Atividade

113931 - Saúde do Adulto e do Idoso na Atenção Primária

Período da turma: 09/05/2024 a 11/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Principais protocolos clínicos para tratamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – hipertensão e diabetes, no contexto da atenção primária. Programas de imunização e de controle de doenças transmissíveis, como HIV/Aids, tuberculose e hanseníase, com ênfase na Saúde do Adulto e Idoso

Referências bibliográficas:

São Paulo (cidade). Secretaria da Saúde. Manual técnico: saúde do adulto. Secretaria da Saúde. Coordenação da Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família. 4. ed. São Paulo: SMS, 2016.

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Nota Técnica Para Organização da Rede de Atenção à Saúde com foco na Atenção Primária à Saúde e na Atenção Ambulatorial Especializada - Saúde da Pessoa Idosa. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein: Ministério Da Saúde, 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

Albuquerque SMSR, Albuquerque EPR. Protocolo clínico prático para o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis. - área técnicas das Doenças Crônicas não Transmissíveis da Atenção Básica do Município de São Paulo, 2019.

Albuquerque SMSR. Protocolo das linhas de cuidado das doenças crônicas não transmissíveis - área técnica das Doenças Crônicas não Transmissíveis da Atenção Básica do Município de São Paulo, 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.
Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 128 (Cadernos de Atenção Básica, n. 37)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Manual técnico para o diagnóstico da infecção pelo HIV em Adultos e Crianças. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

Brasil. Ministério da saúde. secretaria de Vigilância em saúde. departamento de Vigilância das doenças transmissíveis. Manual de Recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Diretrizes para vigilância, atenção e eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública : manual técnico-operacional. Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

Organização Panamericana de Saúde. Curso doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-19. Disponível em: https://www.campusvirtualsp.org/pt-br/curso/virus-respiratorios-emergentes-incluindo-o-covid-19

Carga Horária:

42 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 6
 
Ministrantes: Camila Quartim de Moraes Bruna


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP