Atividade

113721 - Ritmos Biológicos e Educação: uma visão integrada

Período da turma: 24/07/2023 a 04/08/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1o. dia – Abertura. Introdução à cronobiologia;
2o. dia - Ciclo vigília/sono;
3o. dia– Ontogênese dos Ritmos Circadianos.
4o. dia - Temas de cronobiologia na educação infantil, ensino fundamental, médio e EJA.
5o. dia – Ritmos Biológicos e processos de Aprendizagem;
6o. dia - Relações entre sono, memória e aprendizagem;
7o. dia – O papel da escola e do professor no ensino de cronobiologia.
8o. dia - Oficina Tempo na Vida: apresentação e manejo do material.
9o. dia – Seminário com apresentação das propostas elaboradas pelos participantes;
10o. dia – Continuação das apresentações de seminário; Encerramento (percepção pessoal sobre o curso).

BIBLIOGRAFIA:
ALTET, Marguerite. As pedagogias da aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
CARVALHO-MENDES, R. P., DUNSTER, G.P., DE LA IGLESIA, H.O., & MENNA-BARRETO, L. Afternoon school start times are associated with a lack of both social jetlag and sleep deprivation in adolescents. Journal Biological Rhythms, 2020.
ELKIND, David. Sem tempo de ser criança: a infância estressada. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FONSECA, Vitor. da. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz. O sono na sala de aula: tempo escolar e tempo biológico. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007.
LOUZADA, Fernando; MENNA-BARRETO, Luiz Sleep-wake cycle expression in adolescence: influences of social contex. Biological Rhythm Research, v. 34, n. 2, p. 129-136, 2003.
MARQUES, Nelson; MENNA-BARRETO, Luiz. Cronobiologia: princípios e aplicações. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
MENNA-BARRETO, Luiz; WEY, Daniela. Ontogênese do sistema de temporização: a construção e as reformas dos ritmos biológicos ao longo da vida humana. Psicologia USP, v. 18, n. 2, p. 133-153, 2007.
CARVALHO-MENDES, Rubia; MENNA BARRETO, Luiz. Por que a Cronobiologia deve fazer parte da formação de educadores? Pro-posições, in press.
CARVALHO-MENDES, R. P., DUNSTER, G.P., DE LA IGLESIA, H.O., & MENNA-BARRETO, L. Afternoon school start times are associated with a lack of both social jetlag and sleep deprivation in adolescents. Journal Biological Rhythms, 35(4), 377-390, 2020. doi: 10.1177/0748730420927603.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Luiz Silveira Menna Barreto
Rubia Aparecida Pereira de Carvalho Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP