114123 - Pedagogia da Performance do Violino |
Período da turma: | 11/03/2024 a 24/06/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Esta disciplina está fundamentada na ideia de que o professor de violino deve:
- compreender as propriedades do violino e do arco, bem como a história de seu desenvolvimento e sua relação com a evolução da técnica e do repertório do instrumento; - conhecer métodos tradicionais e abordagens adequadas para seu emprego na atualidade; - entender o processo de aprendizagem, de maneira que seja capaz de individualizar o ensino e se adaptar a diversos contextos e situações; - buscar a interação com pesquisas em diversas áreas como pedagogia, psicologia, fisiologia e ciências do esporte; - desenvolver uma postura de constante questionamento acerca de sua função como pedagogo e de sua missão de proporcionar um aprendizado musical que seja vivenciado pelo aluno como uma experiência ampla; - manter-se atuante como instrumentista, a fim de agregar experiência advinda da prática artística à construção de conhecimento musical. A aquisição dos conhecimentos acima, auxilia o aluno na organização e na criação de estratégias de seu próprio estudo, propiciando também as condições para o desenvolvimento do aluno como performer. AUER, Leopold. Violin Playing: As I Teach It. New York: Dover Publications, Inc., 1980. BACHMANN, J. An Encyclopedia of the Violin. Albert E. Wier (Ed.). New York: Da Capo Press, 1966. BAILLOT, Pierre. The Art of the Violin. Louise Goldberg (Ed. e trad.). Evanston: Northwestern University Press, 1835. BARKER, S. A técnica de Alexander. São Paulo: Summus, 1991. BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761. New York: Oxford University Press, 1990. CAMPBELL, Margareth. The Great Violinists. New York: Doubleday, 1981. CUTTER, Benjamin. How to Study Kreutzer. Boston: Oliver Ditson Company, [s.d]. DONT, Jacob. 24 Studies: Preparatory to Kreutzer and Rode Studies, Op. 37. Ivan Galamian (Ed.). New York: International Music Company, 1967. Partitura. FISCHER, Simon. Basics: 300 exercises and practice routines for the violin. Londres: Peters, 1997. FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing, vol. 1 e 2. New York: Carl Fischer, Inc., 1930. ________. Problems of Tone Production in Violin Playing. [s.l.]: Carl Fischer, [s.d.]. GALAMIAN, Ivan e Elizabeth A. H. Green. Principles of Violin Playing and Teaching. E. Cliffs: Prentice-Hall, Inc., 1962. GERLE, Robert. A Arte de Praticar o Violino. Eduardo Titon (Trad.). Curitiba: Editora UFPR, 2015. GHESTEM, Jacques, ed. Approche de la musique contemporaine au violon. Paris: Gérard Billaudot Éditeur, [s.d]. GILL, Dominic (Ed.). The Book of the Violin. Oxford: Phaidon Press Limited, 1984. HARNONCOURT, N. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. HAVAS, Kató. Stage Fright: its causes and cures. New York: Bosworth, 1973. ________. A New Approach to Violin Playing. Londres: Bosworth, 2001. HOPPENOT. Dominique. El Violín Interior. Juan Sanabras (Trad.). Madrid: Carisch Real Musical, 1991. KAYSER, Heinrich E. 36 Studies. Joseph Gingold (Ed.). New York: International Music Company, 1970. Partitura. KREUTZER, Rodolphe. 42 Studies. Ivan Galamian (Ed.). New York: International Music Company, 1963. Partitura. LEHMANN, Andreas; SLOBODA, John; WOODY, Robert. Psychology for Musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2017. LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: their meaning and practical application. Londres: The Strad, 1949. MAZAS, Jacques-Féról. 75 Melodious and Progressive Studies, Op.36. Ed. Gustav. Saenger. New York: Carl Fischer Music Library, [s.d.]. Partitura. MERWE, Brenda. New Frontiers in the Art of Violin Performance: the contemporary study and pedagogy of extended performance techniques for the violin. Tese (Doutorado em Música) – School of Music, Boston University, Boston, 2005. MORRIS, Tony; Spittle, Michael; WATT, Anthony. Imagery in Sport. Champaign: Human Kinetics Publishers, 2005. MOZART, Leopold. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. 2a Ed. Tradução de Editha Lnocker. Londres: 1985. OZIM, Igor. Pro Musica Nova: Studies for Playing Contemporary Music for Violin. Wiesbaden: Edition Breitkopf, 1986. PARNCUTT, R. McPHERSON, G. (Ed.). The Science and Psychology of Music Performance: creative strategies for teaching and learning. New York: Oxford, 2002. PERKINS, Marianne M. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Roland and Shinichi Suzuki. Bloomington: ASTA, 1995. RAY, Sonia. Pedagogia da Performance Musical. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019. ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, M. The teaching of Action in String Playing. Chicago: Illinois University Press, 1974. ________. The teaching of Action in String Playing. Chicago: Illinois University Press, 1974. DVD. ________. Basic Principles of Violin Playing. Indiana: ASTA, 2000. ROTH, H. Violin Virtuosos: From Paganini to the 21st Century. Los Angeles: California Classics Books, 1997. SADIE, S. e H. BROWN (Ed.). Performance Practice: Music after 1600. New York: W.W. Norton, 1989. SAINT-ARROMAN, Jean (Ed.). Violon: Série Méthodes & Traités, Italie 1600-1800. Paris: Éditions Fuseau, 2002. ________. Violon: Série Méthodes & Traités, France 1600-1800. Paris: Éditions Fuseau, 2002. STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. ________. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University Press, 1985. STRANGE, Patricia. The Contemporary Violin: extended performance techniques. Berkeley: University of California Press, 2001. SUZUKI, Shinichi. Nurtured by Love: a new approach to education. New York: Exposition Press, 1969. TARLING, Judy. Baroque String Playing for ingenious learners. Hertfordshire: Corda Music, 2000. THOMPSON-ROBINOW, Gwen. The Embodied Violinist: Teaching violin with passion and practicality. Victoria: Gwen Thompson-Robinow, 2017. WILSON, David. Kreutzer 42 Studies: A Study Guide. Toronto: Stringology Music Studios, 2006. Partitura. YANKELEVICH, The Russian Violin School: the Legacy of Yuri Yankelevich. Masha Lankovsky (Ed. e trad.). New York: Oxford University Press, 2016. ZWEIG, Mimi. Introduction to Group Lessons. In: Mimi Zweig String Pedagogy. Disponível em: |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Tokeshi |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |