Atividade

113603 - Módulo Gestão de Pessoas e Liderança

Período da turma: 28/10/2024 a 19/05/2025

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Descrição: Gestão de Pessoas na Organização

A Gestão de Pessoas no contexto organizacional. Relação entre estratégia organizacional e gestão de pessoas e gestão do time de projeto.

DUTRA, J. S. Gestão De Pessoas - Modelo, Processos, Tendências E Perspectivas. 2ª Edição. Atlas, 2016.
FLEURY, M. T. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.
LENCIONI, P. Os 5 desafios das equipes. Sextante, 2015
MAXIMIANO, A. C. A. Recursos Humanos: Estratégia e Gestão de Pessoas na Sociedade Global. Editora LTC, 2014.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.

Autoconhecimento e Diferenças Individuais

A importância do autoconhecimento para o gerente de projetos. Diferenças entre os indivíduos: personalidade, valores, história de vida, motivações. Atividades voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e reflexão das diferenças para maior qualidade nas relações humanas nos projetos.

BROWN, B. A coragem de ser imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é. Sextante, 2016.
DWECK, C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
KRZNARIC, R. O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro. Zahar: 2015.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.
SHINODA. C. Propósito de vida: Um guia prático para desenvolver o seu. Benvirá: 2021.

Inteligência Emocional

Emoções e evolução do cérebro. Sequestro emocional e gestão das emoções. O desenvolvimento da inteligência emocional. Inteligência emocional nas organizações e impacto para a gestão de projetos.

DAVID, S. Agilidade Emocional: Abra Sua Mente, Aceite as Mudanças e Prospere no Trabalho e na Vida. Cultrix, 2018.
DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A Teoria Revolucionária que redefine o que é ser líder Inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Inteligência emocional. Sextante, 2019.
TALEB, N. Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos. Objetiva, 2020.

Mindfulness

A prática do mindfulness: benefícios apontados por pesquisas científicas. Diferenciação: meditação e mindfulness. Mindfulness aplicado ao mundo corporativo. Práticas de atenção plena.

CALIA, R., OLIVEIRA, M. S. B., DEMARZO, M. P. Mindfulness and Theory U for the professional sense of purpose. Human and Social Management. RAM, Rev. Adm. Mackenzie 19 (5), 2018
COSENZA, R. M. Neurociência e Mindfulness: Meditação, Equilíbrio Emocional e Redução do Estresse. Artmed, 2021.
FARAH, E. E. Mindfulness para uma vida melhor. Sextante, 2018.
LANGER, E. Atenção Plena. Benvirá, 2018.
WILLIAMS, M.; PENMAN, D. Atenção Plena: Mindfulness. Editora Sextante, 2015.

Liderança e Motivação

Conceito de liderança e formas de desenvolvê-la. Liderança situacional e sua implementação nos diferentes contextos e times de projetos. Pipeline da liderança e desafios de cada estágio. Desafios enfrentados pelos líderes na atualidade.

APPELO, J. Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders. Addison-Wesley Professional, 2011.
BLANCHARD, K. Liderança de Alto Nível: Como Criar e Liderar Organizações de Alto Desempenho. Bookman, 2019.
CHARAM, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de Liderança. Sextante, 2018.
PINK, D. Motivação 3.0: os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. Alta Books, 2010.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.

Gerenciamento de equipes

Conceito de equipe e sua dinâmica, bem como sua forma de organização e gerenciamento. Diferentes estilos de trabalho em equipe. Disfunções do trabalho em equipe.

DYER, W. G., DYER, J. H. Equipes que fazem a diferença (Team building): Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance. Editora Saraiva, 2012.
FINAMOR, A. L. N., COSTA, F. R., CARDOSO, M. A. F., CUNHA, N. M. M. Construção de Equipes de Alto Desempenho. Editora FGV, 2015.
GOOGLE REWORK: Aristotles Project. Disponível em: https://rework.withgoogle.com/print/guides/5721312655835136/ . Acessado em 08/02/2023.
LENCIONI, P. Os 5 desafios das equipes. Sextante, 2015
MANDELLI, P., LORIGGIO, A. Liderando para alta performance: Conceitos e ferramentas. Editora Vozes Nobilis, 2017.

Diversidade e Inclusão

Conceito de diversidade. Diferenças superficiais e profundas. Tolerância e respeito às diferenças. Casos práticos e formas de lidar com a diversidade nos projetos.

ALVES, M. A.; FALEÃO-SILVA, L. G. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. RAE – Revista de Administração de Empresas, vol. 44, n; 3. 2004.
AMATO, L. Diversidade e inclusão: e suas dimensões. Literare Books International, 2022.
JOHNSON, S. K. Inclusifique: Como a inclusão e a diversidade podem trazer mais inovação à sua empresa. Benvirá, 2020.
MARTNEZ, V. P. Mais vale parecê-lo que sê-lo? a impressão, o diálogo e a diversidade para gestores de inovação. Gestão & Regionalidade, v. 32, n. 96, 2016.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.

Gestão da Mudança

Panorama da Gestão da Mudança e sua contextualização na indústria 4.0. Etapas para a gestão da mudança e as reações à mudança. Gestão da Mudança e Cultura Organizacional. Competências do gerente de projetos para promover a gestão da mudança no contexto dos projetos.

KOTTER, J. P. Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a força das emoções. Elsevier, 2013.
LALOUX, F. Reinventando as Organizações: um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana. Editora Voo, 2017.
SCHEIN, E. H. Cultura Organizacional e Liderança. Editora Atlas, 2009.
SCHRAMER, C. O. Teoria U: como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. Alta Books, 2019.
QUINN, R. E. The Positive Organization: Breaking Free from Conventional Cultures, Constraints, and Beliefs. Berrett-Koehler Publishers, 2015.

Influência sem autoridade

Fundamentos de negociação e influência no âmbito de projetos, fatores que influenciam o processo e as diferentes estratégias e técnicas que podem ser empregadas.

COVEY, S. M.R. A velocidade da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Altya Books, 2017.
CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.
DELLAERT, M.; DAVYDOV, S. Influencing: The Skill of Persuasion. Center of Creative Leadership, 2017. Disponível: https://www.ccl.org/wp-content/uploads/2017/01/Influencing-the-skill-of-persuasion.pdf
GRENNY, J.; MAXFIELD, D.; SHIMBERG, A. How to have influence. Sloan Review, October 1, 2008. Disponível em: https://sloanreview.mit.edu/article/how-to-have-influence/
GRENNY, Joseph; PATTERSON, Kerry; MAXFIELD, David; MCMILLAN, Ron, SWITZLER, Al. Influencer: The New Science of Leading Change. McGraw-Hill, 2013.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.

Gestão da Comunicação

Mapeamento dos principais grupos envolvidos no projeto e formas de promover a comunicação no projeto. Gestão do processo de comunicação desde o planejamento até sua realização e monitoramento. Boas práticas para a comunicação. Barreiras para uma comunicação eficaz.

BRUM, D. Comunicação assertiva: aprenda a arte de falar e influenciar. Literare Books International, 2021.
CARNEGIE, D. Como fazer amigos e influenciar pessoas. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2019.
COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.
POLITO, R. Os Segredos da Boa Comunicação no Mundo Corporativo. Benvirá, 2021.
ROBINS, S. P.; TIMOTHY, A. J.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 14ª Edição. Pearson, 2010.

Gestão do conhecimento em projetos
Conceito de Gestão do Conhecimento. Diferença para Aprendizagem Organizacional. Desafio para as organizações e, em especial as projetizadas. Casos de organizações e análise dos conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas de gestão do conhecimento presentes nas organizações dos próprios participantes.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SHINODA, A. C. M. Gestão do Conhecimento em Projetos: um estudo sobre os conhecimentos relevantes, práticas e fatores influenciadores em organizações projetizadas. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, 2012.
SPENDER, J. C. Organizational Learning and Knowledge Management: Whence and Whither? Management Learning, vol. 39, no. 2, p. 159-176, 2008.
VON KROGH, G. et al. Facilitando a criação de conhecimento: reinventando a empresa com poder da inovação contínua. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Gestão de conflitos

Os conflitos no âmbito dos projetos e sua gestão no dia a dia. Habilidades para lidar com os conflitos. Métodos para análise dos diversos conflitos: origens, ambiente organizacional e modelos de gestão.

GLASL, F. Autoajuda Em Conflitos. Editora Antroposófica, 1999.
KOUZES, J. M.; POSNER, B. O Desafio da Liderança: Como Fazer Acontecer em sua Empresa. Alta Books, 2018.
KRZNARIC, R. O poder da empatia: A arte de se colocar no lugar do outro. Zahar: 2015.
MARON JR, J. C. Administração de conflitos na empresa: As características e habilidades indispensáveis para uma liderança competente e eficaz. Amazon, e-book.
Ury, W. The power of listening. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=saXfavo1OQo&feature=youtu.be.

Coaching para Gerentes de Projetos

Conceito de Coaching. Diferenças para outras práticas de desenvolvimento como Mentoring, Aconselhamento de Carreira, Terapia e Consultoria. Premissas do processo de coaching e a postura esperada do coach ou do líder-coach. A importância das perguntas como forma de desenvolvimento do time.

ARAUJO, A. Coach: um parceiro para o seu sucesso. Alta Books, 2018.
GOLDSMITH, M. (Ed.). Coaching: O Exercício da Liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
IBARRA, H.; SCOULAR, A. The leader as coach: How to unleash innovation, energy and commitment. Harvard Business Review, November-December, 2019.
SCHEIN, E. H. Ajuda: a relação essencial. Editora Arx, 2009.
ROCK, D. Liderança tranquila: não diga aos outros o que fazer, ensine-os a pensar. Alta Books, 2017.
WHITMORE, J. Coaching para Performance. Qualitymark, 2006.

Tópicos Especiais

Temas que estão sendo debatidos no momento do módulo trazidos para discussão e aprendizado no nosso curso.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo.
Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor.
O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Conteúdo de Intervalo: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 15 minutos), com temas relacionados ao curso.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1000
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Adriana Cury Sonnewend
Ana Carolina Messias Shinoda
Angela Halat Portugal
Dante Mantovani
Denise de Moura
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Helena Talita Dante Cordeiro
Heliani Berlato dos Santos
Henrique Rozenfeld
Jaime Caetano de Almeida
Luiz Paulo Lopes Favero
Marcelo Afonso Ribeiro
Mateus Cecilio Gerolamo
Raylla Pereira de Andrade
Rogerio Ceravolo Calia


 
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