Atividade

113996 - Práticas Clínicas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente III

Período da turma: 06/03/2025 a 29/08/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento: HU: Unidade de Internação Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, Pronto Socorro Infantil. Prestar assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, com nível de cuidado de maior complexidade, com afecções cirúrgicas, médicas e ortopédicas; avaliação física, funcional, nutricional e psicossocial da criança e adolescente; avaliação estrutural e de desenvolvimento de famílias para a identificação de necessidades para a intervenção de enfermagem no processo saúde doença; introdução ao raciocínio clínico; acessar o sistema de documentação eletrônica do processo de enfermagem (Procenf-USP). Hospital Dia - Assistência de enfermagem ao paciente submetido a antibioticoterapia sistêmica, pulsoterapia, transfusão sanguínea, pacientes estomizados e aqueles submetidos as cirurgias de pequeno porte no periodo pré e pós operatório, conhecer a estrutura física e dinâmica de trabalho. Endoscopia e Serviço de Imagenologia - Conhecer a estrutura física e dinâmica de trabalho, assistência de enfermagem a crianças e adolescentes em situações de diagnóstico. Programa de Assistência Domiciliar - Conhecer a estrutura física e dinâmica de trabalho, prestar assistência de enfermagem a crianças e adolescentes no domicílio, oferecer suporte na fase de enlutamento familiar, participar em encontros e reuniões de educação continuada com cuidadores e famílias, participar de discussão de casos em equipe multidisciplinar. Gerenciamento de material - Participar da previsão e provisão e controle dos recursos materiais necessários à prestação da assistência de enfermagem, participação com enfermeiras das áreas no processo de seleção, avaliação e compra de materiais. CCIH - Conhecer manuais, protocolos, normas e rotinas do setor, realizar vigilância global e ativa par prevenir e reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde. Gestão de qualidade e Serviço de Apoio Educacional - Assistência de enfermagem no gerenciamento da qualidade e avaliação de serviços de saúde, participação em grupos de discussão de indicadores. Conhecer o processo de trabalho da Educação continuada, tipos de programa: treinamento, desenvolvimento, seleção e avaliação de desempenho.

Referências bibliográficas:
Bowden VR, Greenberg CS. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2005. 765p.

Bulechek GM, Dochterman J, Butcher H. Classificação das intervenções de enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 944p.

Damiani D (Org). Endocrinologia na Prática Pediátrica. Barueri: Manole; 2011. 390p.
Fischbach F, Duning III MB. Manual de Enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2013.

Gilio AE, Escobar AMU, Grisi S (Org). Pediatria Geral: Neonatologia, Pedatria Clínica e Terapia Intensiva. Rio de Janeiro: Editora Atheneu; 2011. 742p.

Guyton AC, Hall JE. Tratado de fisiologia médica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2006.

Hockenberry MJ, Wilson D, Winkelstein ML. Wong Fundamentos da Enfermagem Pediátrica. 9. ed. Sao Paulo: Elsevier; 2014. 1280p.

Johnson M et al. Liga..es entre NANDA, NOC e NIC : diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Moorhead S, Johnson M, Maas ML, Swanson E. Classificação dos resultados de enfermagem. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 936p.

NANDA Internacional. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2012-2014. Porto Alegre: Artmed, 2013.

Rozov T (Org). Doen.as Pulmonares em Pediatria. Rio de Janeiro: Editora Atheneu; 2012. 1062p.

Smeltzer SC, Bare BG. Brunner & Suddarth: tratado de enfermagem m.dico-cir.rgica. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 2009.

Springhouse. As melhores pr.ticas de enfermagem: procedimentos baseados em evidências. 2. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. 640p.

Wright, LM, Leahey, M. Enfermeiras e fam.lias: um guia para avalia..o e interven..o na fam.lia. 5.ed. São Paulo: Roca; 2012.365p.

Carga Horária:

1092 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Ana Paula Xavier da Silveira
Carolina Marques Marcondes Pinto
Fabiana Lucia Passos Marques
Fabiana Pereira das Chagas Vieira
Fernanda Ayache Nishi
Francine Fernandes Pires Mekitarian
Gisele Abrão Queiroz
Joese Aparecida Carvalho
Karin Emilia Rogenski
Karina Sichieri
Nadia Nasser Follador
Nanci Cristiano Santos
Paulo Carlos Garcia
Regiane Henrique Ferreira Suano
Roberta de Jesus Santos Silva
Silvana da Silva Pachêco
Vanessa Dias Fogaça


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP