114311 - Desenvolvimento da conduta delituosa e possibilidades de intervenção baseadas em evidências científicas |
Período da turma: | 14/10/2023 a 22/12/2023
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Descrição: | Objetivos gerais
É esperado que os profissionais que aplicam medidas socioeducativa de meio fechado, no contexto da Fundação CASA: (1) compreendam sua implicação em atos infracionais de uma perspectiva desenvolvimental, com a manifestação inicial, a manutenção e o agravamento estando associados a fatores de risco específicos (mediante ausência e/ou fragilidade de fatores de proteção), assim como sua manutenção para a vida adulta, (2) compreendam a implicação de conhecer estes fatores para a prática profissional nos serviços de medida socioeducativa; e (3) consigam relacionar tal conhecimento aos fatos da realidade prática, dos programas/serviços nos quais atuam junto aos adolescentes no sistema socioeducativo e, a partir disto, elaborarem, aperfeiçoarem e implementarem intervenções psicossociais, baseado em conhecimento científico. Objetivos específicos Pretende-se criar condições para que os profissionais: 1- Compreendam as especificidades da adolescência enquanto uma etapa do desenvolvimento humano, de grandes e intensas transformações – biopsicossociais; 2- Consigam situar os comportamentos de risco e os antissociais (especialmente as condutas infracionais e de experimentação de substâncias psicoativas) no bojo das manifestações típicas e atípicas da adolescência; 3- Entendam que as manifestações atípicas – relacionadas à maior precocidade, maior frequência e maior diversidade das condutas manifestas – estão relacionadas à exposição dos jovens a fatores psicossociais específicos (mediante ausência/fragilidade de fatores de proteção); 4- Relacionem a presença/ausência de diferentes variáveis psicossociais com a existência de diferentes trajetórias das condutas antissociais; 5- Identifiquem as variáveis mais relevantes para a avaliar o desenvolvimento da conduta delituosa na adolescência e, por conseguinte, as necessidades de intervenção psicossocial; 6- Assimilem princípios e orientações práticas que propiciem um ambiente essencialmente educativo, que favoreça o desenvolvimento integral do adolescente (modelo da psicoeducação e resolução de conflitos). 7- Apliquem o conhecimento acerca dos fatores de risco específicos (e de proteção), bem como o relativo ao desenvolvimento da conduta delituosa na adolescência em reflexões sobre práticas educativas cotidianas; 8- Aprendam possibilidades de intervenções psicossociais que possibilitem a redução de fatores de risco, promoção de fatores de proteção e desenvolvimento de habilidades dos adolescentes. 9- Identifiquem e compreendam as centrações / as dimensões sobre as quais intervir (no contexto socioeducativo), considerando maior probabilidade de alcançar resultados esperados (visando eficiência da intervenção psicossocial, no tocante à modificação no padrão de conduta delituosa / redução da probabilidade de reiteração infracional (as distorções cognitivas e a regulação emocional) Conteúdo programático, carga horária, procedimentos metodológicos e avaliação da aprendizagem Módulo I - Manifestação, desenvolvimento e agravamento de comportamentos antissociais e outras situações de vulnerabilidade na adolescência - 7 encontros de modo online de 02 horas cada (carga horária total de 14 horas). Encontro 1 – Apresentação do curso, levantamento de necessidades e interesses; e aula expositiva sobre desenvolvimento na Adolescência Encontro 2 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional I Encontro 3 – Neurociências: desenvolvimento cognitivo e socioemocional II Encontro 4 – Criminologia Desenvolvimental Encontro 5 – Diferentes trajetórias para o cometimento de delitos Encontro 6 – Fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento da conduta delituosa – A Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Delituosa Referências Bibliográficas 1 - Bazon, M. R., Komatsu, A. V. Panosso, I. V. & Estevão, R. (2011). Adolescente em conflito com a lei na perspectiva desenvolvimental. Revista Brasileira de Adolescência e Conflitualidade, (5), 50-87. 2 - Brandão M. L. (2004) As bases biológicas do comportamento: Introdução às Neurociências. EPU, São Paulo. 3 - Maruschi, M. C., Estevão, R., & Bazon, M. R. (2014). Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66(2), 82-99. 4 - Komatsu, A. V., Estevão, R. & Bazon, M. R. (2018). Relações droga-crime: modelos teóricos e pesquisas empíricas com adolescentes no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial da Universidade de São Paulo. Em Agra, C. & Gomes, M. A. M (Eds.). Criminologia Integrativa: Contributos para uma comunidade criminológica de língua portuguesa (pp. 199-222). D’Plácido. 5 - Moffit, T. E. (2018). Comportamento antissocial masculino na adolescência e além. Brunini, M. (trad.) |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 110 | ||||
Ministrantes: |
Ana Beatriz do Prado Schiavone André Vilela Komatsu Bruno César da Silva Eliane Comoli Guilherme de Araujo Lucas Lyara Correia Guimarães Mariana Guedes de Oliveira Franco Marina Rezende Bazon Pâmela Virginia dos Santos Rafaelle Carolynne Santos Costa Thales Vinícius Mozaner Romano |
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