Atividade

114127 - Consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica: práticas assistenciais para qualidade do cuidado.

Período da turma: 28/08/2023 a 30/10/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. A primeira consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Semiologia do recém-nascido. Aleitamento Materno.
Dia da semana Período
Segunda a sexta-feira a ser definido pelo próprio enfermeiro

Carga Horária Ministrada
- Aula Dialogada:

Carga Horária Não Ministrada
Outros: 08:00 h
- Leitura de material de apoio (texto, artigos, manuais, protocolos) sobre o primeiro atendimento de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica: 02:00
- Visualização de vídeo aula sobre o atendimento de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica: 02:00h
- Visualização de vídeos sobre avaliação clínica do recém-nascido, acesso a áudios (ausculta cardíaca, ausculta pulmonar, sinais vitais, antropometria): 02:00 h
- Leitura de Estudo de Caso sobre atendimento de enfermagem ao recém-nascido e resposta de testes múltipla escolha. Fórum de Dúvidas: 02:00 h

Total Ministrado: 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 08:00 h
Detalhamento:

O curso disponibilizará, ao participante, acesso ininterrupto (24 horas/dia por 30 dias) ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para leitura de material (textos/artigos, manuais, protocolos), visualização de vídeos educativos e escuta de áudios sobre o cuidado do recém-nascido no primeiro atendimento de enfermagem na atenção básica.

Referência Bibliográfica: (INSERIR referências puérpera)
ALVES, J.S. et al. Orientações sobre amamentação na atenção básica de saúde e associação com o aleitamento materno exclusivo. Ciênc. saúde colet., v.23, n.4, p.1077-1088, 2018. Doi: 10.1590/1413-81232018234.10752016
ANDRADE, R.D. et al. Integralidade das ações entre profissionais e serviços: prerrogativa ao direito à saúde da criança. Esc. Anna Nery, v.17; p. 772-780, 2013. Doi: 10.5935/1414-8145.20130023
ARAUJO, J. P. et al. Avaliação dos atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde da criança. Rev Bras Enferm, v. 71, suppl3, p. 1447-1454, 2018. Doi: 10.1590/0034-7167-2017-0569
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agenda_compro_crianca.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/494643/
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012 (Cadernos de Atenção Básica no. 33). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015 (Cadernos de Atenção Básica no. 23). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf
BRITO, G. V. et al. Consulta de puericultura na estratégia saúde da família: percepção de enfermeiros. Rev APS, v. 21, n. 1, p. 48-55, 2018. Doi: 10.34019/1809-8363.2018.v21.16040
CARETT, C.M. et al. Ações em saúde na atenção básica para redução da mortalidade infantil. Rev Rene, v.17, n.1, p.67-75, 2016. Doi: 10.15253/2175-6783.2016000100010
CARVALHO B.M. et al. Integralidade das ações do enfermeiro na consulta do neonato na atenção básica: revisão integrativa. Rev Soc Bras Enferm Ped, v 22, eSOBEP2022011, 2022. Doi: 10.31508/1676-379320220011
CAVALHEIRO, A.P.G. et al. Consulta de enfermagem à criança: atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde. Enfermagem em Foco, v.12, n.3, p.540-545, 2021. Doi: 10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4305
COSTA, P. et al. Diagnóstico de enfermagem em consultas de atenção primária à saúde de recém-nascidos. Rev. Bras. Enferm., v.71, n.6, p.2961-2968, 2018. Doi: 10.1590/0034-7167-2017-0954
COUTINHO, S. E. D. et al. Avaliação em saúde: dimensão processual e estrutural da saúde da criança na atenção primária. Saúde Debate, v. 44, n. 124, p. 115-129, 2020. Doi: 10.1590/0103-1104202012408
ESPADARO, R. F. Simulação realística na formação em enfermagem: percepção de docentes e discentes. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo. 2017.
FEHRING, R. J. Methods to validate nursing diagnosis. Heart & Lung, v. 16,n. 6, p. 625-9, 1987. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/213076462.pdf
FETTERMANN, F. A. et al. Potencialidades e fragilidades dos ambientes virtuais de aprendizagem no ensino em enfermagem: revisão integrativa. J Health Inform, v. 9, n. 4, 2017. Disponível em: https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/513/321
FERGUSON, C.; JACKSON, D. Selecting, appraising, recommending and using mobile applications (apps) in nursing. WILEY J Clin Nurs, v. 26, p. 3253-3255, 2017. Doi: 10.1111/jocn.13834
FONSECA, L. M. M. et al. Educação e tecnologias digitais em tempos de pandemia: uma experiência, muitos desafios. Rev Soc Bras Enferm Ped, v. 20, p. 91-101, 2020. Doi: 10.31508/1676-3793202000000130
FONSECA, L. M. M. et al. Tecnologia educacional em saúde: contribuições para a enfermagem pediátrica e neonatal. Esc. Anna Nery, v. 15, n .1, p. 190-196, 2011. Doi: 10.1590/S1414-81452011000100027
FONTANA, R. T. et al. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista, v.36, p. 1-18, 2020. Doi: 10.1590/0102-4698220371
FURTADO, M. C. C. et al. Ações e articulações do enfermeiro no cuidado da criança na atenção básica. Texto Contexto Enferm, v. 27, n. 1, p. 1-11, 2018. Doi: 10.1590/0104-07072018000930016
GAIVA M. A. M. et al. Posição da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras sobre as competências essenciais do enfermeiro neonatologista e pediatra. Rev Soc Bras Enferm Ped, v. 20, n. 2, p. 116-133, 2020. Doi: 10.31508/1676-3793202000016
GERA, T. et al. Integrated management of childhood illness (IMCI) strategy for children under five (Review). Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 6, p. 1-51, 2016. Doi: 10.1002/14651858.CD010123.pub2
LIMA, J. J. et al. Processo de enfermagem informatizado: construção de tecnologia móvel para uso em neonatos. Rev Bras Enferm, v. 71, suppl3, p. 1352-1359, 2018. Doi: 10.1590/0034-7167-2017-0267
LIMA, P.R. et al. Acesso e cuidado do recém-nascido em um programa de atenção à saúde. Rev. Eletr. Enf., v.18, p.e1156, 2016. Doi: 10.5216/ree.v18.31930
LUCENA, D.A. et al. Primeira semana saúde integral do recém-nascido: ações de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Rev Gaúcha Enferm., v.39, p.e2017-0068, 2018. Doi: 10.1590/1983-1447.2018.2017-0068
McFADDEN, A. et al. Support for healthy breastfeeding mothers with healthy term babies (Review). Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 2, p. 1-4, 2017. Doi: 10.1002/14651858.CD001141.pub5
RIBEIRÃO PRETO. Prefeitura Municipal. Floresce Uma Vida 2020. Disponível em: http://www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/floresce-uma-vida.
Ribeirão Preto. Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Criança. Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Planejamento em Saúde, 2023 p.145. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude1320202302.pdf
SANGUINO, G. Z. Desenvolvimento de material educativo sobre o manejo da parada cardiorrespiratória pediátrica ocasionada por insuficiência respiratória. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto. 2019.
SILVEIRA, M. S.; COGO, A. L. P. Contribuições das tecnologias educacionais digitais no ensino de habilidades de enfermagem: revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm, v. 38, n. 2, p. 1-9, 2017. Doi: 10.1590/1983-1447.2017.02.66204
TURLEY J. et al. Nursing role in well-childcare: systematic review of the literature. Can Fam Phys, v. 64, p.e169-e180, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5897085/pdf/064e169.pdf
YAKUWA, M. S. et al. Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança. Texto Contexto Enferm, v. 25,n. 4,p. 1-8, 2016. Doi: 10.1590/0104-07072016002670015

O Processo de Enfermagem no cuidado do recém-nascido na atenção básica segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (não presencial)
___________________________________________________________________________
Segunda a sexta-feira a ser definido pelo próprio enfermeiro

Carga Horária Ministrada
- Aula dialogada:
Carga Horária Não Ministrada
Outros: 08:00 h
- Vídeo sobre o Processo de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde: 01:00h
- Vídeo sobre o Processo de Enfermagem no cuidado do recém-nascido na atenção básica: 01:00h
- Leitura de material de apoio (texto, artigos, manuais, protocolos) sobre a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®): 02:00h
- Leitura de material de apoio (textos, manuais, protocolos) sobre Processo de Enfermagem no cuidado do recém-nascido na atenção básica: 02:00h
- Leitura de Estudo de Caso sobre atendimento de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica e resposta de testes múltipla escolha sobre Diagnósticos de Enfermagem segundo a CIPE®. Fórum de Dúvidas: 02:00 h

Total Ministrado: 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 08:00 h
Detalhamento:
Ementa: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Diagnósticos de Enfermagem do recém-nascido na atenção básica.

O curso disponibilizará, ao participante, acesso ininterrupto (24 horas/dia por 30 dias) ao Ambiente Virtual de Aprendizagem para leitura de material (textos/artigos, manuais, protocolos), leitura de casos clínicos sobre Diagnósticos de Enfermagem (segundo CIPE®) do recém-nascido na atenção básica.

Referência Bibliográfica:
ALBUQUERQUE T.R. et al. Subconjunto CIPE® para amamentação: validação de definições operacionais, diagnósticos, resultados e intervenções. Acta Paul Enferm., v.36, p.eAPE01461, 2023. Doi: 10.37689/acta-ape/2023AO01461
ALMEIDA, V.S. et al. Diagnósticos de enfermagem de recém-nascidos em alojamento conjunto utilizando a CIPE®. Rev. Bras. Enferm., v. 75, n.4, p. e202006722022. Doi: 10.1590/0034-7167-2020-0672
MOTA, N. P. et al. Aplicativo móvel para ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Rev. Bras. Enferm, v. 72, n. 4, p.1 077-1084, 2019. Doi: 10.1590/0034-7167-2018-0751
NOGUEIRA, D. M. C.et al. Consultas de puericultura: avaliação de instrumento para sistematização da assistência de enfermagem. Braz J Develop, v. 6, n. 5, p. 32619-32631, 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n5-634
PRIMO, C.C. et al. Diagnósticos de enfermagem relacionados ao fenômeno amamentação exclusiva. Cogitare Enferm., v.18, n.2, p.215-221, 2013. Doi: 10.5380/ce.v18i2.28475
SIEGA, C.K. et al. Subconjunto terminológico da CIPE® para o lactente na Atenção Primária à Saúde. Rev. Bras. Enferm., v.73, suppl 6, p.:e20190742, 2020. Doi: 10.1590/0034-7167-2019-0742

A prática clínica no atendimento de enfermagem ao recém-nascido e puérpera: a primeira consulta na atenção básica
___________________________________________________________________________
Dia da semana Período
Segunda a sexta-feira 08:00 às 18:00
(O dia da semana será definido a partir da liberação do enfermeiro na escala de trabalho na atenção básica)
Carga Horária Ministrada
Simulação Realística (prática laboratorial). Avaliação do Curso: 4:00 h
Seminários: 00:00 h

Carga Horária Não Ministrada
Outros: 00:00 h

Total Ministrado: 04:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 04:00 h

Detalhamento:
Ementa:
Ações de cuidado no primeiro atendimento de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Avaliação clínica do recém-nascido na atenção básica. Diagnóstico de Enfermagem, segundo CIPE, do recém-nascido na atenção básica.

Referência Bibliográfica
ALVES, J.S. et al. Orientações sobre amamentação na atenção básica de saúde e associação com o aleitamento materno exclusivo. Ciênc. saúde colet., v.23, n.4, p.1077-1088, 2018. Doi: 10.1590/1413-81232018234.10752016
BRITO, G. V. et al. Consulta de puericultura na estratégia saúde da família: percepção de enfermeiros. Rev APS, v. 21, n. 1, p. 48-55, 2018. Doi: 10.34019/1809-8363.2018.v21.16040
CARETT, C.M. et al. Ações em saúde na atenção básica para redução da mortalidade infantil. Rev Rene, v.17, n.1, p.67-75, 2016. Doi: 10.15253/2175-6783.2016000100010
CARVALHO B.M. et al. Integralidade das ações do enfermeiro na consulta do neonato na atenção básica: revisão integrativa. Rev Soc Bras Enferm Ped, v 22, eSOBEP2022011, 2022. Doi: 10.31508/1676-379320220011
CAVALHEIRO, A.P.G. et al. Consulta de enfermagem à criança: atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde. Enfermagem em Foco, v.12, n.3, p.540-545, 2021. Doi: 10.21675/2357-707X.2021.v12.n3.4305
COSTA, P. et al. Diagnóstico de enfermagem em consultas de atenção primária à saúde de recém-nascidos. Rev. Bras. Enferm., v.71, n.6, p.2961-2968, 2018. Doi: 10.1590/0034-7167-2017-0954
ESPADARO, R. F. Simulação realística na formação em enfermagem: percepção de docentes e discentes. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nove de Julho – UNINOVE. São Paulo. 2017.
FURTADO, M. C. C. et al. Ações e articulações do enfermeiro no cuidado da criança na atenção básica. Texto Contexto Enferm, v. 27, n. 1, p. 1-11, 2018. Doi: 10.1590/0104-07072018000930016
GAIVA M. A. M. et al. Posição da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras sobre as competências essenciais do enfermeiro neonatologista e pediatra. Rev Soc Bras Enferm Ped, v. 20, n. 2, p. 116-133, 2020. Doi: 10.31508/1676-3793202000016
GERA, T. et al. Integrated management of childhood illness (IMCI) strategy for children under five (Review). Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 6, p. 1-51, 2016. Doi: 10.1002/14651858.CD010123.pub2
LIMA, J. J. et al. Processo de enfermagem informatizado: construção de tecnologia móvel para uso em neonatos. Rev Bras Enferm, v. 71, suppl3, p. 1352-1359, 2018. Doi: 10.1590/0034-7167-2017-0267
LIMA, P.R. et al. Acesso e cuidado do recém-nascido em um programa de atenção à saúde. Rev. Eletr. Enf., v.18, p.e1156, 2016. Doi: 10.5216/ree.v18.31930
LUCENA, D.A. et al. Primeira semana saúde integral do recém-nascido: ações de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Rev Gaúcha Enferm., v.39, p.e2017-0068, 2018. Doi: 10.1590/1983-1447.2018.2017-0068
McFADDEN, A. et al. Support for healthy breastfeeding mothers with healthy term babies (Review). Cochrane Database of Systematic Reviews, v. 2, p. 1-4, 2017. Doi: 10.1002/14651858.CD001141.pub5
RIBEIRÃO PRETO. Prefeitura Municipal. Floresce Uma Vida 2020. Disponível em: http://www.saude.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/floresce-uma-vida.
Ribeirão Preto. Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto. Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Criança. Secretaria Municipal de Saúde, Departamento de Planejamento em Saúde, 2023 p.145. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude1320202302.pdf
TURLEY J. et al. Nursing role in well-childcare: systematic review of the literature. Can Fam Phys, v. 64, p.e169-e180, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5897085/pdf/064e169.pdf
YAKUWA, M. S. et al. Saberes dos enfermeiros na atenção primária à saúde da criança. Texto Contexto Enferm, v. 25,n. 4,p. 1-8, 2016. Doi: 10.1590/0104-07072016002670015

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Adriana Moraes Leite
Ananda Letícia Fuzo Ferreira
Beatriz Molina Carvalho
Débora Falleiros de Mello
Karina Domingues de Freitas
Lauren Suemi Kawata
Lilian Donizete Pimenta Nogueira
Márcia Beatriz Berzoti Gonçalves
Maria Cândida de Carvalho Furtado
Mariane Caetano Sulino Gonçalves


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP