Atividade

113890 - MÓDULO - TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM

Período da turma: 17/05/2024 a 25/10/2024

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Descrição: Aprendizagem baseada em problemas
Compreender o método da Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos como forma de promover o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e estimular o estudo individual.

Bibliografia
Bender, W.N. 2015. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, Porto Alegre, RS, Brasil.
Berbel, N.A.N. 1996. A metodologia da Problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina 17: 7-17.
Echeverría, M.P.P.; Pozo, J.I. 1998. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: Pozo, J.I. (Org.). A solução de problemas. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Ribeiro, L.R.D.C. 2022. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. EdUFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

Avaliação da aprendizagem
Fazer a abordagem teórico-metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem, abordar seus impactos e resultados. Estabelecer as relações entre avaliação e aprendizagem.

Bibliografia
Luckesi, C.C. 2013. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Luckesi, C.C. 2022. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Penin, S.T.S. 2021. Avaliação da aprendizagem. Pecege Editora, Piracicaba, SP, Brasil.
Santos, P.K.; Guimarães, J. 2017. Avaliação da aprendizagem. SER - SAGAH, Porto Alegre, RS, Brasil.
Vasconcellos, C.S. 1995. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. Libertad, São Paulo, SP, Brasil.

Base curricular
Proporcionar o entendimento dos requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para assim estruturar a grade e planejamento da escola. Quais estratégias na gestão para atender a BNCC.

Bibliografia
Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.
Moreira, A.F.B.; Silva, T.T. 2002. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Moreira, A.F.; Silva, T.T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. 6ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil
Moreira, A.F.B. 2003. Currículos e programas no Brasil. 10ed. Papirus, Campinas, SP, Brasil.

Bonamino, A.; Martínez, S.A. 2002. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade. 23(80): 368-385.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.

Conhecimento, currículo e cultura escolar
Abordar sobre o capital cultural, o êxito na escola e a relação com a cultura e o conhecimento, e a diversidade e saberes docentes. Qual a importância do tema na gestão e seus impactos.

Bibliografia
Bruner, J. 2001. A cultura da educação. ArtMed, Porto Alegre, RS, Brasil.
Forquim, J.C. 1993. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Moreira, A.F.B.; Candau, V.M. 2003. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação 23: 156-168.
Bonamino, A.; Martínez, S.A. 2002. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade. 23(80): 368-385.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.

Coordenação pedagógica
Compreender as atribuições da função do Coordenador Pedagógico. Discutir os maiores desafios encontrados no cotidiano e a forma de minimizá-los.

Bibliografia
Almeida, L.R.; Placco, V.M.N.S. 2008. O coordenador pedagógico: Provocações e possibilidades de atuação. Edições Loyola, São Paulo, SP, Brasil.
Liberato, J.M.; Prado, M.R.L.; Costa, R.L.D. 2021. O Fazer Pedagógico do Coordenador-Entre a Teoria e a Prática. Epitaya E-books, 1(13): 56-65.
Ferreira, V.M.R.; Pooli, J.P.; Dias, L.R. 2018. Coordenação Pedagógica: A Formação e os Desafios da Prática nas Escolas. Editora Appris, Curitiba, PR, Brasil.

Educação científica na escola
Discutir a importância da História e Filosofia das Ciências na abordagem dos conteúdos científicos. Apresentar práticas que estimulem a prática da ciência na escola.

Bibliografia
Araújo, K.S.S. 2018. Educação Científica: Outras Vertentes do Conhecimento. Editora Appris, Curitiba, PR, Brasil.
Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.
Poole, M., André, A. 1995. Princípios e valores na educação científica. Instituto Piaget, Lisboa, Portugal.

Metodologias ativas
Apresentar as diferentes metodologias para um ensino inovador, os desafios e como envolver os diferentes atores (alunos, professores e gestores).

Bibliografia
Bacich, L.; Moran, J. 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, São Paulo, SP, Brasil.
Moran, J. 2021. Metodologias ativas de bolso: Como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. Editora do Brasil, São Paulo, SP, Brasil.
Soares, C. 2021. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. Cortez Editora, São Paulo, SP, Brasil.
Santos, M.P.; Almeida Junior, A; Leal, I.A.F. (orgs.). 2021. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios. Amplla Editora, Campina Grande, PB, Brasil.

Modelos de Ensino Híbrido
Apresentar os conceitos, fundamentos, características e especificidades do ensino híbrido e discutir sobre os benefícios desses modelos para a aprendizagem.

Bibliografia
Bacich, L.; Neto, A.T; Trevisani, F.M. 2015. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Penso Editora, Porto Alegre, PR, Brasil.
Horn, M.B.; Staker, H.; Christensen, C. 2015. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, Porto Alegre, PR, Brasil.
Santos, M.P.; Almeida Junior, A; Leal, I.A.F. (orgs.). 2021. Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios. Amplla Editora, Campina Grande, PB, Brasil.

Neurociência aplicada à educação
Relacionar as áreas da saúde e educação. Apresentar qual o papel do gestor nesse processo, seus desafios e soluções.

Bibliografia
Cosenza, R.; Guerra, L. 2009. Neurociência e educação. Artmed Editora, Porto Alegre, PR, Brasil.
Relvas, M. 2021. Neurociências de bolso: A contribuição das neurociências no processo da aprendizagem escolar. Editora do Brasil, São Paulo, SP, Brasil.
Novaes, R.A.C.B.; Santos, L.P.D., Magalhães, M.S.Q.; Mello, C.B.; Costa, N.C.; Ramiro, F.S.; Picinini, R.S.C.; Santos, É.G.R.; Rocha, T.O.; Vercelli, L.C.A.; Dias, E.T.D.M.; Jesus, C.D.F..; Santos, A.A.; Feldberg, S.C.F.; França, R.J.A.F.; Lima, L.P.; Tudesco, I.S.S.; Tassini, S.V.; Saturnino, F.; Terena, S.M.L.; Santos, H.M.; Vacas, A.P.; Cardoso, J.M.; Fernandes, R.; Barbosa, L.M.G.; Bonini, T.F.; Cardoso, T.S.G. 2021. Educação e Neurociência: processos neurológicos, histórico-culturais, cognitivos, psicossociais e a formação humana. BT Acadêmica, Paranaíba, PI, Brasil.

Planejamento: trabalho pedagógico e o cotidiano escolar
Discutir o sentido de planejamento no ambiente escolar. Desvelar a complexidade do trabalho pedagógico. Lançar apostas para o enfrentamento da complexidade.

Bibliografia
Lopes, A.O. 1992. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: Candau, V. Repensando a didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Marcilio, D.S. 2021. Planejamento do trabalho docente. Editora Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Vasconcellos, C.S. 1995. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. Libertad, São Paulo, SP, Brasil.
Gimeno Sacristán, J. 2000. Âmbitos do plano. In: Gimeno Sacristán, J.; Pérez Gómez, A.I. Compreender e transformar o ensino. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Zabala, A.A. 1998. Prática educativa: Como ensinar. ArtMed, Porto Alegre, RS, Brasil.

Problematização e contextualização na aprendizagem de conceitos
Introduzir o conceito de problematização. A valorização dos conhecimentos prévios e sua respectiva ativação para a definição dos aspectos relevantes da problemática analisada.

Bibliografia
Berbel, N.A.N. 1996. A metodologia da Problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina 17: 7-17.
Berbel, N.A.N. 1999. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Editora UEL, Londrina, PR, Brasil.

Recursos didáticos de apoio ao professor
Apresentar como a escola deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto.

Bibliografia
de Bem Machado, A (org.). 2021. Educação, recursos didáticos, cotidiano escolar e pesquisas: processos e aprendizagem. Editora Bagai, Curitiba, PR, Brasil.
Kishimoto, T.M. 1994. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Libâneo, J.C. 1994. Didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Lopes, A.O. 1992. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: Candau, V. Repensando a didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.

Tecnologias aplicadas à gestão educacional
Discutir ferramentas de apoio à gestão com o objetivo de contribuir no desenvolvimento da autonomia da escola e da gestão democrática.

Bibliografia
Feldkercher, N., Aimi, D.S. 2009. Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores. Revista Paidéi@, Unimes Virtual 2(1):1-20.
Vieira, A.T.; Bianconcini, M.E.; Alonso, M. (orgs). 2003. Gestão educacional e tecnologia. Avercamp, São Paulo, SP, Brasil.

Tecnologias na Educação
Promover reflexão sobre novas formas de aprender e de ensinar, relacionadas ao uso de tecnologias.

Bibliografia
Behrens, M.A.; Moran, J.M.; Masetto, M.T. 2017. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, Campinas, SP, Brasil.
Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial [MEC]. 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.
Feldkercher, N., Aimi, D.S. 2009. Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores. Revista Paidéi@, Unimes Virtual 2(1): 1-20.
Moran, J.M. 2014. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, Campinas, SP, Brasil.

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 900
 
Ministrantes: Cristiane de Carvalho Pinto
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
José Manuel Moran Costas
Leandro Key Higuchi Yanaze
Lino de Macedo
Marcos Yassuo Kamogawa
Monica Appezzato Pinazza
Nilson Jose Machado
Rosebelly Nunes Marques
Sonia Teresinha de Sousa Penin
Vivian Batista da Silva


 
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