Atividade

113597 - Módulo IV - GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES NO ESPORTE

Período da turma: 07/10/2024 a 03/02/2025

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Descrição: 1. Introdução à Gestão de Pessoas no Esporte
I. OBJETIVOS
Permitir o reconhecimento da possibilidade de criar vantagens competitivas por meio da gestão de pessoas, e de políticas de desenvolvimento, como seleção, treinamento, desenvolvimento de carreira e motivação, bem como a importância do alinhamento de tais políticas para o desenvolvimento interno da própria organização, principalmente considerando a importância do relacionamento dentro do ambiente esportivo.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Seleção, treinamento, desenvolvimento de carreira e motivação em instituições esportivas.

III. BIBLIOGRAFIA
BOOG, G.; BOOG M. (Coords.) Manual de Treinamento e Desenvolvimento: gestão e estratégias. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
BOOG, G.; BOOG M. (Coords.) Manual de Treinamento e Desenvolvimento: processos e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006
HANASHIRO, D.M.M.; TEIXEIRA, M.L.M.; ZACCARELLI, L.M. (Orgs). Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007.
ANGELO, L. F.; RUBIO, K. (org.). Instrumentos de Avaliação em Psicologia do Esporte. 1ed. Editora Casa do Psicólogo, 2011.
RUBIO, K. (org.). Psicologia do esporte: teoria e prática. Editora Casa do Psicólogo, 2011.


2. Planejamento de Carreiras
I. OBJETIVOS
Apresentar arcabouço teórico-conceitual e instrumentos metodológicos para compreensão dos aspectos fundamentais nas escolhas de carreiras. Orientar os o emprego de ações e técnicas didáticas para reflexão e diagnósticos aplicados à gestão de carreiras e sucessão.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Experiência e tendências na administração de carreira. Discussão Carreira como Processo. Autoconhecimento. Novos modelos de Carreira. Identidade. O papel da empresa. Processo sucessório. Empreendedorismo e Carreira. Práticas de Orientação e Desenvolvimento Profissional - Mentoring, Coaching e Career Counseling. Transição de Carreira. Dilemas e tendências.

III. BIBLIOGRAFIA
DUTRA, J. S. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
DUTRA, J.S.; FLEURY, M.T.L.; RUAS, R. L. Competências: conceitos, métodos e experiências. São Paulo: Atlas, 2008.
HIPÓLITO, J. A. M. Administração salarial: a remuneração por competências como diferencial competitivo. São Paulo: Atlas, 2001.
RUBIO, K. (org.). Destreinamento e transição de carreira no esporte. Editora Casa do Psicólogo, 2012.


3. Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
I. OBJETIVOS
Propiciar discussão da ética, da responsabilidade social e da sustentabilidade, bem como suas responsabilidades, estruturas e avaliações relacionadas a estas questões e o importante papel social do esporte.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Papel estratégico da responsabilidade social nos negócios esportivos. A questão ética e a questão legal. A ética e os domínios da ação humana. Critérios para a tomada de decisões éticas. Fatores que afetam as decisões éticas. A ética e as questões envolvendo lucro, competição e justiça. A conduta ética e as questões básicas de negociação. As consequências de uma conduta antiética.

III. BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Fernando. Responsabilidade Social e Meio Ambiente. São Paulo: Campus, 2008.
ASHLEY, Patricia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
RUBIO, K. (org.). Megaeventos esportivos, legado e responsabilidade social. Editora Casa do Psicólogo, 2008.
RUBIO, K. (org.). Psicologia, esporte e valores olimpicos. Editora Casa do Psicólogo, 2011.
RUBIO, K. (org.). Esporte, educação e valores olimpicos. Editora Casa do Psicólogo, 2009.


4. Gestão de Equipes Esportivas
I. OBJETIVOS
Apresentar os principais aspectos das dinâmicas existentes em uma equipe e os principais desafios existentes para se desenvolver equipes de alto desempenho. Compreender também as características individuais que afetam positiva ou negativamente o desempenho de equipes, a dinâmica de tomada de decisão em grupo, a comunicação em equipes e formas efetivas de liderança em grupo.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Equipes e Grupos. As equipes e o apoio às organizações. Decidir em Equipe. Tipos de Equipes. Tecnologias de apoio. Sistemas de recompensas e trabalho em Equipes. Sustentabilidade do Desempenho de Equipes. Conceito de liderança (evolução das teorias). Diferença entre líder e gerente. Estilos de liderança. A importância do papel do líder em equipes de trabalho de alta performance. Cultura e Clima Organizacional. Fundamentos de Comunicação. Criatividade e Comunicação.

III. BIBLIOGRAFIA
DO VALLE, M. P. Dinâmica de grupo aplicada à psicologia do esporte. 2ed. Editora Casa do Psicólogo, 2010
KATZENBACH, J. R.; SMITH, D. K. Equipes de alta performance: conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
QUICK, T. L. Como Desenvolver Equipes Bem-Sucedidas. Rio de Janeiro: Campus, 1997.


5. Gerenciamento de carreira de atletas
I. OBJETIVOS
Entender e aplicar conceitos básicos envolvidos no cotidiano da intermediação no futebol; Apresentar as leis e regulamentos desportivos nacionais e internacionais, bem como os principais contratos utilizados no futebol; Explorar as atividades complementares realizadas pelos agentes em benefício dos atletas, como: coaching, assessoria financeira e marketing pessoal; Capacitar os agentes em técnicas de mediação e negociação; Apresentar e debater a estrutura organizacional, os processos de gestão e a rotina do departamento de futebol de um clube brasileiro; Conhecer o funcionamento de uma agência de jogadores e as atividades de intermediário.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Leis e regulamentos nacionais e internacionais sobre futebol; Contratos de trabalho, formação e transferência de atletas; Contratos de representação, intermediação e gerenciamento de carreira; Assessoria Financeira e avaliação de ativos; Gestão de carreira e coaching; Marketing Pessoal e gestão de imagem; Técnicas de mediação e negociação; Rotina e atividades de uma agencia de jogadores.

III. BIBLIOGRAFIA
EZABELLA, F. (2009). O Agente FIFA à Luz do Direito Civil Brasileiro. Tese de Doutorado, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Brasil;
AIDAR, C. M. C. Lei Pelé – principais alterações. In: Direito Desportivo. Campinas: Ed. Mizuno, 2000 BRASIL;
BRUNORO, J. C.; AFIF, A. Futebol 100% Profissional. São Paulo: Ed. Gente, 1997;
CAPINUSSÚ, J. M. Futebol: técnica, tática e administração. Rio de Janeiro: Shape, 2004;
CARRAVETTA, E. S. Modernização da gestão no futebol brasileiro: perspectivas para a qualificação do rendimento competitivo. Porto Alegre: AGE, 2006;
A Lei Pelé – Comentários à Lei 9.615/98. Brasília: Brasília Jurídica, 1998;
CBF: Livro de Regras_2020-2021_Português - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br)
CBF: Regulamentos de Intermediários - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br)
CBF: Regulamentos de Registro e Transferência - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br)
CBF/CNRD: CNRD - Confederação Brasileira de Futebol (cbf.com.br)
FIFA/TMS: Legal - TMS - FIFA.com
FIFA: Legal - Rules And Regulations - Documents - Documents - FIFA.com
FIFA: Legal - Rules And Regulations - Archive - FIFA.com
FIFA: Quiénes somos - Noticias - Ya está disponible el informe de intermediarios de la FIFA 2020 - FIFA.com


6. Técnicas de Negociação aplicadas ao Esporte
I. OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos os conhecimentos desse campo, que faz parte do dia a dia do ambiente esportivo, abordando os termos conceituais e exercitando-os na prática.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Negociação - conceitos básicos; importância da comunicação na negociação; variáveis básicas de um processo de negociação, habilidades essenciais dos negociadores; planejamento da negociação; negociação empresarial; negociações internacionais; ética nas negociações.

III. BIBLIOGRAFIA
FISHER, R.; URY, W. Como Chegar Ao Sim - A Negociação de Acordos sem Concessões. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda., 1985. (Tradução brasileira de Getting to yes, Houghton Mifflin Company, Boston, Massachusetts, 1981)
MARTINELLI, D. P.; ALMEIDA, A. P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Atlas, 1997.
MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A.; MACHADO, J. R. Negociação Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
Stephanie Figer


 
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