Atividade

114123 - Pedagogia da Performance do Violino

Período da turma: 11/03/2024 a 24/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Esta disciplina está fundamentada na ideia de que o professor de violino deve:
- compreender as propriedades do violino e do arco, bem como a história de seu desenvolvimento e sua relação com a evolução da técnica e do repertório do instrumento;
- conhecer métodos tradicionais e abordagens adequadas para seu emprego na atualidade;
- entender o processo de aprendizagem, de maneira que seja capaz de individualizar o ensino e se adaptar a diversos contextos e situações;
- buscar a interação com pesquisas em diversas áreas como pedagogia, psicologia, fisiologia e ciências do esporte;
- desenvolver uma postura de constante questionamento acerca de sua função como pedagogo e de sua missão de proporcionar um aprendizado musical que seja vivenciado pelo aluno como uma experiência ampla;
- manter-se atuante como instrumentista, a fim de agregar experiência advinda da prática artística à construção de conhecimento musical.
A aquisição dos conhecimentos acima, auxilia o aluno na organização e na criação de estratégias de seu próprio estudo, propiciando também as condições para o desenvolvimento do aluno como performer.


AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. New York: Dover Publications, Inc., 1980.
BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Albert E. Wier (Ed.). New York: Da Capo Press, 1966.
BAILLOT, Pierre. The Art of the Violin. Louise Goldberg (Ed. e trad.). Evanston: Northwestern University Press, 1835.
BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991.
BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. New York: Oxford University Press, 1990.
CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. New York: Doubleday, 1981.
CUTTER, Benjamin. How to Study Kreutzer. Boston: Oliver Ditson Company, [s.d].
DONT, Jacob. 24 Studies: Preparatory to Kreutzer and Rode Studies, Op. 37. Ivan Galamian (Ed.). New York: International Music Company, 1967. Partitura.
FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997.
FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. New York: Carl Fischer, Inc., 1930.
________. Problems of Tone Production in Violin Playing. [s.l.]: Carl Fischer, [s.d.].
GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962.
GERLE, Robert. A Arte de Praticar o Violino. Eduardo Titon (Trad.). Curitiba: Editora UFPR, 2015.
GHESTEM, Jacques, ed. Approche de la musique contemporaine au violon. Paris: Gérard Billaudot Éditeur, [s.d].
GILL, Dominic (Ed.). The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984.
HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973.
________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001.
HOPPENOT. Dominique. El Violín Interior. Juan Sanabras (Trad.). Madrid: Carisch Real Musical, 1991.
KAYSER, Heinrich E. 36 Studies. Joseph Gingold (Ed.). New York: International Music Company, 1970. Partitura.
KREUTZER, Rodolphe. 42 Studies. Ivan Galamian (Ed.). New York: International Music Company, 1963. Partitura.
LEHMANN, Andreas; SLOBODA, John; WOODY, Robert. Psychology for Musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2017.
LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949.
MAZAS, Jacques-Féról. 75 Melodious and Progressive Studies, Op.36. Ed. Gustav. Saenger. New York: Carl Fischer Music Library, [s.d.]. Partitura.
MERWE, Brenda. New Frontiers in the Art of Violin Performance: the contemporary study and pedagogy of extended performance techniques for the violin. Tese (Doutorado em Música) – School of Music, Boston University, Boston, 2005.
MORRIS, Tony; Spittle, Michael; WATT, Anthony. Imagery in Sport. Champaign: Human Kinetics Publishers, 2005.
MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. 2a Ed. Tradução de Editha Lnocker. Londres: 1985.
OZIM, Igor. Pro Musica Nova: Studies for Playing Contemporary Music for Violin. Wiesbaden: Edition Breitkopf, 1986.
PARNCUTT, R. McPHERSON, G. (Ed.). The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002.
PERKINS, Marianne M. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Roland and Shinichi Suzuki. Bloomington: ASTA, 1995.
RAY, Sonia. Pedagogia da Performance Musical. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019.
ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, M. The teaching of Action in String Playing. Chicago: Illinois University Press, 1974.
________. The teaching of Action in String Playing. Chicago: Illinois University Press, 1974. DVD.
________. Basic Principles of Violin Playing. Indiana: ASTA, 2000.
ROTH, H. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. Los Angeles: California Classics Books, 1997.
SADIE, S. e H. BROWN (Ed.). Performance Practice: Music after 1600. New York: W.W. Norton, 1989.
SAINT-ARROMAN, Jean (Ed.). Violon: Série Méthodes & Traités, Italie 1600-1800. Paris: Éditions Fuseau, 2002.
________. Violon: Série Méthodes & Traités, France 1600-1800. Paris: Éditions Fuseau, 2002.
STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001.
SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. New York: Exposition Press, 1969.
TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000.
THOMPSON-ROBINOW, Gwen. The Embodied Violinist: Teaching violin with passion and practicality. Victoria: Gwen Thompson-Robinow, 2017.
WILSON, David. Kreutzer 42 Studies: A Study Guide. Toronto: Stringology Music Studios, 2006. Partitura.
YANKELEVICH, The Russian Violin School: the Legacy of Yuri Yankelevich. Masha Lankovsky (Ed. e trad.). New York: Oxford University Press, 2016.
ZWEIG, Mimi. Introduction to Group Lessons. In: Mimi Zweig String Pedagogy. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2019.

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Eliane Tokeshi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP