Atividade

113906 - DifCultInterTDC -Programa de intervenção motora atuação em Clínica e Escola em TDC

Período da turma: 18/10/2023 a 19/10/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Mostrar como o movimento humano está atrelado aos movimentos ginásticos, habilidades esportivas e
habilidades do cotidiano, isso nos mostra evidências de que as habilidades básicas também necessitam serem
trabalhadas, sendo essa uma função dos profissionais que trabalham com o movimento humano, tais o profissional da
educação física, psicoterapeutas, fisioterapeutas entre outros mais.
Objetivos: Elaborar programas de intervenção e mostrar a importância dos conhecimentos do comportamento motor
para o tratamento clínico, na escola e como se procede a avaliação do comportamento motor das crianças alvo de
atuação com o TDC.
Conteúdo:
Elaboração e montagem de programas de movimentos baseados nos critérios disgnósticos; características
diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; questões diagnósticas relativas a cultura; consequências
funcionais dos transtornos do neurodesenvolvimento e as comorbidades;
Identificação de variáveis de controle da coordenação motora nos individuos com dificuldades motoras.
Implicações dos conhecimentos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e as dificuldades motoras na
educação física, fisioterapia, esporte e áreas correlatas;
Técnicas, metodologias e estratégias de análise de movimento relacionadas as dificuldades motoras no TDC.
Bibliografia:
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.).
Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013
DANTAS, L. E. P. T.; MANOEL, E.J. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do
desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009.
Programa de Disciplina
SER
Curso de Difusão Cultural:
Prática aplicada às dificuldades motoras dos
transtornos do neurodesenvolvimento
BELTRAME, T. S.; CAPISTRANO, R.; ALEXANDRE, J. M.; LISBOA, T.; ANDRADE, R. D.; FELDEN, É. P. G. Prevalência do
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia
Ocupacional da UFSCar, v. 25, n. 1, 2017.
FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W.
The effect of a motor skills training program in the improvement of practiced and non-practiced tasks performance in
children with developmental coordination disorder (DCD). Human Movement Science, v. 46, p. 10-22, 2016.
GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; LICARI, M.; PIEK, J. P.; HASUE, R. H.; OOSTERLAAN, J.; OLIVEIRA, J. A. Attention deficit
hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common
etiology. Behavioural Brain Research, v. 292, p. 484-492, 2015.
HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery For Children (2nd ed.) (examiner’s
manual). London: Harcourt Assessment, 2007.
SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past
and future. Human Movement Science, v. 42, p. 293-306, 2015.
ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental
coordination disorder: a systematic review. Child: Care, Health And Development, v.39, n. 4, p. 562-580, 2013.
BARKLEY, R. A. Attention-deficit Hyperactivity Disorder: A Handbook for Diagnosis and Treatment. New York: Guilford
Press, 1998.
COLLETT, B. R.; OHAN, J. L.; MYERS, K. M. Ten-year review of rating scales. V: scales assessing attentiondeficit/hyperactivity disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, v. 42, n. 9, p. 1015-37, Sep 2003.
DOPFNER, M.; HAUTMANN, C.; GORTZ-DORTEN, A.; KLASEN, F.; RAVENS-SIEBERER, U. Long-term course of ADHD
symptoms from childhood to early adulthood in a community sample. Eur Child Adolesc Psychiatry, v. 24, n. 6, p. 665-
73, Nov 14 2014.
LAGE, G. M.; BENDA, R. N.; UGRINOWITSCH, H.; CHRISTE, B. Articulações entre o Comportamento Motor e a
Neuropsicologia. In: FUENTES, D.;MALLOY-DINIZ, L. F., et al (Ed.). Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre:
Artmed, 2007. cap. 12, p.207-229.
PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006.
POETA, L. S.; ROSA NETO, F. Epidemiological study on symptoms of attention deficit/hyperactivity disorder and
behavior disorders in public schools of Florianopolis/SC using the EDAH. Rev Bras Psiquiatr, v. 26, n. 3, p. 150-5, Sep
2004.
POLANCZYK, G.; DE LIMA, M. S.; HORTA, B. L.; BIEDERMAN, J.; ROHDE, L. A. The worldwide prevalence of ADHD: a
systematic review and metaregression analysis. Am J Psychiatry, v. 164, n. 6, p. 942-8, Jun 2007.
ROSA NETO, F.; GOULARDINS, J. B.; RIGOLI, D.; PIEK, J. P.; OLIVEIRA, J. A. Motor development of children with
attention deficit hyperactivity disorder. Rev Bras Psiquiatr, v. 37, n. 3, p. 228-34, Sep 2015.
SANTOS, S.; DANTAS, L.; OLIVEIRA, J. A. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos
da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., v. 18, p. 33-44, 2004.
HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 400
 
Ministrantes: Jorge Alberto de Oliveira
Renata Hydee Hasue


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP