Atividade

113708 - MÓDULO - NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS, TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E CULTURA ÁGIL

Período da turma: 12/05/2025 a 06/10/2025

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Descrição: DISRUPÇÃO DIGITAL - NOVOS MINDSETS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O que é Disrupção Digital? Entendendo a importância da disrupção digital para o futuro dos negócios; Fundamentos e consequências da Digital Age; Os desafios de elaborar uma estratégia digital alinhada aos valores, atividades e recursos disponíveis; Exemplos e cases de T.D. nas empresas.

AMOR, D. E. Business (r)evolution. 2nd Edition, USA: Prentice Hall PTR, 2008.
BARABÁSI, A. Linked: how everything is connected to everything else and what it means for business, science, and everyday life. New York: Plume, 2003
CASE, S. A Terceira Onda da Internet: Como reinventar os negócios na era digital. 1ª ed. Alta Books, 2018.
GRAY, D. A Empresa Conectada. Novatec, 2019.
ISMAIL, S; MALONE, M; VAN GEEST, Y. Organizações Exponenciais, Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). São Paulo: Editora HSM, 2015.
JOHNSON, M. W. et al. HBR’s 10 must read on business model innovation. São Paulo: Harvard Business Review Brasil, 2019.
LOUCKS, J.; MACAULAY, J.; NORONHA, A.; WADE, M. Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game. 1ª ed. DBT Center Press: 2016.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. O Novo Código da Cultura: Vida ou Morte na Era Exponencial. 1ª ed. Gente, 2019.
ROGER D. L.; SERRA, A. C. C. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2017.
SALIM, I. Organizações Exponenciais, 1ª ed. Alta Books, 2018.
SCHWAB, K. A. Quarta Revolução Industrial. 1ª ed. Edipro: 2015


PLATAFORMAS E ECOSSISTEMAS DIGITAIS
Plataformas/Ecossistemas de negócios: participantes e seus papéis; Impacto dos modelos de negócio de plataformas e ecossistemas em diferentes mercados e como as empresas podem responder a esse movimento; Exemplos e cases de plataformas e ecossistemas no mundo e no mercado brasileiro.

BAWENS, M; KOSTAKIS, V. Network society and future scenarios for a collaborative economy. London: Polgrave Pivot, 2014
CHOUDARY, P. Platform Scale: How an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment. Platform Thinking Labs, 2015
KAUSHIK, A. Web Analytics 2.0 - A Arte das Análises de Web & A Ciência do Foco no Cliente. Alta Books, 2009..
MONTEIRO, D.; AZARITE, R. Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO: um modelo prático para toda empresa usar mídias sociais com eficiência e de forma estratégica. São Paulo: DVS Editora, 2012.
OSTERWALDER, A; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Alta Books, 2011.
PARKER, G.G. et al. Plataforma A Revolução da Estratégia. São Paulo: Brasil, 2016.


CENÁRIOS ECONÔMICOS PARA ANÁLISE DOS NEGÓCIOS
Princípios da análise econômica: conceitos/definições usuais; Fundamentos sobre nível de atividade: PIB, inflação, desemprego e seus índices; Introdução à Política Econômica: fiscal, monetária, cambial e seus instrumentos; Sistema Financeiro, Mercados e Conjuntura Econômica: estrutura do mercado financeiro e ambiente doméstico e internacional; Avaliação de cenário econômico e de tendências. Análise da Conjuntura Econômica.

BACHA, C.J.C.; Entendendo a Economia Brasileira. 2ª ed. Campinas: Alínea, 2011.
BACHA, C. J.C. Macroeconomia: Teoria e Aplicações à Economia Brasileira. 1ª ed. Campinas: Alinea, 2006.
BESANKO, D; BRAEUTIGAM, R. Microeconomics. 5ª ed. Wiley, 2014.
BLANCHARD, Olivier Macroeconomia – Teoria e Política Econômica. 4a edição. Rio de Janeiro: Editora Pearson/Prentice Hall, 2007.
DORNBUSCH, R.; FISCHER, S.; STARTZ, R. Macroeconomia. 10a edição São Paulo: McGrawhill, 2009.
MANKIW, N.G. Introdução à economia. São Paulo: Editora Pioneira/Thomson, 3ª edição, 2005.
SIMONSEN, M.H.; CYSNE, R.P. Macroeconomia, Editora Atlas, 4ª ed.,2009.
TAPSCOTT, D. Economia digital: promessa e perigo na era da inteligência em rede São Paulo: Makron, 2007.
TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A.D. Wikinomics. Como a colaboração de massa pode mudar o seu negócio. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
TAPSCOTT, D. Macrowikinomics: reiniciando os negócios e o mundo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.


ESTRATÉGIA E MODELOS DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Definição de estratégias na era da revolução digital; A mudança de parâmetros de análise em um negócio devido à dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa; Os desafios da execução da estratégia; Exemplos e casos de negócios digitais no Brasil e no mundo.

ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
ANSOFF, H.I. Estratégia empresarial. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1977.
___________, A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
BATEMAN, T. S.; SNELL S. A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas: 1998.
BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M. & SCHAEFER, S. Economics of Strategy. 4th Ed. John Wiley & Sons, 2007
BLANK, Steven Gary. Do sonho à realização em quatro passos: estratégias para criação de empresas de sucesso. São Paulo: Editora Évora, 2012.
CARNEIRO, J. M. T.; CAVALCANTI, M.; SILVA, J. D. Os determinantes da sustentabilidade da vantagem competitiva na visão resource-based. Encontro da ANPAD, v. 23, 1999.
COLLINS, J. Empresas feitas para vencer. São Paulo: HSM Editora, 2013.
DAMODARAN, A. Gestão Estratégica do Risco: uma referência para a tomada de riscos empresariais. Trad. Felix Nonnenmacher. São Paulo: Artmed Editora, 2009.
DIXIT, A.K.; NALEBUFF, B.J. The Art of Strategy: a Game Theorist´s guide to success in business and life. New York: W. W. Norton & Company, 2008.
DRUCKER, P.F. - O Essencial de Drucker. 1ª ed. Actual: 2008
FRIEDMAN, T. O Mundo é Plano. São Paulo: editora Objetiva, 2009.
KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P.A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
MAGALDI, S.; Neto, J.S. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial. 1ª ed. Gente, 2018.
MORAIS, F. Planejamento estratégico digital, 1ª ed. Brasport, 2009.
PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2016.


GESTÃO DE PROJETOS E METODOLOGIAS ÁGEIS
O que são metodologias ágeis?; Conhecendo as principais metodologias ágeis e onde aplicá-las; Conceitos e principais diferenças de metodologias ágeis; Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.

AMARAL, D. C. et al. Gerenciamento ágil de projetos: aplicação em produtos inovadores. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.
HUMBLE, J.; MOLESKY, J.; O’REILLY, B. Lean Enterprise. 1ª ed. O'Reilly Media, 2015.
KERZNER, H. Gerenciamento de Projetos: Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle. 10ª ed. São Paulo: Blucher, 2011.
KERZNER, Harold. Gestão de Projetos - 3ed: As Melhores Práticas. Bookman Editora, 2016.
MATHIAS, W.F.; WOILER, S. Projeto: planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1992.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. São Paulo: Atlas, 2007.
MENEZES, L. C. de M. Gestão de projetos. 3. ed. São Paulo: Atlas 2009.
MEREDITH, J.R., MANTEL, S. J., Jr., Administração de Projetos, Rio de Janeiro: LTC, 2003.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK – Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos. 1ª ed. Saraiva Editora, 2013.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with Scrum. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
SCHWABER, K. Agile Project Management with Scrum. Redmond, Washington: Microsoft Press, 2004.
SUTHERLAND, J; SCHWABER, K. The Scrum Guide. 11/2017. Disponível em:
https://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf. Acesso em: 10/06/2022.
VARGAS, R.V. Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK guide. 4. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.
VIDAL, A. Agile Think Canvas. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2017.
WERKEMA, C. Criando a Cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.


GESTÃO DA INOVAÇÃO NA ERA DIGITAL
Desmistificação a Inovação; Por que adotar a cultura ´customer centricity´; Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio; Metodologias dos modelos open source, da cocriação, do design de serviços e outras que auxiliem a criação de modelos de negócios inovadores; Cases e exemplos práticos.

CHRISTENSEN, C. O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam as empresas ao fracasso. 1ª ed. Makron Books, 2011.
DYER, J; CHRISTENSEN, C. M; GREGERSEN, H. DNA do inovador - dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura. São Paulo: HSM, 2012.
KAHNEY, L, LYRA, M. H, COSTA, C. I. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2009.
KELLEY, T. As 10 faces da inovação estratégias para turbinar a criatividade; Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007.
KRUG, S. Don’t make me Think. Pearson Educational. 2010.
MEIRA, S. Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor no Brasil. Casa da Palavra, 2013.
OSTERWALDER, A.; PIG, Y. Business Model Generation - inovação em modelos de negócios. Rio Janeiro: Editora Alta Books, 2011.
REIS, D. Gestão da Inovação Tecnológica. 2ª ed. São Paulo: Manole 2018.
ROAM, D. Desenhando negócios. Rio Janeiro: Editora Campus – RJ, 2011.
TEIXEIRA, T. Startups e inovação: direito no empreendedorismo (entrepreneurship law). São Paulo: Manole, 2017.
TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.


CULTURA DIGITAL E LIDERANÇA
Mudança de cultura organizacional e construção de uma cultura digital; O papel da Liderança na Transformação Digital; Abordagens, técnicas e ferramentas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças para a transformação digital das organizações; Cases e exemplos práticos.

BENYON, D. Interação Humano-Computador. 1ª ed. Pearson, 2011.
BOOG, G. Faça a diferença: como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. Infinito, 2000.
CIALDINI, R. As Armas da Persuasão. Sextante, 2012.
JOHANN, S. L. Gestão da cultura corporativa. São Paulo: Saraiva, 2003.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A. Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Pearson Brasil, 14ª ed, 2014.
SCHEIN, E.H. Organizational Culture and Leadership. Jossey-Bass, 2010.
SENGE, P. A quinta disciplina: Arte e prática da organização que aprende. Best Seller, 2013.
TAPPSCOT, D. A hora da geração digital. São Paulo: Editora Agir, 2010.
TAYLOR, K. Walking the Talk: A Cultura através do exemplo. Editora Labrador, 2022.
WESTERMAN, G.; BONNET, D.; McAFEE, A. Liederando na Era Digital. M. Books, 2015.


LEGISLAÇÃO NO AMBIENTE DIGITAL
Direito Digital; Princípios e responsabilidades - LGPD (Lei nº 113709/2018); Implicações da LGPD nos negócios das empresas varejistas; Transparência x privacidade; Segurança da informação; Cenários de usos e aplicações da LGPD no mercado de consumo.

BRAMAN, S. Change of state: information, policy, and power. Cambridge: The MIT Press,2009.
DONEDA, D. A proteção dos dados pessoais como um direito fundamental protection of personal data as a fundamental right. Revista. Espaço Jurídico.Joaçaba, v. 12, n. 2, p. 91-108, jul./dez. 2011.
FERRAZ JR, T. S. Argumentação jurídica. São Paulo: São Paulo: Manole, 2016.
FRAZÃO, A., TEPEDINO, G., OLIVA, M. D. Lei Geral de Proteção de Dados e suas repercussões no direito brasileiro. Thoson Reuters Brasil, 2019.
NUNES, R. Curso de Direito do Consumidor. 7ª ed. Editora Saraiva.
PINHEIRO, P. P. Direito Digital. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2021.


INTRODUÇÃO A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E CIBERSEGURANÇA
Entender como a segurança da informação e a proteção de dados podem alavancar a Transformação Digital; Abordar os princípios ligados à segurança da informação e de dados; Cases e exemplos práticos em empresas nacionais e internacionais.

CARUSO, C. A.; STEFFEN, F. D. Segurança em Informática e de Informações. 2ª ed. Senac, 1999.
CLARKE, R, KNAKE, R. Cyber War: The Next Threat to National Security and What to Do about It. Ecco Press, 2012.
FERGUSON, N., SCHNEIER, B., KOHNO, T. Cryptography Engineering: Design Principles and Practical Applications. Wiley Publishing, 2010.
GOLDREICH, O. Foundations of cryptography. Cambridge University Press, 2009.
HUBBARD, D.W., SEIERSEN, R. How to Measure Anything in Cybersecurity Risk. Wiley, 2016.
MILES, I. The development of technology foresight: A review. Technological Forecasting & Social Change, 77. pp. 1448–1456, 2010.
STALLINGS, W. Cryptography and Network Security: Principles and Practice. 7. ed. Pearson, 2016.

SUSTENTABILIDADE E ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Os impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas; A evolução da responsabilidade socioambiental; Economia colaborativa; Economia circular; Consumo sustentável; Conflitos éticos e Códigos de conduta; Responsabilidade social corporativa; Cases e exemplos práticos.

ALMEIDA, J. R. et al. Planejamento Ambiental. Caminho para Participação Popular e Gestão Ambiental. 23ª Edição, Rio de Janeiro, Biblioteca Estácio de Sá, 1999.
BICALHO, A. 2003. Responsabilidade Social das Empresas: Contribuição das Universidades. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. p. 364. 2003.
BLOK, M. Compliance e governança corporativa: atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei 12.846) e o Decreto-Lei 8.421/2015. Rio Janeiro: Freitas Bastos, 2017.
BRITO, F; CÂMARA, J. B. Democratização e Gestão Ambiental. Em Busca do Desenvolvimento Sustentável. 3ª Edição, Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.
CAVALCANTI, C. (Org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas. 3ª Edição, São Paulo, Cortez, Recife. Fundação Joaquim Nabuco, 2002.
COLEMAN, D. C. Ecology Revisited: Reflecting on Concepts, Advancing Science. University of California Press, 2010.
GUERRA, A. J.; CUNHA, S. B. Impactos Ambientais Urbanos no Brasil. São Paulo, Bertrand Brasil, 2001.
HARGROVES, K. & SMITH, M. (Editors). The Natural Advantage of Nations: Business Opportunities, Innovation and Governance in the 21st Century. Hardback: Earthscan/James&James, 2005.
MAIA, N. B.; MATOS, L.; BARELLA, N. Indicadores ambientais: Conceitos e aplicações. São Paulo, Educ/Coped/INEP, 2001.
MAY, P. H. et al. Economia e Meio Ambiente. São Paulo, Atlas, 2003.
MAY, P.; MOTTA, R. Valorando a Natureza. Rio de Janeiro, Campus, 1994.
MOURA, L. A. Economia Ambiental, Gestão de Custos e Investimentos. 2ª Edição Revista e Atualizada. São Paulo, Juarez Oliveira, 2003.
RIBEIRO, L. Estudos avançados no marketing sustentável. São Paulo: Pearson Education, 2017.


PRÁTICAS DE GESTÃO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Abordar diferentes perspectivas e vertentes diversidade e inclusão nas organizações; Abordar os impactos da gestão da diversidade no clima organizacional e nos indicadores de RH; Cases e exemplos de empresas benchmarking em gestão da diversidade.

AMATO, L. Diversidade e inclusão: e suas dimensões. Literare Books International, 2022.
CORTELLA, M. S. A Diversidade - Aprendendo a Ser Humano. 3DEA, 2020.
OLIVEIRA, G. Uma atitude por dia por um mundo com menos racismo. Belas Letras, 2020.
GARCIA, J. O negócio do social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
JANUZZI, P. M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo, Ed. Alínea, 5a edição, 2012.
PATTON, B. et al. Conversas difíceis: Como discutir o que é mais importante. Ed. Sextante, 2021.
SWEENEY, C., BOTHWICK, F. Inclusive Leadership: The Definitive Guide To Developing And Executing An Impactful Diversity And Inclusion Strategy. Pearson, 2016.

Tópicos Especiais de Gestão
Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de empresas na era digital.

Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.


*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Ana Carla Bliacheriene
Fernando de Souza Coelho
Fernando Martinson Ruiz
Gino Terentim Junior
Heliani Berlato dos Santos
Henrique Rozenfeld
Marcelo Severo Pimenta
Marcos Roberto Luppe
Regiane Relva Romano
Romeo Deon Busarello


 
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