Atividade

113595 - Módulo II - GERAÇÃO DE VALOR NO ESPORTE

Período da turma: 08/04/2024 a 15/07/2024

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Descrição: 1. Introdução ao marketing esportivo
I. OBJETIVO
Aperfeiçoar a compreensão sobre o comportamento consumidor, ambiente de negócios da organização e relacionamento com o mercado. Abordar os principais pontos que envolvem os departamentos de marketing de organizações esportivas.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de Marketing, Sistema de Informações de Marketing; Segmentação de Mercado; Estratégia Produtos, Precificação; Comunicação; Distribuição de Produtos e Serviços.

III. BIBLIOGRAFIA
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006.
CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
REIN, I.; KOTLER, P.; SHIELDS, B. R. Marketing Esportivo – a Reinvenção do esporte na busca de torcedores. Bookman: São Paulo, 2008.
MELO NETO, F. Marketing Esportivo – o esporte como ferramenta do marketing moderna. Rio de Janeiro: Editora Best Seller Ltda., 2013, p.320.

Trabalho de conclusão de curso
I. OBJETIVO
Fornecer informações e ferramentas para os alunos serem aptos a desenvolverem seus trabalhos de conclusão de curso.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Apresentação do manual do TCC, incluindo possíveis objetos, orientação, etapas e formatos das apresentações oral e textual. Apresentação de modelo de formatação de TCC e de critérios de avaliação da comissão examinadora. Apresentação e discussão dos objetivos dos trabalhos de conclusão dos discentes da turma.


2. Gestão da Marca Esportiva
I. OBJETIVOS
Apresentar como o conceito de marca está presente no ambiente esportivo e qual a sua importância para a gestão esportiva.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de marca; gestão da marca; geração de valor.

III. BIBLIOGRAFIA
AAKER, D. A. Marcas: brandy equity – gerenciando o valor da marca. 10. ed. São Paulo: Elsevier, 1998.
REIN, I.; KOTLER, P.; SHIELDS, B. Marketing esportivo: a reinvenção do esporte na busca de torcedores. São Paulo: Bookman, 2008.
CARVALHO, S.; MELO NETO, F. P. DE. Gestão de Marcas nos Esportes – Teoria e Prática. São Paulo: Editora Fontoura, 2006, p.123.


3. Pesquisa de Mercado Aplicada ao Esporte
I. OBJETIVOS
Apresentar aos alunos formas de conhecer melhor o mercado esportivo de atuação e ferramentas que podem ser utilizadas para entender as reações dos
participantes desse mercado, principalmente os clientes, consumidores e torcedores.

II. CONTEÚDO PROGRMÁTICO
Técnicas de pesquisa qualitativa; técnicas de pesquisa quantitativa; técnicas de coleta de dados; análise de dados.

III. BIBLIOGRAFIA
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006, 720p.
MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing - Metodologia, Planejamento, Execução e Análise. Volume I, 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
HAIR, J.F.; WOLFINBARGER, M.; ORTINAU, D.J.; BUSH, R. P. Fundamentos de métodos de pesquisa em marketing. Porto Alegre: Bookman, 2005, p.408.
TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística, 10a ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
EDWARDS, A.; SKINNER, J. Qualitative Research in Sport Management. Elsiever, 2009.


4. Comunicação no Esporte
I. OBJETIVOS
Abordar fundamentos teóricos e conhecimentos práticos relacionados às estratégias de comunicação de marketing e vendas aplicadas ao ambiente esportivo.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Relações públicas. Comunicação interna. Comunicação de marketing e vendas.

III. BIBLIOGRAFIA
OGDEN, J.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing. São
Paulo: Prentice Hall, 2007.
MARQUES, J.C. (org.). Comunicação e esporte: diálogos possíveis. Editora Artcolor: São Paulo, 2007.


5. Comportamento do Consumidor Esportivo
I. OBJETIVOS
Proporcionar aos alunos de Vendas a compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes. O que eles compram? Por que eles compram? Quando eles compram? Com qual frequência eles compram? Todas essas questões serão abordadas de forma a possibilitar a criação de estratégias de marketing que permitam ao gestor esportivo ser mais eficaz e mais eficiente.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Necessidades e motivação do consumidor; Elementos culturais, individuais e sociais do consumidor; Personalidade e comportamento do consumidor; Percepção do consumidor; Aprendizagem, envolvimento, mudanças e formação da atitude do consumidor

III. BIBLIOGRAFIA
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12.ed. SP: Pearson, 2006.
CHURCHILL, G.; PETER J. Marketing. SP: Saraiva, 2000.
ROCHA, Ângela da; CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
ENGEL, James F.; BLACKWELL e MINIARD. Comportamento do consumidor. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Consumer Behavior. Prentice Hall, 1997. 672p. WEINSTEIN, Art. Segmentação de Mercado. São Paulo: Atlas,1995.


6. Megaeventos esportivos
I. OBJETIVOS
Apresentar o ambiente dos megaeventos esportivos e discutir seu planejamento, estrutura necessária, fatores envolvidos e o legado que é deixado para o local onde o evento é realizado.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Copa do Mundo; Olimpíadas; SuperBowl; Olimpíadas de Inverno; Copa das Confederações; Mundial de Vôlei; Roland Garros; Winbledon.

III. BIBLIOGRAFIA
POIT, D. R. Organização de Eventos Esportivos. Phorte: São Paulo, 2006.
RUBIO, K.; MALUF, R. Os Estudos Olímpicos e o Olimpismo nos Cenários Brasileiro e Internacional. EdiPUCRS: Porto Alegre, 2011.
PAYNE, M. A Virada Olímpica. Casa da Palavra: Rio de Janeiro, 2006.
DERZI, T. Comunicação e negociação em eventos esportvos. 2ed. Editora Sprint: Rio de Janeiro.
NICOLINI, H. O evento esportivo como objetivo de marketing. Phorte: São Paulo, 2009, p.150.

Carga Horária:

84 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Carlos Roberto Bueno Júnior
Daniel Farias Robles
Fernando de Andrade Franco Malagrino
Jonny Mateus Rodrigues
Leandro Carlos Mazzei
Marcos Cortez Campomar
Ricardo Rossetto Rodrigues


 
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