113595 - Módulo II - GERAÇÃO DE VALOR NO ESPORTE |
Período da turma: | 08/04/2024 a 15/07/2024
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Descrição: | 1. Introdução ao marketing esportivo
I. OBJETIVO Aperfeiçoar a compreensão sobre o comportamento consumidor, ambiente de negócios da organização e relacionamento com o mercado. Abordar os principais pontos que envolvem os departamentos de marketing de organizações esportivas. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceito de Marketing, Sistema de Informações de Marketing; Segmentação de Mercado; Estratégia Produtos, Precificação; Comunicação; Distribuição de Produtos e Serviços. III. BIBLIOGRAFIA KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000. ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. REIN, I.; KOTLER, P.; SHIELDS, B. R. Marketing Esportivo – a Reinvenção do esporte na busca de torcedores. Bookman: São Paulo, 2008. MELO NETO, F. Marketing Esportivo – o esporte como ferramenta do marketing moderna. Rio de Janeiro: Editora Best Seller Ltda., 2013, p.320. Trabalho de conclusão de curso I. OBJETIVO Fornecer informações e ferramentas para os alunos serem aptos a desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Apresentação do manual do TCC, incluindo possíveis objetos, orientação, etapas e formatos das apresentações oral e textual. Apresentação de modelo de formatação de TCC e de critérios de avaliação da comissão examinadora. Apresentação e discussão dos objetivos dos trabalhos de conclusão dos discentes da turma. 2. Gestão da Marca Esportiva I. OBJETIVOS Apresentar como o conceito de marca está presente no ambiente esportivo e qual a sua importância para a gestão esportiva. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceito de marca; gestão da marca; geração de valor. III. BIBLIOGRAFIA AAKER, D. A. Marcas: brandy equity – gerenciando o valor da marca. 10. ed. São Paulo: Elsevier, 1998. REIN, I.; KOTLER, P.; SHIELDS, B. Marketing esportivo: a reinvenção do esporte na busca de torcedores. São Paulo: Bookman, 2008. CARVALHO, S.; MELO NETO, F. P. DE. Gestão de Marcas nos Esportes – Teoria e Prática. São Paulo: Editora Fontoura, 2006, p.123. 3. Pesquisa de Mercado Aplicada ao Esporte I. OBJETIVOS Apresentar aos alunos formas de conhecer melhor o mercado esportivo de atuação e ferramentas que podem ser utilizadas para entender as reações dos participantes desse mercado, principalmente os clientes, consumidores e torcedores. II. CONTEÚDO PROGRMÁTICO Técnicas de pesquisa qualitativa; técnicas de pesquisa quantitativa; técnicas de coleta de dados; análise de dados. III. BIBLIOGRAFIA MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, 720p. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing - Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. Volume I, 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005. HAIR, J.F.; WOLFINBARGER, M.; ORTINAU, D.J.; BUSH, R. P. Fundamentos de métodos de pesquisa em marketing. Porto Alegre: Bookman, 2005, p.408. TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística, 10a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. EDWARDS, A.; SKINNER, J. Qualitative Research in Sport Management. Elsiever, 2009. 4. Comunicação no Esporte I. OBJETIVOS Abordar fundamentos teóricos e conhecimentos práticos relacionados às estratégias de comunicação de marketing e vendas aplicadas ao ambiente esportivo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Relações públicas. Comunicação interna. Comunicação de marketing e vendas. III. BIBLIOGRAFIA OGDEN, J.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007. MARQUES, J.C. (org.). Comunicação e esporte: diálogos possíveis. Editora Artcolor: São Paulo, 2007. 5. Comportamento do Consumidor Esportivo I. OBJETIVOS Proporcionar aos alunos de Vendas a compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes. O que eles compram? Por que eles compram? Quando eles compram? Com qual frequência eles compram? Todas essas questões serão abordadas de forma a possibilitar a criação de estratégias de marketing que permitam ao gestor esportivo ser mais eficaz e mais eficiente. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Necessidades e motivação do consumidor; Elementos culturais, individuais e sociais do consumidor; Personalidade e comportamento do consumidor; Percepção do consumidor; Aprendizagem, envolvimento, mudanças e formação da atitude do consumidor III. BIBLIOGRAFIA KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006. CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000. ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999. ENGEL, James F.; BLACKWELL e MINIARD. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Consumer Behavior. Prentice Hall, 1997. 672p. WEINSTEIN, Art. Segmentação de Mercado. São Paulo: Atlas,1995. 6. Megaeventos esportivos I. OBJETIVOS Apresentar o ambiente dos megaeventos esportivos e discutir seu planejamento, estrutura necessária, fatores envolvidos e o legado que é deixado para o local onde o evento é realizado. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Copa do Mundo; Olimpíadas; SuperBowl; Olimpíadas de Inverno; Copa das Confederações; Mundial de Vôlei; Roland Garros; Winbledon. III. BIBLIOGRAFIA POIT, D. R. Organização de Eventos Esportivos. Phorte: São Paulo, 2006. RUBIO, K.; MALUF, R. Os Estudos Olímpicos e o Olimpismo nos Cenários Brasileiro e Internacional. EdiPUCRS: Porto Alegre, 2011. PAYNE, M. A Virada Olímpica. Casa da Palavra: Rio de Janeiro, 2006. DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportvos. 2ed. Editora Sprint: Rio de Janeiro. NICOLINI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. Phorte: São Paulo, 2009, p.150. |
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Carga Horária: |
84 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Roberto Bueno Júnior Daniel Farias Robles Fernando de Andrade Franco Malagrino Jonny Mateus Rodrigues Leandro Carlos Mazzei Marcos Cortez Campomar Ricardo Rossetto Rodrigues |
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