114086 - Módulo III – Monitoramento dos Recursos em Agronegócios |
Período da turma: | 10/09/2026 a 05/11/2026
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Descrição: | 1 Ética e responsabilidade social
Objetivos Pretende-se, com esta disciplina, que o corpo discente venha a possuir maiores conhecimentos teóricos sobre o complexo mundo social, com destaque para os aspectos da política e de ética. O tema da ética será desenvolvido de forma transversal com o campo da política (como sendo o da vida pública) e o campo da organização empresarial (como sendo o da vida privada). As atividades do profissional em Administração nas organizações estarão inseridas nos estudos do programa desta disciplina. Conteúdo programático 1. Por que ética? 2. Ética e política 1. Por que ética? 1.1. Ética, Moral e Virtude 1.2. Princípios e normas éticas 1.3. Critério ético e posturas morais 2. Ética e política 2.1. Noções básicas de ciência política 2.2. Os fins justificam os meios? 2.3. Vida pública X vida privada: possibilidades e limites éticos 3. Ética e economia 3.1. Ética e capitalismo 3.2. Sociedade de consumo e ética 3.3. Desenvolvimento econômico e meio ambiente 4. Ética e organizações 4.1. Responsabilidade social empresarial e princípios éticos 4.2 O código de ética do administrador Bibliografia ALONSO, F.R.; LÓPEZ, F.G.; CASTRUCCI, P.L. Curso de ética em administração. São Paulo: Atlas,2006. CHALITA, G. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. COMPARATO, F.K. Ética: Direito, moral e religião no mundo moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. COMTE-SPONVILLE, A. O capitalismo é moral? São Paulo: Martins Fontes, 2005. DUPAS, G. Tensões contemporâneas entre o público e o privado. São Paulo: Paz e Terra, 2003. MACHADO FILHO, C.P. Responsabilidade social e governança: O debate e as implicações. São Paulo: Thompson, 2006. GONÇALVES JUNIOR, A.F. Ética e crise na sociedade contemporânea. Aparecida (SP): Idéias & Letras, 2008. PARANHOS, A. Política e cotidiano: as mil e uma faces do poder, In: MARCELLINO, N.C. (Org.), Introdução às ciências sociais. Campinas: Papirus, 1988. PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. RIBEIRO, R.J. A ética na política. São Paulo: IBEP Nacional, 2007. 2 Ferramentas de Gestão de Risco (Mercado Futuro) Objetivos Desenvolver os conhecimentos em agronegócios, especificamente no uso de instrumentos do mercado financeiro voltados para a gestão de riscos em empreendimentos agropecuários, bem como a análise dos mercados de commodities agropecuárias. Conteúdo programático: 1.Economia agrícola e características operacionais das atividades agrícolas 2. Sistemas agroindustriais e agronegócios. 3. Estrutura do mercado de produtos agropecuários 4. Gestão de risco no agronegócio 5. Contratos futuros e operacionalização na BM&F de commodities agrícolas 6. Mercado de opções e operacionalização para commodities agrícolas 7. Estratégias operacionais e hedge Bibliografia Básica: i. BACHA, Carlos José Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas. 2012. ii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 1. 3. ed. São Paulo: Atlas. 2011. iii. BATALHA, Mário Otávio (coord.). Gestão Agroindustrial – Volume 2. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2009. iv. FEIJÓ, Ricardo Luis Chaves. Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural. Rio de Janeiro: LTC, 2011. v. Chicago Board of Trade. Manual de Commodities. São Paulo: PROMERC. 1985. vi. Hull, J. Introdução aos Mercados Futuros e de Opções. São Paulo: Cultura. 4ª edição, 2005. vii. Marques, P. V. e Mello, P. C. Mercados Futuros de Commodities Agropecuários. São Paulo: BM&F, 2005. Complementar: viii. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de agronegócios. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ix. CALLADO, Antônio André Cunha (org.) Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011. x. Série BM&F: Mercados de Produtos Agropecuários (boi e bezerro, açúcar e álcool, café e soja e milho). xi. Teixeira, M.A. Mercados Futuros - Fundamentos e Características Operacionais. São Paulo: BM&F, 1992. xii. Jornal Valor Econômico. 3 Métricas e Monitoramento – Dinâmica do Negócio Objetivos O objetivo dessa disciplina é fazer com que o aluno identifique as principais métricas que precisam ser monitoradas com foco no resultado esperado. Um segundo objetivo é suportar o planejamento com ferramentas de controle por meio da implementação que melhor se adapta à dinâmica do negócio. Programa 1. E que são métricas e quais as mais utilizadas no universo corporativo? 2. Métricas Corporativas, Métricas Táticas e Métricas Operacionais 3. Relacionando as métricas com o contexto da empresa 4. Importância dos processos interno na gestão do monitoramento Bibliografia ALBINO, R. D. Métricas ágeis: obtenha melhores resultados em sua equipe. Casa do Código, 2017 DUARTE, N. Data Story: explique dados e inspire ações por meio de histórias. Alta Books. NIVEN, D. Click – como resolver problemas insuperáveis. Gutenberg, 2016 4 Gestão de Dados para Formação dos Custos em Agro I (Coleta) Objetivos O objetivo dessa disciplina é apresentar ao aluno a forma adequada de se organizar os dados com foco na identificação de todos os custos internos da empresa. Um segundo objetivo é permitir ao discente desenvolver/aprimorar a sua visão analítica e crítica mediante estruturação dos dados com foco em uma visão integrada de custos. Programa 1. Cadeia de Valor da empresa 2. Identificação das principais etapas e agentes envolvidos 3. Organização dos custos inerentes para cada um desses agentes 4. Seleção de fontes e coleta de dados (primários e secundários) Bibliografia BAUER, R. Gestão da mudança: caos e complexidade nas organizações. São Paulo: Atlas, 2009 CASTRO, C. M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977 PORTER, M. E. Competitive Advanteg: creating and sustaining superior performance. New York: The Free Press, 1988 5 Gestão de Dados para Formação dos Custos em Agro II (Estrutura) Objetivos O objetivo dessa disciplina é fazer com que aluno seja capaz de mensurar todos os custos operacionais internos da empresa, considerando todas as etapas (suprimentos, operação, comercialização e suporte). Programa 1. Introdução à contabilidade de custos 2. Custos para avaliação de estoques e apuração do resultado societário 3. Problemas especiais na apuração de custos: Matéria-prima; custos conjuntos; produção por ordem e produção contínua 4. Os métodos de custeio e suas aplicações: custeio por absorção, custeio direto/variável e custeio por atividades 5. Aplicações do custeio direto/variável 6. Análise custo/volume/lucro Bibliografia A) Garrison, Ray H., Noreen, Eric W., Brewer, Peter C. Contabilidade gerencial. 11. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2007. B) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro texto). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. C) Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos (livro de exercícios). 10. Ed., São Paulo: Atlas, 2010. Complementar A) Bruni, Adriano L., Fama, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5. Ed. , São Paulo: Atlas, 2008. B) Hansen, Don R., Mowen, Maryanne M., Gestão de custos – contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001 C) Horngren, Charles T., Datar, Srikant M., Foster, George. Contabilidade de custos (vol. 1 e 2). 11. Ed. São Paulo: Pearson, 2004. D) Maher, Michael. Contabilidade de custos – criando valor para a administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 2001. 6 Business Analytics (Tomada de Decisão II) – Organização da Inteligência do Negócio Objetivos O objetivo dessa disciplina é proporcionar ao aluno uma ampla compreensão dos principais benefícios, desafios e riscos associados aos projetos analíticos. Como segundo objetivo, essa disciplina pretende oferecer ao discente melhor entendimento sobre as principais técnicas e ferramentas analíticas aplicadas na formulação, modelagem e análise de bases de dados estruturadas e não estruturadas. Programa 1. Decisão mercadológica: pilares estratégicos 2. Análise econômica e critérios de valor 3. Decisões Empresariais e Raciocínio Analítico 4. Desafios e ferramentas possíveis para modelagem 5. Proposição e desenvolvimento de Projeto Analítico Bibliografia MARR, B. Big Data: Using SMART Big Data, Analytics and Metrics To Make Better Decisions and Improve Performance. Willey, 2015 ______. Big Data in Practice: How 45 Successful Companies Used Big Data Analytics to Deliver Extraordinary Results. Willey, 2016 PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data science para negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados. Alta Books, 2016 |
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Carga Horária: |
54 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
José Carlos de Lima Júnior Paulo Sergio Miranda Mendonça Rafael Martins Marchetto Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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