114010 - Interfaces Culturais entre o Brasil e a França no âmbito da Música Popular |
Período da turma: | 13/09/2023 a 22/11/2023
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Descrição: | Apresentação do Curso
Que tipo de diálogo o Brasil mantém com a França no âmbito da música popular? O que teria motivado sambistas e autores tão distintos como Moreira da Silva, Chico Buarque e Gilberto Gil a compor ou rascunhar francês ? O que se esconde por trás desse aparente non-sense ? A resposta parece estar numa série de encontros musicais inusitados empreendidos entre os dois países ao longo de pelo menos um século. E no espírito sempre aberto e permeável dos franceses em relação às novidades sonoras vindas do Brasil. Também não se pode negar que a França exerceu um fascínio inconteste junto à sociedade brasileira, fato que não passou despercebido por nossos mais notórios compositores, muitos deles provenientes das chamadas classes populares. Assim, o objetivo deste curso é analisar como a cultura francesa é vista no imaginário popular brasileiro filtrado através do samba e de outros ritmos nacionais e que papel exerceu esse país em momentos chaves para a consolidação da música brasileira no exterior. Além disso, busca-se ainda inserir a França e a língua francesa num debate acerca de questões contemporâneas, que começaram nas últimas décadas do século XX e avançam até os dias de hoje. Docente Responsável Profa. Dra. Heloisa Brito de Albuquerque Costa No USP 760749 Ministrante(s) Profa. Dra. Nancy Alves Público- alvo Estudantes universitários em geral. Carga horária 15 horas (10 encontros semanais de 1h 30) Modalidade A distância e remoto – Google meet e/ou zoom Período de oferecimento 4 a feira das 15h30 às 17h30 Início - Término – Objetivos Gerais ● Promover e avançar o debate cultural acerca das relações França-Brasil imersas no discurso musical popular Objetivos Específicos Através da escuta de canções compostas em francês (ou francês/ português) por autores brasileiros, pretende-se: . apresentar e analisar o diálogo intercultural entre o Brasil e a França no âmbito da música popular ; . verificar em que medida esse recorte – que vai do início do século aos dias atuais – é representativo para a formação de uma mentalidade brasileira – ainda que simbólica e imaginária – sobre a Cultura Francesa, vislumbrada, idealizada, ironizada nos Trópicos; . examinar ainda como se deu a divulgação da Cultura Brasileira - notadamente da Música Popular Brasileira - na França, qual a sua receptividade em diferentes setores da sociedade francesa, bem como os agentes que favoreceram essas trocas musicais e culturais (pessoas, informações, representações). Justificativa As relações de admiração mútua entre os brasileiros e franceses no campo da música popular resultaram não apenas em acontecimentos históricos de repercussão internacional para a música brasileira, desde o sucesso obtido pelos sambas e choros do grupo Oito Batutas na década de 20 em Paris, ou da Bossa Nova de Baden Powel de Vínícius de Moraes nos anos 60, passando pelo sucesso de Elis Regina no Olympia, até a acolhida entusiasta de nossos mais conhecidos compositores da atualidade – como Tom Jobim, Chico Buarque, Gil, Milton Nascimento e, mais recentemente, Alceu Valença, Chico César, Marisa Monte e Lenine, entre outros. Por outro lado, a França - e consequentemente a língua francesa – exerceu um papel relevante junto aos nossos intelectuais, principalmente até a metade do séc. XX. A finalidade deste curso encontra-se justamente na descoberta e na minuciosa recuperação de um repertório formador de uma mentalidade brasileira, mesmo que imaginária, voltada para o mito da “Cultura Francesa”, do “ Estrangeiro” seja incorporando - por aproximação e admiração - valores e elementos dessa mesma cultura, seja rejeitando - por meio paródias e ironias - a sua influência. Conteúdo Programático Conteúdo/ Encontros 1. Introdução ao tema. A primeira performance ... 