O que é People Analytics. Casos de aplicação de People Analytics e exemplos de resultados alcançados. Estágios de maturidade de People Analytics nas organizações. Primeiros passos para iniciar uma jornada de análise de dados de pessoas. Ferramentas para People Analytics. Criação de uma cultura de análise de dados de pessoas.

FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Manual de análise de dados. Editora Elsevier, 2017.
FÁVERO, L.P.L.; BELFIORE, P. Data Science for Business and Decision Making. Editora Academic Press, 2019.
FERRAR, J.; GREEN, D. Excellence in People Analytics: How to Use Workforce Data to Create Business Value. Editora Kogan Page, 2021.
GHATAK, R. People analytics: data to decisions. Editora Springer, 2022.
LEONARDI, P.; CONTRACTOR, N. Better People Analytics. 2018.
WABER, B. People Analytics: How Social Sensing Technology Will Transform Business and What It Tells Us about the Future of Work. Editora FT Press, 2013.

Tópicos Especiais
Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

116 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Eduardo Eugenio Spers
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabiano Guasti Lima
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Gino Terentim Junior
João Carlos Boyadjian
Luiz Paulo Lopes Favero
Mateus Cecilio Gerolamo
Ricardo Harbs
Roni Cleber Bonizio


 
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