114091 - REDAÇÃO CIENTÍFICA: Teoria e Prática |
Período da turma: | 05/02/2024 a 08/02/2024
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Descrição: | Dia I - Manhã (08:00 h às 12:30 h)
Módulo 1: BASES DE CIÊNCIA E DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA 1. Introdução 2. O que é Ciência? 2.1. Referenciais para conceituação de ciência 2.2. Quão universal é o Método Científico? 2.3. O que são evidências científicas? 2.4. A construção do conhecimento científico 2.5. Como a ciência age na sociedade 3. Publicação científica 3.1. Motivo dos cientistas para publicação 3.2. O que as revistas científicas publicam? 3.3. A escolha da revista para publicação 3.4. O cenário no ambiente internacional de publicação 3.5. Avaliação da atividade científica Dia I – Tarde (14:00 h às 17:00 h) Módulo 2: A PESQUISA 1. O que e como os cientistas investigam? 1.1. Variáveis e Categorias 1.2. Cientistas & Hipóteses 1.3. A ciência sem hipótese 1.4. Delineamento da pesquisa 1.5. Bases para análise dos resultados Módulo 3: A CONSTRUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO 1. Princípios básicos da redação e do estilo científico de redação 2. Estrutura lógica do texto científico 2.1. Contexto da Descoberta e Contexto da Justificação 2.2. Divisão dos artigos a partir da lógica do discurso 2.3. Artigos de Revisão da Literatura 3. Antes de iniciar a redação do artigo científico 4. Sequência lógica para redação do artigo científico 5. A redação de Objetivos 5.1. Importância e princípios básicos 5.2. A construção lógica de objetivos de pesquisa científica 5.3. Equívocos comuns 5.4. Palavras equivocadas para construção de objetivos de pesquisa científica 5.5. Objetivos Gerais e Objetivos Específicos: quando? Como Dia II – Manhã (08:30 h às 12:30 h) 6. A redação de conclusões 6.1. O que são conclusões 6.2. Tempo verbal na redação de conclusões 6.3. Até quando extrapolar além dos dados? 6.4. A hipótese negada: o que fazer no artigo? 6.5. Onde aparecem as conclusões? 6.6. Conclusões, Recomendações, Estudos Futuros e Limitações do estudo 7. Redação de Resultados 7.1. Quais resultados incluir? 7.2. Qual formato escolher? 7.3. O que escrever no texto dos Resultados? 8. Redação dos Procedimentos Metodológicos 8.1. Importância 8.2. Caracterização do Sujeito/Objeto 8.3. Apresentação do Delineamento 8.4. Procedimentos Específicos 8.5. Técnicas de análise dos resultados 9. Discussão 9.1. Objetivo (direcionamento) 9.2. O primeiro parágrafo 9.3. Os demais parágrafos 9.4. Como construir parágrafos? 9.5. Demonstração de relações causais 9.6. Demonstração de caracterizações 9.7. Onde aparecem as conclusões Dia II – Tarde (14:00 h às 17:00 h) 10. Introdução 10.1. O problema da pesquisa 10.2. A pergunta 10.3. A fundamentação dos objetivos 10.4. Conceitos necessários aos leitores 11. Colocação de citações 1. Por que e quais incluir? 2. O Plágio 3. O que não citar? 4. Citação em frases 5. Citação em parágrafos 6. Citação de vários processos ou itens 12. Redação de Resumos 12.1. Função dos Resumos 12.2. Resumos completos 12.3. Resumos criativos 13. Redação do Título 13.1. Foco principal 13. 2. Títulos em forma de pergunta 13.3. Títulos focados no problema 13.4. Títulos em linguagem transversal 14. Elementos de Escrita Científica 14.1. Características básicas do texto científico 14.2. Organizando o texto pelo layout 14.3. A unidade do texto é a oração. 14.4. A lógica como norteadora a escrita 14.5. Run-on sentences e outros problemas com vírgulas 14.6. Principais equívocos lógicos na redação 14.7. Equívocos comunicacionais na redação 14.8. Escrevendo com empatia Dia III – Manhã (08:30 h às 12:30 h) Módulo 3: ATIVIDADE PRÁTICA Os alunos se guiarão por manuscrito de sua própria autoria. Quem não possuir artigo próprio, poderá usar artigo de outros autores, porém em formato que possam mexer o texto e até mesmo em gráficos e tabelas, caso existam. Consta da correção de cada parte do artigo, a ser realizada pelos próprios alunos a partir de indicações dos ministrantes, sempre com momentos para esclarecimento de dúvidas. Essa atividade será realizada em cada parte do artigo científico, como segue. 1. Redação de Conclusões Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 2. Redação de Objetivos Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 3. Seleção de Resultados Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 4. Formas de apresentação de Resultados Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas Dia III – Tarde (14:00 h às 17:00 h) 5. Redação do texto dos Resultados Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 6. Redação de Procedimentos: Caracterização do Sujeito/Objeto Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 7. Redação de Procedimentos: Expressão de Delineamento Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 8. Redação da Discussão Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas Dia IV – Manhã (08:30 h às 12:30 h) 9. Redação da Introdução Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 10. Inclusão de Citações Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 11. Redação de Resumo Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 12. Redação de Título Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas 13. Correção da Escrita Direcionamento Execução Prática Esclarecimento de dúvidas BIBLIOGRAFIA Bickenbach JE & Davies JM. 1997. Good Reasons for Better Arguments: an introduction to the basic skills and values of critical thinking. Broadview Press. Figueiredo LC. 1995. A Redação pelo Parágrafo. Editora da UnB. Gopen GD, Swan JA. 1990. The Science of Scientific Writing. American Scientist 78: 550-8. Hacker D. 2006. The Bedford Handbook. 7ª ed. Bedford/St. Martin´s. Hofmann AH. 2010. Scientific Writing and Communication. Oxford University Press. Kuhn T. 1978. A Estrutura das Revoluções Científicas. Editora Perspectiva. Lakatos I, Musgrave A (orgs.). 1979. A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. EDUSP. Latour B. 2011. Ciência em ação. Editora UNESP. Maddox J. 1994. Making publication more respectable. Nature 369: 353. Magnusson WE. 1996. How to write backwards. Bulletin of the Ecological Society of America 77(2): 88. Popper KR. 1999. Conhecimento objetivo. Trad. da ed. de 1973, corrigida. Editora Itatiaia Ltda. Volpato GL. 2015. Guia prático para redação científica. Editora Best Writing. Volpato GL. 2017. Método Lógico para Redação Científica. 2ª ed. Editora Best Writing. Volpato GL. 2019. Ciência: da filosofia à publicação. 7ª ed. Editora Best Writing Volpato GL. 2020. Scientific Methodology through the looking glass. Revista de Sistemas de Informação da FSMA n.26: 51-61. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
Angela Maria Belloni Cuenca Gilson Luiz Volpato Ivan Franca Junior |
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