Atividade

114086 - Módulo III – Monitoramento dos Recursos em Agronegócios

Período da turma: 16/10/2025 a 22/01/2026

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Descrição: 1 Ética e responsabilidade social
Objetivos
Pretende-se, com esta disciplina, que o corpo discente venha a possuir maiores conhecimentos teóricos sobre o complexo mundo social, com destaque para os aspectos da política e de ética. O tema da ética será desenvolvido de forma transversal com o campo da política (como sendo o da vida pública) e o campo da organização empresarial (como sendo o da vida privada). As atividades do profissional em Administração nas organizações estarão inseridas nos estudos do programa desta disciplina.
Conteúdo programático
1. Por que ética?
2. Ética e política
1. Por que ética?
1.1. Ética, Moral e Virtude
1.2. Princípios e normas éticas
1.3. Critério ético e posturas morais
2. Ética e política
2.1. Noções básicas de ciência política
2.2. Os fins justificam os meios?
2.3. Vida pública X vida privada: possibilidades e limites éticos
3. Ética e economia
3.1. Ética e capitalismo
3.2. Sociedade de consumo e ética
3.3. Desenvolvimento econômico e meio ambiente
4. Ética e organizações
4.1. Responsabilidade social empresarial e princípios éticos
4.2 O código de ética do administrador

Bibliografia
ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006.
CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006.
GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008.
PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988.
PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007.


2 Ferramentas de Gestão de Risco (Mercado Futuro)
Objetivos
Desenvolver os conhecimentos em agronegócios, especificamente no uso de instrumentos do mercado financeiro voltados para a gestão de riscos em empreendimentos agropecuários, bem como a análise dos mercados de commodities agropecuárias.
Conteúdo programático:
1.Economia agrícola e características operacionais das atividades agrícolas
2. Sistemas agroindustriais e agronegócios.
3. Estrutura do mercado de produtos agropecuários
4. Gestão de risco no agronegócio
5. Contratos futuros e operacionalização na BM&F de commodities agrícolas
6. Mercado de opções e operacionalização para commodities agrícolas
7. Estratégias operacionais e hedge
Bibliografia
Básica:
i. BACHA, Carlos José Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2012.
ii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 1. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2011.
iii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 2. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2009.
iv. FEIJÓ, Ricardo Luis Chaves. Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
v. Chicago Board of Trade. Manual de Commodities. São Paulo: PROMERC. 1985.
vi. Hull, J. Introdução aos Mercados Futuros e de Opções. São Paulo: Cultura. 4ª edição, 2005.
vii. Marques, P. V. e Mello, P. C. Mercados Futuros de Commodities Agropecuários. São Paulo: BM&F, 2005.
Complementar:
viii. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
ix. CALLADO, Antônio André Cunha (org.) Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
x. Série BM&F: Mercados de Produtos Agropecuários (boi e bezerro, açúcar e álcool, café e soja e milho).
xi. Teixeira, M.A. Mercados Futuros - Fundamentos e Características Operacionais. São Paulo: BM&F, 1992.
xii. Jornal Valor Econômico.

3 Métricas e Monitoramento – Dinâmica do Negócio
Objetivos
O objetivo dessa disciplina é fazer com que o aluno identifique as principais métricas que precisam ser monitoradas com foco no resultado esperado. Um segundo objetivo é suportar o planejamento com ferramentas de controle por meio da implementação que melhor se adapta à dinâmica do negócio.

Programa
1. E que são métricas e quais as mais utilizadas no universo corporativo?
2. Métricas Corporativas, Métricas Táticas e Métricas Operacionais
3. Relacionando as métricas com o contexto da empresa
4. Importância dos processos interno na gestão do monitoramento

Bibliografia
ALBINO, R. D. Métricas ágeis: obtenha melhores resultados em sua equipe. Casa do Código, 2017
DUARTE, N. Data Story: explique dados e inspire ações por meio de histórias. Alta Books.
NIVEN, D. Click – como resolver problemas insuperáveis. Gutenberg, 2016

4 Gestão de Dados para Formação dos Custos em Agro I (Coleta)
Objetivos
O objetivo dessa disciplina é apresentar ao aluno a forma adequada de se organizar os dados com foco na identificação de todos os custos internos da empresa. Um segundo objetivo é permitir ao discente desenvolver/aprimorar a sua visão analítica e crítica mediante estruturação dos dados com foco em uma visão integrada de custos.

Programa
1. Cadeia de Valor da empresa
2. Identificação das principais etapas e agentes envolvidos
3. Organização dos custos inerentes para cada um desses agentes
4. Seleção de fontes e coleta de dados (primários e secundários)

Bibliografia
BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2009
CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977
PORTER, M. E. Competitive Advanteg: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press, 1988

5 Gestão de Dados para Formação dos Custos em Agro II (Estrutura)
Objetivos
O objetivo dessa disciplina é fazer com que aluno seja capaz de mensurar todos os custos operacionais internos da empresa, considerando todas as etapas (suprimentos, operação, comercialização e suporte).
Programa
1. Introdução à contabilidade de custos
2. Custos para avaliação de estoques e apuração do resultado societário
3. Problemas especiais na apuração de custos: Matéria-prima; custos conjuntos; produção por ordem e produção contínua
4. Os métodos de custeio e suas aplicações: custeio por absorção, custeio direto/variável e custeio por atividades
5. Aplicações do custeio direto/variável
6. Análise custo/volume/lucro

Bibliografia
A) Garrison, Ray H., Noreen, Eric W., Brewer, Peter C. Contabilidade gerencial. 11. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007.
B) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro texto). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010.
C) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro de exercícios). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010.
Complementar
A) Bruni, Adriano L., Fama, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5. Ed. , São Paulo: Atlas, 2008.
B) Hansen, Don R., Mowen, Maryanne M., Gestão de custos – contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001
C) Horngren, Charles T., Datar, Srikant M., Foster, George. Contabilidade de custos (vol. 1 e 2). 11. Ed. São Paulo: Pearson, 2004.
D) Maher, Michael. Contabilidade de custos – criando valor para a administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2001.

6 Business Analytics (Tomada de Decisão II) – Organização da Inteligência do Negócio
Objetivos
O objetivo dessa disciplina é proporcionar ao aluno uma ampla compreensão dos principais benefícios, desafios e riscos associados aos projetos analíticos. Como segundo objetivo, essa disciplina pretende oferecer ao discente melhor entendimento sobre as principais técnicas e ferramentas analíticas aplicadas na formulação, modelagem e análise de bases de dados estruturadas e não estruturadas.

Programa
1. Decisão mercadológica: pilares estratégicos
2. Análise econômica e critérios de valor
3. Decisões Empresariais e Raciocínio Analítico
4. Desafios e ferramentas possíveis para modelagem
5. Proposição e desenvolvimento de Projeto Analítico

Bibliografia
MARR, B. Big Data: Using SMART Big Data, Analytics and Metrics To Make Better Decisions and Improve Performance. Willey, 2015
______. Big Data in Practice: How 45 Successful Companies Used Big Data Analytics to Deliver Extraordinary Results. Willey, 2016
PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Alta Books, 2016

Carga Horária:

54 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: José Carlos de Lima Júnior
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Rafael Martins Marchetto
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira


 
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Créditos
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