114133 - Inclusão social e ambiental no entorno da ESALQ |
Período da turma: | 25/09/2023 a 25/09/2025
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Descrição: | Os projetos Hortas Infantis e Arboreto Luiz de Queiroz são iniciativas que surgiram da
necessidade de superar desafios reais vividos conjuntamente entre a comunidade externa à USP e membros da comunidade universitária, com diferentes visões do mundo e objetivos comuns. Ambas as propostas abordam temas atuais de forma transdisciplinar, inter- relacionando conhecimentos vinculados às dimensões ambientais, econômicas, sociais, culturais e políticas, além de permitirem experiências no decorrer de todas as suas etapas de construção e manutenção, possibilitando interlocuções entre conteúdos e práticas educativas, bem como relações de respeito e reciprocidade construídas junto ao coletivo. Atividades Hortas Infantis O Hortas Infantis é uma iniciativa que se compromete a promover a disseminação de hortas geridas por funcionários e pais de crianças atendidas pelas unidades municipais de educação infantil no município de Piracicaba. Este projeto envolve colaboradores de diferentes unidades da USP no campus de Piracicaba e procura oferecer kits, orientação e informação sobre como instalar hortas nas unidades de educação infantil que venham a aderir ao projeto. Os objetivos específicos desta iniciativa em sua primeira etapa contemplam: o desenvolvimento de kits recicláveis, replicáveis e padronizados para montagem de canteiros, banquinhos e mesas a partir de madeiras reaproveitadas e recicláveis coletadas pelos serviços de limpeza municipais e do campus da USP em Piracicaba; a criação de protocolos padronizados de preparação de substratos para uso em canteiros, vasos e tubetes produtores de mudas; a criação de protocolos padronizados para a produção de legumes, frutas e mudas de plantas perenes como árvores, arbustos e plantas ornamentais; a manutenção do portal wiki de informação para a disponibilização das experiências conduzidas pelas crianças e famílias beneficiadas e de manuais e guias com instruções para a produção de alimentos e de plantas nas hortas. Em uma segunda etapa, e em função da disponibilidade de recursos e do efetivo engajamento das pessoas em cada unidade, serão entregues um pergolado e um kit de irrigação por escola, além da orientação para a criação de composteira ou minhocário e o plantio de mudas de árvores frutíferas. Importante destacar que a proposta procura contribuir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, dentre os quais destacam-se: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Água potável e saneamento; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação. Destaca-se ainda o potencial estímulo à inclusão social e à diversidade de ideias que ajudam a promover os princípios da reutilização, da reciclagem e da redução de desperdícios. Além de gerar impactos sociais positivos, o projeto aproxima duas estruturas públicas de gestão bastante independentes, a USP e a Prefeitura de Piracicaba. Ações e resultados podem ser monitorados através do portal de acesso <http://guarani.esalq.usp.br>, no qual são disponibilizadas informações que permitem medir adequadamente o retorno aos recursos e energia que estão sendo investidos pelas duas entidades públicas, além de um acervo de fotos e vídeos. Inicialmente, o trabalho envolveu quinze escolas piloto, dentre as existentes no município de Piracicaba. Como esse número representa aproximadamente 15% das escolas do ciclo infantil no município, estima-se que cerca de 3 mil famílias tenham sido diretamente beneficiadas, já que as atividades incluem familiares e funcionários docentes e não docentes dessas escolas. As unidades selecionadas receberam um kit básico de instalação de horta, capacitação e material informativo. Com potencial de expansão para outros grupos do ciclo fundamental e secundário, o projeto se mantém produtivo e funcional na forma de núcleos de produção de kits de montagem das hortas. Esses kits apresentam características especificas e são doados para as escolas de acordo com sua realidade e demanda. Estima-se que outras 85 unidades de educação infantil do município de Piracicaba serão atendidas nos próximos meses. Arboreto Luiz de Queiroz O Arboreto Luiz de Queiroz é uma coleção de árvores vivas mantida no campus da ESALQ/USP em Piracicaba (SP), que reúne as principais espécies de importância econômica, ambiental, medicinal e alimentar da nossa região. Para mantê-la, são necessárias atividade que sustentem mecanismos permanentes de captação de recursos, especialmente crowdfunding. Esse mecanismo alimenta um fundo voltado para a conservação, o manejo sustentável de árvores e a revitalização constante dos jardins desse campus, iniciativa que tornará o parque um jardim botânico de árvores brasileiras que seguirá dedicado ao ensino e à pesquisa, mas que também será um espaço lúdico e de lazer e educação aberto para a comunidade externa à Universidade. A campanha do Arboreto acontece de forma contínua e transparente, com os investimentos ocorrendo por etapas de acordo com os valores arrecadados, cuja gestão se fará através de um comitê a ser definido com apoio da FEALQ. O projeto conta com a participação efetiva de professores e alunos de graduação e pós-graduação da Universidade. Os recursos arrecadados serão aplicados nas seguintes atividades: - Revitalização dos jardins da ESALQ, resgatando o projeto original e promovendo melhorias, atualização e enriquecimento das coleções de árvores mantidas no campus. A avaliação e o tratamento sanitário de todas as árvores que hoje integram a coleção do parque serão realizados, além do plantio de novas árvores; - Desenvolvimento de um aplicativo de celular que permitirá aos visitantes identificar as árvores durante caminhadas e passeios pelo parque; - Sediar no Departamento de Ciências Florestais um centro de vivência e de visitação que permita acomodar atividades de educação, visitação, lazer e recepção de escolares voltadas para a educação e promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&i) na área florestal; - Manter trilhas de interpretação da natureza e de contato com exemplares de árvores mantidos em blocos temáticos (frutíferas, em risco de extinção, medicinais, típicas da fitofisionomia regional etc.); - Modernização do atual viveiro de mudas florestais da ESALQ para atender demandas voltadas para a educação, CT&i; - Atender demandas de expansão do Herbário Luiz de Queiroz (ESA). Referências bibliográficas BRASIL. Resolução CONAMA n° 339, de 25 de setembro 2003. Ministério do Meio Ambiente. Dispõe sobre a criação, normatização e o funcionamento dos jardins botânicos, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 25 de set. de 2003. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=377. Acesso em: 11 ago. 2023. GILIOLI, L. A. Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e Unidades de Conservação. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1964. Acesso em: 11 ago. 2023. NUNES, N. A.; BANHAL, A. E. A educação ambiental como caminho o desenvolvimento sustentável. Revista Ibero-America de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 8, n.01. jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4000. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4000. Acesso em: 11 ago. 2023. SILVA, M. de F. G. da; SANTANA, I. M. de; NASCIMENTO, J. M. F. R. do. Transdisciplinaridade nas práticas docentes da Educação Básica: a percepção de professoras do Ensino Fundamental. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-22, 2021. DOI http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6424. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6424. Acesso em: 10 ago. 2023. |
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Carga Horária: |
1100 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez |
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