Atividade

114006 - Temas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente IV

Período da turma: 05/08/2025 a 09/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento: Bases conceituais, teóricas e ético-legais do cuidado à criança, adolescente e família; Conceitos relacionados ao crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente; Comunicação com a criança, adolescente e família; Avaliação, intervenções e resultados de enfermagem à criança e adolescente hospitalizado e sua família com afecções prevalentes em um hospital secundário; Avaliação, intervenções e resultados de enfermagem à criança e adolescente hospitalizado em UTI e sua família; Compreendendo a família das crianças e adolescentes: contexto, pais e familiares e rede de suporte social.


Referências bibliográficas:

Angelo M, Bousso RS. Fundamentos da assistência à família em saúde. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 14 -17. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/Enfermagem.

Angelo M. Cultura e cuidado da família. In: Nakamura E, Martin D, Santos JFQ, organizadores. Antropologia para enfermagem. Barueri: Manole, 2009. p.82-99.

Bousso RS, Angelo M. A enfermagem e o cuidado na saúde da família. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 18-22. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/Enfermagem.

Bowden VR, Greenberg CS. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2013.

Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar; p. 7-29.

Damião EBC, Rossato-Abéde LM. Interação com a família da criança cronicamente doente. In: Ministério da Saúde. Instituto para o Desenvolvimento da Saúde. Programa de Saúde da Família. Manual de Enfermagem. Brasília: MS/IDS/USP/Fundação Telefônica. 2001. p. 113-118. Disponível em: htpp//www.ids-saude.org.br/enfermagem.

Rolland, JS. Doença crônica e o ciclo de vida familiar. In: Carter B, McGoldrick M. As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. p. 373-392.
Wright, LM, Leahey, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5ªed. São Paulo: Roca; 2012.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Segurança do paciente: guia para a prática. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP, 2022.

Urbanetto, J. S.; Gerhardt, L. M. Estratégias para a segurança do paciente: manual para profissionais da saúde. Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. 132 p. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/Estrat%C3%A9gias-para-seguran%C3%A7a-do-paciente-manual-para-profissionais-da-sa%C3%BAde.pdf

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Processo de enfermagem: guia para a prática / Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. - 2.ed., São Paulo: COREN-SP, 2021.

Guareschi, APDF; Carvalho, LVB; Salati, MI. Medicamentos em Enfermagem: farmacologia e administração. 1. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento / Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. – São Paulo: COREN-SP, 2017.

Gaidzinski RR, Soares AVN, Costa Lima AF, Gutierrez BAO, Monteiro da Cruz DAL, Rogenski NMB, Sancinetti TR. Diagnóstico de enfermagem na prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Guyton, AC.; Hall, JE. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
Clayton BD, Stock YN. Farmacologia na prática de enfermagem. Rio de Janeiro; Elsevier; 2012.

Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong: fundamentos da enfermagem pediátrica. 9 ª ed. São Paulo: Elsevier, 2014.

Kurcgant P. (coordenadora). Gerenciamento em enfermagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Potter, P.; Perry, AG.; Hall, M. (ed.); Stockert, PA. (ed.). Fundamentos de enfermagem. Tradução de Mayza Ritomy [et al]. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

Lunney M. et al. Pensamento crítico para o alcance de resultados positivos em saúde: análise e estudos de caso em enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Tobase L, Tomazini EAS. Urgências e emergências em enfermagem. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017.

Nobre MRC, Bernardo W. Prática clínica baseada em evidência. Rio de Janeiro:Elsevier, 2006.

Carga Horária:

156 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
Lisabelle Mariano Rossato
Maiara Rodrigues dos Santos
Maria De La Ó Ramallo Verissimo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP