Atividade

114133 - Inclusão social e ambiental no entorno da ESALQ

Período da turma: 25/09/2023 a 25/09/2025

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Descrição: Os projetos Hortas Infantis e Arboreto Luiz de Queiroz são iniciativas que surgiram da
necessidade de superar desafios reais vividos conjuntamente entre a comunidade externa à
USP e membros da comunidade universitária, com diferentes visões do mundo e objetivos
comuns. Ambas as propostas abordam temas atuais de forma transdisciplinar, inter-
relacionando conhecimentos vinculados às dimensões ambientais, econômicas, sociais,
culturais e políticas, além de permitirem experiências no decorrer de todas as suas etapas de
construção e manutenção, possibilitando interlocuções entre conteúdos e práticas educativas,
bem como relações de respeito e reciprocidade construídas junto ao coletivo.
Atividades
Hortas Infantis
O Hortas Infantis é uma iniciativa que se compromete a promover a disseminação de hortas
geridas por funcionários e pais de crianças atendidas pelas unidades municipais de educação
infantil no município de Piracicaba. Este projeto envolve colaboradores de diferentes unidades
da USP no campus de Piracicaba e procura oferecer kits, orientação e informação sobre como
instalar hortas nas unidades de educação infantil que venham a aderir ao projeto.
Os objetivos específicos desta iniciativa em sua primeira etapa contemplam: o
desenvolvimento de kits recicláveis, replicáveis e padronizados para montagem de canteiros,
banquinhos e mesas a partir de madeiras reaproveitadas e recicláveis coletadas pelos serviços
de limpeza municipais e do campus da USP em Piracicaba; a criação de protocolos
padronizados de preparação de substratos para uso em canteiros, vasos e tubetes produtores
de mudas; a criação de protocolos padronizados para a produção de legumes, frutas e mudas
de plantas perenes como árvores, arbustos e plantas ornamentais; a manutenção do portal
wiki de informação para a disponibilização das experiências conduzidas pelas crianças e
famílias beneficiadas e de manuais e guias com instruções para a produção de alimentos e de
plantas nas hortas. Em uma segunda etapa, e em função da disponibilidade de recursos e do
efetivo engajamento das pessoas em cada unidade, serão entregues um pergolado e um kit de
irrigação por escola, além da orientação para a criação de composteira ou minhocário e o
plantio de mudas de árvores frutíferas.
Importante destacar que a proposta procura contribuir com vários dos objetivos de
desenvolvimento sustentável da ONU, dentre os quais destacam-se: Erradicação da pobreza;
Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Água potável
e saneamento; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Paz,
justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação. Destaca-se ainda o
potencial estímulo à inclusão social e à diversidade de ideias que ajudam a promover os
princípios da reutilização, da reciclagem e da redução de desperdícios.
Além de gerar impactos sociais positivos, o projeto aproxima duas estruturas públicas de
gestão bastante independentes, a USP e a Prefeitura de Piracicaba. Ações e resultados podem
ser monitorados através do portal de acesso <http://guarani.esalq.usp.br>, no qual são
disponibilizadas informações que permitem medir adequadamente o retorno aos recursos e
energia que estão sendo investidos pelas duas entidades públicas, além de um acervo de fotos
e vídeos.

Inicialmente, o trabalho envolveu quinze escolas piloto, dentre as existentes no município de
Piracicaba. Como esse número representa aproximadamente 15% das escolas do ciclo infantil
no município, estima-se que cerca de 3 mil famílias tenham sido diretamente beneficiadas, já
que as atividades incluem familiares e funcionários docentes e não docentes dessas escolas. As
unidades selecionadas receberam um kit básico de instalação de horta, capacitação e material
informativo.
Com potencial de expansão para outros grupos do ciclo fundamental e secundário, o projeto
se mantém produtivo e funcional na forma de núcleos de produção de kits de montagem das
hortas. Esses kits apresentam características especificas e são doados para as escolas de
acordo com sua realidade e demanda. Estima-se que outras 85 unidades de educação
infantil do município de Piracicaba serão atendidas nos próximos meses.
Arboreto Luiz de Queiroz
O Arboreto Luiz de Queiroz é uma coleção de árvores vivas mantida no campus da ESALQ/USP
em Piracicaba (SP), que reúne as principais espécies de importância econômica, ambiental,
medicinal e alimentar da nossa região. Para mantê-la, são necessárias atividade que sustentem
mecanismos permanentes de captação de recursos, especialmente crowdfunding. Esse
mecanismo alimenta um fundo voltado para a conservação, o manejo sustentável de árvores e
a revitalização constante dos jardins desse campus, iniciativa que tornará o parque um jardim
botânico de árvores brasileiras que seguirá dedicado ao ensino e à pesquisa, mas que também
será um espaço lúdico e de lazer e educação aberto para a comunidade externa à
Universidade.
A campanha do Arboreto acontece de forma contínua e transparente, com os investimentos
ocorrendo por etapas de acordo com os valores arrecadados, cuja gestão se fará através de
um comitê a ser definido com apoio da FEALQ. O projeto conta com a participação efetiva de
professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.
Os recursos arrecadados serão aplicados nas seguintes atividades: - Revitalização dos jardins
da ESALQ, resgatando o projeto original e promovendo melhorias, atualização e
enriquecimento das coleções de árvores mantidas no campus. A avaliação e o tratamento
sanitário de todas as árvores que hoje integram a coleção do parque serão realizados, além do
plantio de novas árvores; - Desenvolvimento de um aplicativo de celular que permitirá aos
visitantes identificar as árvores durante caminhadas e passeios pelo parque; - Sediar no
Departamento de Ciências Florestais um centro de vivência e de visitação que permita
acomodar atividades de educação, visitação, lazer e recepção de escolares voltadas para a
educação e promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&i) na área florestal; - Manter
trilhas de interpretação da natureza e de contato com exemplares de árvores mantidos em
blocos temáticos (frutíferas, em risco de extinção, medicinais, típicas da fitofisionomia regional
etc.); - Modernização do atual viveiro de mudas florestais da ESALQ para atender demandas
voltadas para a educação, CT&i; - Atender demandas de expansão do Herbário Luiz de Queiroz
(ESA).
Referências bibliográficas
BRASIL. Resolução CONAMA n° 339, de 25 de setembro 2003. Ministério do Meio Ambiente.
Dispõe sobre a criação, normatização e o funcionamento dos jardins botânicos, e dá outras
providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 25 de set. de 2003.

Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=377. Acesso em:
11 ago. 2023.
GILIOLI, L. A. Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e
Unidades de Conservação. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos
Hídricos). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. Disponível em:
https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1964. Acesso em: 11 ago. 2023.
NUNES, N. A.; BANHAL, A. E. A educação ambiental como caminho o desenvolvimento
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SILVA, M. de F. G. da; SANTANA, I. M. de; NASCIMENTO, J. M. F. R. do. Transdisciplinaridade
nas práticas docentes da Educação Básica: a percepção de professoras do Ensino Fundamental.
Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6424.
Disponível em:
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6424. Acesso em:
10 ago. 2023.

Carga Horária:

1100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Luiz Carlos Estraviz Rodriguez


 
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