Atividade

113709 - MÓDULO - TECNOLOGIAS EMERGENTES, DATA SCIENCE E ANALYTICS

Período da turma: 13/05/2024 a 28/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (T.I.)
O papel da Tecnologia da Informação (TI) na transformação digital; O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios; O relacionamento do líder digital x CIO; Alinhamento estratégico de TI; Estruturação da área de T.I.; Casos aplicados.

BRIGGS, A. Uma História Social da Mídia: De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2004.
GABRIEL, M. Você, Eu e os Robôs. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
KELLY, K. The Inevitable: Understanding the 12 technological forces that will shape our future. New York, USA: Penguin, 2016.
LAUDON, K C, LAUNDON, J.P. Sistemas de Informação – com internet. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
LAUDON, K. C. Management Information Systems. 9ª ed. Pearson, 2011.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. (orgs.) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
MANSUR, R. Governança da Nova TI: A Revolução. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2013.
MCCARTHY, J.; WRIGHT, P. Technology as Experience. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2004.
PHAAL, R., FARRUKH, C. PROBERT, D. Technology roadmapping - A planning framework for evolution and revolution. Technological Forecasting and Social Change, v. 71, p. 5-26, 2004.
ROMANO, R. R. Tecnologia: O futuro do seu negócio passa por aqui. 3ª. Edição. São Paulo: Posigraf, 2012.
O’BRIEN, J. A. Sistemas da informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E.; VOLONINO, L. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2013.


DATA SCIENCE E BIG DATA
O que é Big Data; Os dados que integram o Big Data; Ferramentas Big Data; Big Data Analytics; Principais tecnologias associadas a Big Data, suas funções e diferenças em relação às empregadas em BI; Casos com o uso do Big Data.

ALCANTARA, L. K. Big Data e IoT: Desafios da Privacidade e da Proteção de Dados no Direito Digital. São Paulo: Bok2, 2017.
AMARAL, F.C.N. Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
BERGSON, L. R. Gestão e Governança de Dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.
CAMM, J. D. et al. Business Analytics. 3a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018.
CHEN, H., CHIANG, R. H. L.; STOREY, V. C. Business Intelligence and Analytics: from Big Data to Big Impact. Journal MIS Quarterly, vol. 36, no. 4. p. 1165-1188, 2012.
CHEN, Y. et al. Big data analytics and big data science: a survey. Journal of Management Analytics, v. 3, n. 1, p. 1-42. fev. 2016.
GRUS, J. Data Science do Zero. Alta books, 2021.
HAN, J., KAMBER, M. Data Mining: Concepts and Techniques. New York: Morgan Kaufmann Publisher, 2001.
MACHADO, F. N. R. Big Data. O Futuro dos Dados e Aplicações. São Paulo: Editora Érica, 2018.
MARQUESONE, R. Big Data/Técnicas e tecnologias para extração de valor dos dados. São Paulo: Casa do Código, 2017.
NESELLO, P; FACHINELLI, A. C. Big Data: O novo desafio para a gestão. Revista Inteligência Competitiva, v. 4, p. 18-38, 2014.
PROVOST, F; FAWCETT, T. Data Science para Negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2016.
TAURION, C. Big Data. Rio Janeiro: Editora Brasport, 2013.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Relação entre I.A., Analytics e Big Data; Princípios de IA e sua aplicação no mundo real; Onde pode-se aplicar I.A.; Breve introdução à projetos de I.A.; Casos de uso e atividades práticas para discussão em sala.

COSTA, E.; SIMÕES, A. – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2004:
GOERTZEL, B. e PENNACHIN, C. Artificial general intelligence. USA: Springer, 2010.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Petrópolis – RJ, Livro do Pré-Simpósio, IX Symposium on Virtual Reality. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2007.
LUCCI, S. e KOPEC, D. Artificial intelligence in the 21st century. USA: Mercury Learning & Information, 2019.
LUGER, G. Inteligência artificial. São Paulo: Pearson, 2013.
MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018.
MEDEIROS, L. F. de. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória. Curitiba: Editora InterSaberes, 2018.
SCHAHRAM, D. Smart Cities: The Internet of Things, People and Systems New York, USA: Springer, 2017.
RUSSELL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial Tradução da 2a. edição. CAMPUS-Elsevier, 2004.


ANALYTICS E MACHINE LEARNING
Introdução a Técnicas de Analytics e Machine Learning; Reconhecimento de Padrões; Algoritmos Supervisionados de Machine Learning; Construção de Modelos Preditivos; Elaboração de Casos Reais e Práticos.

