Atividade

114091 - REDAÇÃO CIENTÍFICA: Teoria e Prática

Período da turma: 05/02/2024 a 08/02/2024

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Descrição: Dia I - Manhã (08:00 h às 12:30 h)

Módulo 1: BASES DE CIÊNCIA E DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
1. Introdução
2. O que é Ciência?
2.1. Referenciais para conceituação de ciência
2.2. Quão universal é o Método Científico?
2.3. O que são evidências científicas?
2.4. A construção do conhecimento científico
2.5. Como a ciência age na sociedade
3. Publicação científica
3.1. Motivo dos cientistas para publicação
3.2. O que as revistas científicas publicam?
3.3. A escolha da revista para publicação
3.4. O cenário no ambiente internacional de publicação
3.5. Avaliação da atividade científica

Dia I – Tarde (14:00 h às 17:00 h)

Módulo 2: A PESQUISA
1. O que e como os cientistas investigam?
1.1. Variáveis e Categorias
1.2. Cientistas & Hipóteses
1.3. A ciência sem hipótese
1.4. Delineamento da pesquisa
1.5. Bases para análise dos resultados
Módulo 3: A CONSTRUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
1. Princípios básicos da redação e do estilo científico de redação
2. Estrutura lógica do texto científico
2.1. Contexto da Descoberta e Contexto da Justificação
2.2. Divisão dos artigos a partir da lógica do discurso
2.3. Artigos de Revisão da Literatura
3. Antes de iniciar a redação do artigo científico
4. Sequência lógica para redação do artigo científico
5. A redação de Objetivos
5.1. Importância e princípios básicos
5.2. A construção lógica de objetivos de pesquisa científica
5.3. Equívocos comuns
5.4. Palavras equivocadas para construção de objetivos de pesquisa científica
5.5. Objetivos Gerais e Objetivos Específicos: quando? Como

Dia II – Manhã (08:30 h às 12:30 h)
6. A redação de conclusões
6.1. O que são conclusões
6.2. Tempo verbal na redação de conclusões
6.3. Até quando extrapolar além dos dados?
6.4. A hipótese negada: o que fazer no artigo?
6.5. Onde aparecem as conclusões?
6.6. Conclusões, Recomendações, Estudos Futuros e Limitações do estudo
7. Redação de Resultados
7.1. Quais resultados incluir?
7.2. Qual formato escolher?
7.3. O que escrever no texto dos Resultados?
8. Redação dos Procedimentos Metodológicos
8.1. Importância
8.2. Caracterização do Sujeito/Objeto
8.3. Apresentação do Delineamento
8.4. Procedimentos Específicos
8.5. Técnicas de análise dos resultados
9. Discussão
9.1. Objetivo (direcionamento)
9.2. O primeiro parágrafo
9.3. Os demais parágrafos
9.4. Como construir parágrafos?
9.5. Demonstração de relações causais
9.6. Demonstração de caracterizações
9.7. Onde aparecem as conclusões

Dia II – Tarde (14:00 h às 17:00 h)
10. Introdução
10.1. O problema da pesquisa
10.2. A pergunta
10.3. A fundamentação dos objetivos
10.4. Conceitos necessários aos leitores
11. Colocação de citações
1. Por que e quais incluir?
2. O Plágio
3. O que não citar?
4. Citação em frases
5. Citação em parágrafos
6. Citação de vários processos ou itens
12. Redação de Resumos
12.1. Função dos Resumos
12.2. Resumos completos
12.3. Resumos criativos
13. Redação do Título
13.1. Foco principal
13. 2. Títulos em forma de pergunta
13.3. Títulos focados no problema
13.4. Títulos em linguagem transversal
14. Elementos de Escrita Científica
14.1. Características básicas do texto científico
14.2. Organizando o texto pelo layout
14.3. A unidade do texto é a oração.
14.4. A lógica como norteadora a escrita
14.5. Run-on sentences e outros problemas com vírgulas
14.6. Principais equívocos lógicos na redação
14.7. Equívocos comunicacionais na redação
14.8. Escrevendo com empatia


Dia III – Manhã (08:30 h às 12:30 h)
Módulo 3: ATIVIDADE PRÁTICA
Os alunos se guiarão por manuscrito de sua própria autoria. Quem não possuir artigo próprio, poderá usar artigo de outros autores, porém em formato que possam mexer o texto e até mesmo em gráficos e tabelas, caso existam.
Consta da correção de cada parte do artigo, a ser realizada pelos próprios alunos a partir de indicações dos ministrantes, sempre com momentos para esclarecimento de dúvidas. Essa atividade será realizada em cada parte do artigo científico, como segue.

1. Redação de Conclusões
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
2. Redação de Objetivos
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
3. Seleção de Resultados
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
4. Formas de apresentação de Resultados
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas

Dia III – Tarde (14:00 h às 17:00 h)

5. Redação do texto dos Resultados
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
6. Redação de Procedimentos: Caracterização do Sujeito/Objeto
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
7. Redação de Procedimentos: Expressão de Delineamento
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
8. Redação da Discussão
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas

Dia IV – Manhã (08:30 h às 12:30 h)

9. Redação da Introdução
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
10. Inclusão de Citações
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
11. Redação de Resumo
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
12. Redação de Título
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas
13. Correção da Escrita
Direcionamento
Execução Prática
Esclarecimento de dúvidas

BIBLIOGRAFIA
Bickenbach JE & Davies JM. 1997. Good Reasons for Better Arguments: an introduction to the basic skills and values of critical thinking. Broadview Press.
Figueiredo LC. 1995. A Redação pelo Parágrafo. Editora da UnB.
Gopen GD, Swan JA. 1990. The Science of Scientific Writing. American Scientist 78: 550-8.
Hacker D. 2006. The Bedford Handbook. 7ª ed. Bedford/St. Martin´s.
Hofmann AH. 2010. Scientific Writing and Communication. Oxford University Press.
Kuhn T. 1978. A Estrutura das Revoluções Científicas. Editora Perspectiva.
Lakatos I, Musgrave A (orgs.). 1979. A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. EDUSP.
Latour B. 2011. Ciência em ação. Editora UNESP.
Maddox J. 1994. Making publication more respectable. Nature 369: 353.
Magnusson WE. 1996. How to write backwards. Bulletin of the Ecological Society of America 77(2): 88.
Popper KR. 1999. Conhecimento objetivo. Trad. da ed. de 1973, corrigida. Editora Itatiaia Ltda.
Volpato GL. 2015. Guia prático para redação científica. Editora Best Writing.
Volpato GL. 2017. Método Lógico para Redação Científica. 2ª ed. Editora Best Writing.
Volpato GL. 2019. Ciência: da filosofia à publicação. 7ª ed. Editora Best Writing
Volpato GL. 2020. Scientific Methodology through the looking glass. Revista de Sistemas de Informação da FSMA n.26: 51-61.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Angela Maria Belloni Cuenca
Gilson Luiz Volpato
Ivan Franca Junior


 
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