Atividade

114252 - Tendências em moda: temas emergentes

Período da turma: 18/03/2025 a 13/05/2025

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Descrição: Estudos das principais tendências da moda contemporânea brasileira e internacional, movimentos identitários, especificidades e contextos expressivos. Estudo da moda plus size, moda noiva, cosmética e perfumaria, moda infantil, moda periférica e popular, moda luxo, acessórios e joias, entre outros.

ALLÉRÉS, Daniele. Luxo: estratégias de Marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artístico. São Paulo: Cia das Letras, 2015
PEREZ, Clotilde e POMPEU, Bruno. Moda mimética, desviante e criativa: em busca da
secundidade perdida. In Revista DeSignis. Barcelona, v.28, 2020



Principais referências sobre Moda:
ALLÉRÉS, Daniele. Luxo: estratégias de Marketing – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000
ARRIAGA, José Luis Marketing de la Moda Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias, 2008
BALDINI, Massimo. A invenção da moda: as teorias, os estilistas, a história. Lisboa: Edições 70, 2006
BARTHES, Roland. Sistema da moda. São Paulo: Nacional/USP, 1979.
BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de consumo. Lisboa: edições 70, 2009.
BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras, 2016
BOUCHER, François. História do vestuário no ocidente. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
CALEFATO, Patrizia. El sentido del vestir. Valencia: Engloba, 2002.
CASTILHO, Kathia e MARTINS, Marcelo. Discursos da moda: semiótica, design e corpo. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2005
CAVERZAN JR, Olindo. Perfume: dos rituais às passarelas. São Paulo: Kiron, 2018
CIETTA, Enrico. A economia da moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
COSTA, Eduardo F. Comprador de Moda 2ed. São Paulo: Senac, 2013
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina. Construção de encenações. 4ª. ed. São Paulo: Senac, 2000
DORFLES, Gillo. Modas & modos. Lisboa: Edições 70, 1979
FLETCHER, Kate & GROSE, Lynda. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São
Paulo: Senac, 2011
FOUCAULT, Michel. As palavras e as cosias: uma arqueologia das ciências humanas. 10. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem & modas de mulheres. 2. ed. São Paulo: Global, 2009.
GROSE, Virginia. Merchandising de moda. Barcelona: GG, 2013
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design. Manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005
KOUMBIS, Dimitri. Varejo de Moda. São Paulo: Gustavo Gili, 2015
LEVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1969
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
________. Agradar e tocar. Ensaio sobre a sociedade da sedução. Lisboa: Edições 70, 2019
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artístico. São Paulo: Cia das Letras, 2015
LOPÉZ, Victor Valencia. Escaparatismo e imagem comercial exterior. Madrid: Esic, 2000
LURIE, Alison. A linguagem das roupas. Rio de Janeiro: Rocco, 1997
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
MEADOWS, Toby. Marca de moda. Barcelona: Blume, 2009
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017
MONSA Editores. This is visual merchandising! Barcelona: Monsa, 2008
MORGAN, Tony Visual Merchandising: window and in-store displays for retail. London: Laurence King Publishing, 2008
OLIVEIRA, Ana Claudia & CASTILHO, Kathia (orgs.). Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008
PAZ GAGO, José Maria. Moda e Sedução. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016.
PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
PEREZ, Clotilde. Quando el objeto pide el método: antropossemiótica aplicada a lo design thinking. Murcia: Universidad de Murcia, 2014
______. Ecologia publicitária: o crescimento signico da Publicidade. GP de Publicidade. São Paulo: Intercom, 2016.
PEREZ, Clotilde e POMPEU, Bruno. Moda mimética, desviante e criativa: em busca da
secundidade perdida. In Revista DeSignis, Barcelona, v.28, 2020
POMPEU, Bruno; PIMENTA, Helena. Moda, design e consumo: proposta para o ensino do marketing em cursos de moda. In: MENDES, Francisca Dantas. A moda e suas interfaces: pesquisa, história, comunicação, gestão e tecnologia. São Paulo: EACH/USP, 2017.
RENFREW, Elinor e RENFREW, Colin. Desenvolvendo uma coleção. Porto Alegre: Bookman,
2010
RIES, Julien. Mito e rito. As constantes do sagrado. Petrópolis: Vozes, 2020
ROCHA, Everardo, FRID, Marina e CORBO, William. O Paraíso do consumo. Émile Zola,
a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: Mauad/PUC Rio, 2016
ROCHE, Daniel. A cultura das aparências. Uma história da indumentária (séculos XVII-XVIII). São Paulo: Senac, 1989
_______. História das coisas banais. Nascimento do consumo (séculos XVII-XIX). Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ROSSETTI, Ana. Roupas íntimas: o tecido da sedução. São Paulo: Martins Fontes, 1995
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. A linguagem das mercadorias. Signos do Consumo, São Paulo, v. 1, n. 1, p.21-43, jun. 2009.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
________. A teoria geral dos signos: como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Pioneira Thomson, 2004a.
SANT´ANNA, Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007
SCHIMID, Erika Marketing de Varejo de Moda: uma ênfase em médias empresas Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004
SIMMEL, Georg. Filosofia da moda. São Paulo: Texto e grafia, 2014
TRINDADE, Eneus e PEREZ, Clotilde. Os rituais de consumo como dispositivos midiáticos para a construção de vínculos de sentido entre marcas e consumidores. Revista Alceu (online), v.15, p.157-170, 2014
TURNER, Victor. Dewey, Dilthey and Drama: An Essay in the Anthropology of Experience.
In Turner, Victor W. & Bruner, Edward M. (eds.) The Anthropology of Experience Urban and Chicago: University of Illinois Press, 1986. pp. 33-44.
________. O processo ritual. Estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, Trad. Nancy
Campi de Castro, 1974.
VAN GENNEP, Arnold. Los ritos de paso. Madrid: Alianza Editorial, 2008.
VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2007

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 350
 
Ministrantes: Eneus Trindade Barreto Filho
Maria Clotilde Perez Rodrigues


 
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