2. A Viagem dos Batutas a Paris : um tournant na Música Popular Brasileira. 3. Samba, Modernismo e Antropofagia. 4. Estrangeirismo X Nacionalismo na Rádio Nacional: um fenômeno de época. 5. O sotaque-tac de Carmen Miranda. 6. A marchinha Balzaquiana: a literatura francesa desce às ruas no Carnaval. 7. A Bossa Nova e o Cinema Francês: Orfeu Negro e Un homme et une femme. Participação de Elis Regina no festival MIDEM. 8. A poética de Chico Buarque e José Miguel Wisnik : Joana Francesa e Como diria Satie 9. Gilberto Gil e a diáspora africana. 10. Uma historiografia ‘porvir’. Metodologia O curso será ministrado via ensino remoto; a metodologia adotada será : a escuta de canções, a análise das letras, a observação de vídeos, bem como a contextualização histórica, quando necessária. Avaliação A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades. Critérios para aprovação Os participantes devem obter a nota mínima 5,0 para aprovação no curso Frequência mínima 75% Oferecimento (à distância) Pelo Google meet e/ou Zoom Número de vagas 25 vagas Pré-Requisitos Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário. Teste de Nível Não se aplica Bibliografia . ALENCAR, Edigar de; “O carnaval carioca através da música”. Rio de Janeiro, Francisco Alves, Brasília, 1985. . ALVES, Henrique. “Sua excia. o samba”. São Paulo. Símbolo, 1976. . ALVES, Nancy. Joujoux & Balangandãs : a língua francesa no tapete do samba e no tecido da música popular brasileira (artigo) Revista Synergie Brésil n. 9, GERFLINT, 2011. . ALVES, Nancy. A França na Música Popular Brasileira do século XX: visões e impressões de sambistas e chansonniers. Curitiba, Brasil Publishing, 2021. . ANDRADE, Mário de. “Dicionário Musical Brasileiro” . São Paulo, Edusp, 1989. . CABRAL, Sérgio. “No tempo de Noel Rosa”. Rio de Janeiro, Lumiar, 1992. . CAMPOS, Augusto de. “Balanco da Bossa e outras bossas”, São Paulo, Perspectiva, 1974. . CASTRO, Rui. “Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova”. São Paulo, Companhia das Letras. , 1990. . FLÉCHET, Anaïs. “Madureira chorou...em Paris: A música popular brasileira na França do século XX”. São Paulo, Edusp, 2017. . GOLDFEDER , Míriam. “Por trás das Ondas da Rádio Nacional”. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1981. . HOMEM DE MELLO, Zuza/SEVERIANO, Jairo. “A canção no tempo: 85 anos de Música Brasileira”, volumes 1,2 e 3. Rio de Janeiro, Editora 34, 1997.* . PECCI i, João Carlos. “Vinícius sem ponto final”. São Paulo, Saraiva, 1994.* . ROMANO DE SANT’ANNA, Affonso. “Música Popular e Moderna Poesia Brasilleira”, Petrópolis, Vozes, 1986. . SEVCENKO, Nicolau. “Orfeu extático na metrópole”, in “São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20”. São Paulo, Companhia das Letras, 1992, pp.223-313. .TATIT, Luiz. “O cancionista”, São paulo, Edusp. 1996. .TINHORÃO, José Ramos. “Pequena história da música popular - da modinha ao tropicalismo” São Paulo, Art, 1986. .VIANA , Hermano. “O Mistério do Samba”, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1995. .WITKOWSKI, Ariane. “De la matchitche à la lambada. Présence de Musique Populaire Brésilienne en France”, in “Cahiers du Brésil Contemporain”, n. 12, org. Mário Carelli, Paris, 1992, pp. 147-169. Bibliografia Complementar Dicionários Online: https://www.cnrtl.fr/ https://www.larousse.fr/ Informação Relevante O curso será ministrado em português, na modalidade on-line e o material didático será disponibilizado em língua francesa durante as aulas. |
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Carga Horária: |
15 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Nancy Aparecida Alves |
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