BERRY, M.J.A; LINOFF, G. Data Mining Techniques For Marketing, Sales and Customer Support. 3ª ed. New York, USA: John Wiley & Sons, Inc., 2011.
DAVENPORT, T. H.; HARRIS, J. G.; MORISON, R. Analytics at work: smarter decisions, better results. Boston, MA: Harward Business Press, 2010.
FAWCETT, T.; PROVOST, F. Data Science para negócios. 1ª ed. Alta Books: 2016.
FERNADEZ, G. Data Mining Using SAS Applications. New York: Chapman & Hall/CRC, 2003.
HOFFMANN, R.; VIEIRA, S. Análise de Regressão. São Paulo: Atual, 2a. ed., 1977.
MAHESHWARI, A. Data analytics made accessible. USA: eBook Kindle edition, 2019.
MUELLER, A. C; GUIDO, S. Introduction to Machine Learning with Python a Guide for Data Scientists. New York, USA: O'Reilly Media, 2016.


BLOCKCHAIN, CRIPTOMOEDAS E NFT
Conceituando Blockchain; Definindo organizações baseadas na lógica do Blockchain; Contratos inteligentes; Aplicações de blockchain nos diversos segmentos de mercado; O que são criptomoedas e como funcionam; Evolução das diferentes criptomoedas na economia mundial; O que são NFTs e suas aplicações.

ANTONOPOULOS, A.M.; WOOD, G. O’Reilly. Mastering Ethereum: Building Smart Contracts and DApps, 2019.
FLEMING, S. Blockchain technology and microservices architecture. USA: eBook Kindle, 2018.
LEWIS, A. The Basics of Bitcoins and Blockchains: An Introduction to Cryptocurrencies and the Technology
that Powers Them. Editora Mango Media, 2018. MOUGAYAR, W. Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet. 2017.
SWAN, M. Blockchain: blueprint for a new economy. USA: O’Reilly Media, 2015.
TAPSCOTT, D.; TAPSCOTT, A. Blockchain Revolution. 1ª ed. SENAI-SP: 2017.
ULRICH, F. Bitcoin: A moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.


FINTECHS – INOVAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO
O que são Fintechs; Como a tecnologia está sendo usada na oferta de novos produtos e serviços nos mercados financeiros; Principais áreas de inovação no setor financeiro do Brasil e mundo; Desafios do mercado (evolução tecnológica, regulamentação financeira e governo) e estudos de caso.

ARSLANIAN, H. The Future of Finance: The Impact of FinTech, AI, and Crypto on Financial Services. Editora
Springer, 2019.
CHISHTI, S. The FINTECH Book: The Financial Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and Visionaries. New York, USA: Wiley, 2016.
DINIZ, B. O Fenômeno Fintech: Tudo sobre o movimento que está transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo. Alta Books, 2020.
KING, B. Bank 4.0: Banking Everywhere, Never at a Bank. 1ª ed. John Wiley & Sons: 2019.
JORGE, R. R. et al. O ecossistema de fintechs no Brasil. Revista de Casos e Consultoria, v. 9, n. 3, Set. 2018.
SIRONI, P. FinTech Innovation: From Robo-Advisors to Goal Based Investing and Gamification. Editora
Wiley, 2016.


MARKETING DIGITAL
Mudanças do marketing tradicional para o digital; Bases e conceitos do marketing digital; Funil de Conversão; Análise e atuação nas principais mídias sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Pinterest, Twitter, dentre outros (p.ex. TikTok); Cases e exemplos de aplicação dos conceitos da disciplina.

FLATSCHART, Fábio. HTML5 – Embarque Imediato. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2011.
JENKIS, H. Cultura da Convergência. São Paulo. Editora Aleph, 2008.
JOHNSON, S. Cultura da interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zahar, 2001.
KINGSNORTH, S. Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. USA: Kogan Page, 2019.
SAFKO, L. A Bíblia da Mídia Social. Blucher, 2010.
SALEH, K.; SHUKAIRY, A. Otimização de conversão – A Arte e a Ciência de converter prospects em clientes. Novatec, 2019.
SCOTT, D. Marketing e comunicação na era digital. São Paulo: Évora, 2015.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. M.Books, 2011.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital. Novatec, 2018.
TURCHI, S.R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. 2ª ed. São Paulo: Editora Gen, 2018.
VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital. 1ª ed. Novatec, 2011.


SEO & SEM
Marketing de busca e marketing de conteúdo; Como otimizar motores de busca: Google, SEO (Search Engine Optimization), SEM (Search Engine Marketing) e SMO (Social Media Optimization); Tipos de campanha (search, display, remarketing, shopping, Youtube); Casos e exemplos práticos.

BAILYN, E. SEO Made Easy: Everything You Need to Know About SEO and Nothing More. Que Publishing, 2013.
CARDOSO, M. SEO Marketing: O Guia Definitivo de SEO Marketing Para Ficar Em #1 No Google. Kindle, 2016.
ENGE, E. Arte de SEO – Dominando a Otimização dos Mecanismos. Novatec, 2012.
FORMAGGIO, E.B. SEO – otimização de sites. Brasport, 2010.
GABRIEL, M. SEM & SEO: Dominando o marketing de busca. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
GABRIEL, M. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec, 2010
JERKOVIC, J.I. Guerreiro SEO. Novatec, 2010.


GOOGLE ANALYTICS, KPI’S E MÉTRICAS
Digital Analytics e Google Analytics; Uso de Analytics para modelagem de dados, identificação/resolução de problemas e aplicações na gestão; Analytics das principais redes sociais; Data Wrangling (análise otimizada dos dados); Casos e exemplos práticos.

BAILYN, E.; BAILYN, B. Outsmarting Google: SEO Secrets to winning new business. 1.ed. United States of America: Que Publishing, 2011.
CARNEIRO, R. et al. Web Analytics – Uma Visão Brasileira. WAW-Brasil, 2018. Disponível em http://www.waconsulting.com.br/downloads.php?tipo=2.
CLIFTON, B. Advanced Web Metrics With Google Analytics. Sybex, 2010.
KAUSHIK, A. Web Analytics 2.0: The Art of Online Accountability & Science of Customer Centricity. Sybex, 2009.
KLUBECK, M. Metricas - Como Melhorar Os Principais Resultados De Sua Empresa. Novatec, 2013.
REZ, R. Marketing de Conteúdo - A moeda do século XXI. São Paulo, Brasil:2013.
WEBER, J. Google Analytics e Google Tag Manager Para Desenvolvedores. Novatec Editora; 1ª ed., 2016.

MOBILE MARKETING
O que é Mobile Marketing; Importância e evolução do Mobile Marketing; Estratégias de Mobile Marketing; Mobile SEO: otimizando sites para dispositivos móveis; SMS & WhatsApp Marketing; QR Code Marketing & Payment; Casos de sucesso e insucesso do Mobile Marketing no Brasil e no mundo.

ALBACH, J. Designing web navigation. O’Reilly Media, 2007.
HUA, H. Mobile marketing management: case studies from successful practices. USA: Productivity Press, 2019.
NIELSEN, J. Usabilidade Móvel. 2ª ed. Elsevier, 2013.
PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. Basic Books, 2008.
SAYLOR, M.J. The Mobile Wave: How Mobile Intelligence Will Change Everything. Perseus Books/Vanguard Press, 2012.
SMASHING, Magazine. The Mobile Book. Smashing Media GmbH,2012.


INVESTIMENTOS E VALUATION DE EMPRESAS
Valuation de projetos empresariais; Técnicas de avaliação de empresas; Avaliação de empresas pelo método do fluxo de caixa descontado; Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC); A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital; Modelos de avaliação de startups; Exemplos de avaliação de empresas.

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 12ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BORINELLI, M. L.; PIMENTEL, R. C. Curso de Contabilidade para Gestores Analistas e outros profissionais. São Paulo: Atlas. 2004.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. A contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas. 2006.
COSTA, L. G. T. A.; COSTA, L. R. T. A.; ALVIM, M. A. Valuation. 2ª ed. Atlas, 2011.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos. Rio: Qualitymark, 1997.
DE FARO, C. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
HOJI, M; DA LUZ, A. E. Gestão Financeira e Econômica. São Paulo: Editora Atlas, 2018.
JORION, P. Financial Risk Management. 5. ed. John Wiley & Sons, 2009.
MARTELANC, R.; PASIN, R.; CAVALCANTE, F. Avaliação de Empresas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
MARTINS, E. (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MEGLIORINI, E.; VALLIN, M. A. Administração Financeira. São Paulo: Pearson 2018.
MENEGHETTI NETO, A. Educação Financeira. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
OLIVEIRA, E. Contabilidade digital. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.


TÓPICOS ESPECIAIS DE GESTÃO
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.

Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.


*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Eleonora Mota Diniz
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabiano Guasti Lima
Fabio Miguel Junges
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Henrique Rozenfeld
Luiz Paulo Lopes Favero
Soraia Herrador Costa Lima de Souza


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP