Atividade

113908 - DifCultTestTDCTEATDAH - Testes de avaliação de comportamentos em TDC, TEA e TDAH

Período da turma: 26/10/2023 a 27/10/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Mostrar como o movimento humano está atrelado aos movimentos ginásticos, habilidades esportivas e
habilidades do cotidiano, isso nos mostra evidências de que as habilidades básicas também necessitam serem
trabalhadas, sendo essa uma função dos profissionais que trabalham com o movimento humano, tais o profissional da
educação física, psicoterapeutas, fisioterapeutas entre outros mais.
Objetivos: Apresentar a importância da aplicação de testes sobre os conhecimentos comportamentais para o
tratamento clínico, na escola e como se procede a avaliação do comportamento dos sujeitos com o TDAH, TDC e o
TEA.
Conteúdo:
Apresentação e conhecimentos de testes para avaliação diagnóstica dos transtornos do neurodesenvolvimento - TDAH, TDC e TEA -e as comorbidades.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.).
Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013
DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do
desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009.
BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia
Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017.
Programa de Disciplina
SER
Curso de Difusão Cultural:
Prática aplicada às dificuldades motoras dos
transtornos do neurodesenvolvimento
FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W.
The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in
children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016.
GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit
hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common
etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015.
HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery For Children (2nd ed.) (examiner’s
manual). London: Harcourt Assessment, 2007.
SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past
and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015.
ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental
coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health And Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013.
BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford
Press, 1998.
COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003.
DOPFNER, M.; HAUTMANN, C.; GORTZ-DORTEN, A.; KLASEN, F.; RAVENS-SIEBERER, U. Long-term course of ADHD
symptoms from childhood to early adulthood in a community sample. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 24, n. 6, p. 665-
73, Nov 14 2014.
LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a
Neuropsicologia. In: FUENTES, D.;MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre:
Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229.
PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006.
POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and
behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep
2004.
POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a
systematic review and metaregression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007.
ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with
attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatr, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos
da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., v. 18, p. 33-44, 2004.
HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Jorge Alberto de Oliveira
Renata Hydee Hasue
Sergio Roberto Silveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP