Atividade

113888 - MÓDULO - FUNDAMENTOS, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL

Período da turma: 01/11/2024 a 23/05/2025

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Descrição: Capital cultural, habitus e a gestão escolar
Estudo do referencial sociológico elaborado por Pierre Bourdieu para a interpretação dos fenômenos culturais e educacionais. Investigação sobre a (sócio)lógica do funcionamento interno da instituição escolar e de seus produtos (a certificação das competências), buscada nas relações entre a reprodução cultural e a reprodução social.

Bibliografia
Forquim, J.C. 1993. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil.
Nogueira, M.A., Nogueira, C.M.M. 2013. Bourdieu & a Educação. Autêntica Editora, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Gonçalves, N.G.; Gonçalves, S.A. 2017. Pierre Bourdieu: Educação para além da reprodução. Editora Vozes Limitada, Petrópolis, RJ, Brasil.
Muzzeti, L.R.S.; Santos, D.M.; Santos, A.A. 2019. Conhecimento, currículo e cultura escolar: Pierre Bourdieu e a Interpretação dos Fenômenos Educacionais. Pecege Editora, Piracicaba, SP, Brasil.

Diversidade e múltiplas linguagens
Discutir sobre a importância da diversidade e múltiplas linguagens que colaboram com a criticidade, ludicidade e diversidade artística, cultural e religiosa na escola; discutir estratégias para melhor abordagem sobre migrações e seus impactos para assim possibilitar a inclusão do aluno no contexto e ambiente escolar.

Bibliografia
Caprini, A.B.A. 2016. Educação e Diversidade Étnico-Racial. Paco Editoral, Jundiaí, SP, Brasil.
Vieira, P.A.S.; Silva, T.P.; Costa, J.S. 2017. Educação e diversidade: experiências e desafios em Mato Grosso. Paco Editorial, Jundiaí, SP, Brasil.
Silva, M.A.; Santos, M.R.N. 2021. Educação, diversidade e direitos humanos: Trajetórias e desafios. Paco e Littera, Ucrânia, SP, Brasil.

Educação especial na perspectiva inclusiva
Apresentar a discussão a respeito da educação inclusiva e da educação especial, contextualizando seus fundamentos e políticas; discutir o papel do gestor na inclusão da pessoa com deficiência na escola, de maneira efetiva.

Bibliografia
Bendinelli, R.C. 2021. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Editora Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial [MEC]. 2008. Política Nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. MEC, SEESP, Brasília, DF, Brasil.
Ivan Vale de Sousa. Educação inclusiva no Brasil: História, gestão e políticas. (2019). Paco e Littera, Jundiaí, SP, Brasil.
Carneiro, R.U.C.; Acqua, M.J.C.D.; Caramori, P.M. (orgs.). 2014. Educação Especial e Inclusiva. Paco Editorial, Jundiaí, SP, Brasil.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [UNESCO]. 1994. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca, Espanha.

Equidade e educação
Apresentar e discutir sobre forma de equidade na educação; refletir ações mais plurais e inclusivas.

Bibliografia
Amaral Sobrinho, J.; Gomes, C.A.C. 1992. Qualidade, eficiência e eqüidade na educação básica. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília, D.F., Brasil.
Yannoulas, S.C. 2020. Política Social e Desigualdades: A Educação em Destaque. Editora Appris, Curitiba, SP,Brasil.

Finanças para não financeiros
Compreender o funcionamento da área financeira das escolas; aplicação de contabilidade básica para tomada de decisão; conhecer sobre princípios contábeis, finanças, balanço patrimonial e capital de giro e suas aplicações na administração da escola; reconhecer a contabilidade como ferramenta de gestão.

Bibliografia
Greco, A.; Arend, L. 2017. Contabilidade: teorias e práticas básicas. 5ed. Saraiva, São Paulo, SP, Brasil.
Marion, J.C. 2022. Contabilidade básica. 13. ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Financiamento da educação e a gestão escolar
Apresentar os programas de financiamento da educação, assim como discutir suas implicações e possibilidades na unidade escolar; apresentar os fundamentos legais do financiamento da educação.

Bibliografia
Antero, C. 2020. Gestão financeira nos contextos educacionais. Editora Senac São Paulo. São Paulo, SP,Brasil.
Cruz, R.E. 2021. Financiamento da Educação e Pacto Federativo: Qual o Papel do FNDE?. Editora Appris, Ucrânia, SP, Brasil.
Santos, A.S.R. 2014. Financiamento da educação no Brasil. Brasil: Paco e Littera, Jundiaí, SP, Brasil.

Fundamentos econômicos na escola
Conceituar a economia e compreender a teoria econômica; compreender os principais impactos econômicos causados pelo desenvolvimento da Educação na sociedade de forma geral; analisar conceitos básicos, contribuições e influência da Economia na Educação; analisar a conjuntura econômica e a relação com a educação brasileira.

Bibliografia
Bacha, C.J.C. 2006. Macroeconomia - Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. Alínea, Campinas, SP, Brasil.
Ramos, C.A. 2015. Introdução à Economia da Educação. Alta Books Editora, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gestão democrática, política educacional e sistemas de ensino
Discutir sobre a consolidação da gestão democrática da escola a partir de aspectos legais, conceituais, apresentando soluções às demandas para sua efetiva implementação com destaque para as demandas e para os desafios presentes nos diferentes sistemas de ensino.

Bibliografia
Dantas, S. 2022. Gestão Democrática: Participação da Comunidade Escolar. Editora Dialética, São Paulo, SP, Brasil.
Fernandes, M.D.E. 2020. Gestão Democrática da Educação no Brasil: A Emergência do Direito à Educação. Brasil: Editora Appris, Curitiba, PR, Brasil.
Ferreira, N.S.C. (org.). 1998. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.

Legislação do funcionamento da escola
Apresentar os processos baseados na evolução da legislação da educação em conjunto com o conselho escolar e o regimento escolar que balizam o funcionamento de escolas; contextualizar as dificuldades ou problemas a serem observados quanto a sua implantação.

Bibliografia
André, M. 1992. Cotidiano escolar e práticas sócio-pedagógicas. Em Aberto, 11(53):29-38.
Paro, V. H. 1987. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de pesquisa, (60): 51-53.
Secretária Estadual de Educação de São Paulo. 2014. Cartilha Conselho de Escola. Secretaria Estadual de Educação. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/762.pdf

O direito à educação
Discutir a evolução do direito à educação e seu funcionamento no sistema brasileiro. Compreender e atuar sobre significado da palavra direito; compreender os direitos fundamentais e papel do Gestor mediante o direito a Educação no Brasil.

Bibliografia
Azevedo, J. 2004. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, N.S.C.; Aguiar, M.A.S. (orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Brasil. Constituição. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Centro Gráfico, Brasília, DF, Brasil.
Brasil. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Brasília, DF, Brasil.
Nascimento, I.P., Abreu, W.F. 2020. Direito à Educação Pública: políticas, Formação Docente e Diversidade Cultural - Volume I. Editora Appris. Ucrânia, SP, Brasil.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura [UNESCO]. 1990. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia.

Órgãos colegiados da escola
Oferecer aos alunos subsídios para a compreensão do significado e ações dos órgãos colegiados na gestão da Educação.

Bibliografia
Libâneo, J.C. 2003. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. Editora Alternativa, Goiânia, GO, Brasil.
Lima, M.F.M. 2020. Conselhos Escolares, Gestão Democrática e Qualidade de Ensino: é Possível Estabelecer Relações?. Editora Appris. Curitiba, PR, Brasil.
Lück, H. 2017. A gestão participativa na escola. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, Brasil.

Plano de ações articuladas
Conceituar o Plano de Ações Articuladas (PAR); oferecer maiores subsídios para o conhecimento e aplicação das políticas públicas, visando principalmente o PAR na perspectiva da Política Educacional e a Gestão Escolar.

Bibliografia
Azevedo, J. 2004. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, N.S.C.; Aguiar, M.A.S. (orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.
Ramalho, M.L.; Paula, S.G.; Costa, M.P.S.L. 2020. Plano de Ações Articuladas-PAR: Uma política de descentralização em análise. Editora Kelps. Ucrânia, SP, Brasil.

Políticas e Programas de Educação
Conceituar e apresentar as políticas públicas; discutir sobre as metas propostas pelo Políticas e Programas de Educação (PNE); compreender como funciona as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); refletir como estes planos podem contribuir para mudar a qualidade da Educação no Brasil.

Bibliografia
Alves, C.A.C. 2021. Políticas e organização da educação no Brasil. Editora Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Azevedo, J. 2004. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, N.S.C.; Aguiar, M.A.S. (orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. Cortez, São Paulo, SP, Brasil.

Recursos financeiros na escola
Entender o processo de planejamento, processos administrativos e controle dos recursos financeiros das escolas públicas e particulares; compreender as competências das escolas quanto ao gerenciamento dos recursos financeiro, como planejá-los e como prestar contas.

Bibliografia
Antero, C. 2020. Gestão financeira nos contextos educacionais. Editora Senac São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Souza, C.M.D.J.; Medeiros, C.A.D. 2016. Contabilidade na Escola. Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Viabilidade econômica na escola
Compreender os conceitos e etapas para a análise da viabilidade econômica de projetos nas escolas públicas e particulares; analisar os riscos envolvidos e suas implicações quanto aos retornos esperados para tomada de decisões.

Bibliografia
Gomes, J.M. 2013. Elaboração e análise de viabilidade econômica de projetos: tópicos práticos de finanças para gestores não financeiros. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.
Silva, E.C. 2018. Como administrar o fluxo de caixa das empresas. 10.ed. Atlas, São Paulo, SP, Brasil.

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 900
 
Ministrantes: Evaristo Marzabal Neves
Fábio Araujo de Souza
Fernando Curi Peres
Flávia Negri Favarim
Haroldo José Torres da Silva
Humberto Francisco Silva Spolador
José Vaidergorn
Luci Regina Muzzeti
Marcos Cesar Rodrigues de Miranda
Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi
Roberval Ângelo Furtado


 
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