Atividade

113586 - MÓDULO – TÓPICOS DE MARKETING

Período da turma: 21/05/2024 a 15/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Brand Valuation
Ativos intangíveis. Brand equity (conhecimento da marca, associações, qualidade percebida, lealdade à marca). Brand value: Metodologias de avaliação e Norma ISSO 10.668. Identidade de marca Brand Building. Campo de valor. Valoração estratégica da marca e modelagem de cenários.
Moro Visconti, R. (2022). The Valuation of Digital Intangibles: Technology, Marketing, and the Metaverse. Suíça: Springer International Publishing AG.
Fielding, D. (2022). The Brand Book: An Insider’s Guide to Brand Building for Businesses and Organizations. Reino Unido: Quercus Publishing.
Motameni, R., & Shahorkhi, M. (1998). Brand equity Valuation: A Global Perspective, Journal of Product and. Brand Management, 7(4), 275-290.
Huang, J. (2015) A Review of Brand Valuation Method. Journal of Service Science and Management, 8, 71-76.

E-Commerce & CRO
CRO (Conversion Rate Optimization). CRO no e-commerce. Teste A/B. chatbots. Tendências no e-business e m-commerce (Dados Internet e e-commerce no Brasil). Planejamento de um e-commerce. Marketing Stack. Panorama do e-commerce e e-business.·Modelos de negócios baseados na Web. Tendências no e-business e e-commerce. Ferramentas utilizadas no gerenciamento de comércio eletrônico.
Essentials of E-Commerce B.Com 2nd Semester - Syllabus Prescribed by National Education Policy. (2022). (n.p.): SBPD Publishing House.
Kimble, M., Levinson, J. C., Myers, J. (2022). Guerrilla Marketing Volume 2: Advertising and Marketing Definitions, Ideas, Tactics, Examples, and Campaigns to Inspire Your Business Success. Estados Unidos: Morgan James Publishing.
Rich, J. (2022). Ultimate Guide to Shopify. Estados Unidos: Entrepreneur Press.
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Estratégias de Negociação e Administração de Conflitos
O negociador. A importância da negociação em marketing. Conceitos fundamentais – ZOPA Poder, BATNA; Concessões. Os impactos comportamentais na negociação. Postura negocial e conflitos. Gestão de conflitos. Atitudes na negociação. Os desafios da comunicação interpessoal na negociação. Negociação persuasiva. Análise do perfil dos negociadores. Etapas de uma negociação eficaz.
ALVAREZ, F.J.S.M. Gestão estratégica de clientes – key account management. São Paulo: Ed Saraiva, 2015.
Nalebuff, B. (2022). Split the Pie: A Radical New Way to Negotiate. Estados Unidos: HarperCollins.
Decisão em Grupo e Negociação: Métodos e Aplicações. (2021). (n.p.): INTERCIÊNCIA.
Carnegie, D. (2022). Como resolver conflitos e lidar com pessoas difíceis. Portugal: Penguin Random House Grupo Editorial Portugal.
MATOS, F.G. – Negociação e Conflito – São Paulo: Saraiva, 2014.
LIMA, Aline Poggi Lins de (coautor). Gestão de vendas e negociação. Porto Alegre: SAGAH, 2019.

Gestão Financeira em Marketing
O valor do dinheiro; Juros: simples, compostos e aplicações; Correção Monetária e Inflação; VPL, Payback e TIR; Avaliação de Investimentos; Substituição e Reposição de Equipamentos; Fluxos de Caixa; Análise de sensibilidade; ROI: Retorno do Investimento em Marketing. Avaliação do desempenho e retorno de uma Campanha de Marketing.
ASSAF NETO, Alexandre. Curso de administração financeira. 3. ed São Paulo: Atlas, 2017. 856 p.
Ross, S. A., Westerfield, R. W., Jordan, B., & Lamb, R. (2022). Fundamentos de Administração Financeira. Porto Alegre: Bookman Editora.
Kiso, R. (2021). Unbound marketing: como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. Brasil: DVS Editora.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 3. ed. rev., ampl São Paulo: Saraiva, 2020.

Indicadores de desempenho, KPI e Analytics no Marketing Digital
Como entender os indicadores de desempenho de marketing digital?; O que são métricas? O que são KPIs?; Outros indicadores de desempenho importantes (indicadores de vendas, Indicadores para empresas SaaS, Indicadores de suporte e etc); Objetivos e metas / Definição de metas; Análise de dados (web analytics); Análise e interpretação dos dados e resultados; Como usar as métricas para promover mudanças; Aplicação no Google Analytics; Como definir os KPIs do Google Analytics?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo).
Smith, P., Chaffey, D. (2022). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing. Reino Unido: Taylor & Francis.
Willaerts, C. (2022). Digital Marketing Like a PRO: Prepare. Run. Optimize. Países Baixos: Terra - Lannoo, Uitgeverij.
Kröger, G. (2021). Understanding Digital Marketing: The Principles of Digital Marketing Explained Simply and Practically. (n.p.): Lulu Press, Incorporated.
Sterne, Jim – Métricas em Mídias Sociais – Editora Nobel – 2012
Diniz, Eleonora – Ebook do Guia de Aplicação do Framework Analytics. Disponível em https://www.eleonoradiniz.com.br/ebook-planejamentoanalytics/

Marketing de Relacionamento e Customer Centricity (CRM)
Conceitos fundamentais do marketing de relacionamento; Modelos de relacionamento; Tecnologias aplicadas ao marketing de relacionamento; Contexto B2B; Contexto B2C; Tendências e estudos futuros. Customer Centric. Funil de vendas Customer Centric. Customer centric e CX. Customer Relationship Management (CRM). Marketing de Relacionamento e Customer Centricity (CRM).
Sharma, R., Rani, A., Kumar, M., & Abrol, S. (2022). Social Customer Relationship Management (S-CRM). In Social Customer Relationship Management (Social-CRM) in the Era of Web 4.0 (pp. 228-249). IGI Global.
Singh, Surabhi (2021). Adoption and Implementation of AI in Customer Relationship Management. . Estados Unidos: IGI Global.
Campbell, Kunle. (2023). E-Commerce Growth Strategy: A Brand-driven Approach to Attract Shoppers, Build Community and Retain Customers. Londres: ‎ Kogan Page.
POSER, Denise von. Marketing de relacionamento: maior lucratividade para empresas vencedoras. Barueri: Manole, 2005.
ZENONE, Luiz Claudio. Fundamentos de marketing de relacionamento. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

Marketing de Mídias Sociais
Evolução das mídias sociais. Social media marketing. Engajamento do público. Planejamento de marketing em mídias sociais. Persona para as estratégias de social media. A importância do Público-alvo e Persona. Estratégias orgânicas e pagas. Anúncios pagos (Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, etc). Sorteios/campanhas. Gestão de comunidade. Planejamento estratégico para produção de conteúdo. Marketing mais humanizado. Redes sociais e foco em vendas. Visual content. Marketing nas mídias sociais; Métricas, Controle de resultados e Insights.
Barker, D. I., Parker, J., Roberts, M. L., Zahay, D., Barker, M. (2022). Social Media Marketing: A Strategic Approach. Reino Unido: Cengage Learning.
Jenkins, A. (2022). Social Media Marketing for Business: Scaling an Integrated Social Media Strategy Across Your Organization. Londres: Kogan Page.
Panchal, K. (2022). Future of Social Media & Metaverse. Chennai: Notion Press.
TREVISAN, Nanci (coautor). Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva, 2020. E-book. (1 recurso online). (Marketing em tempos modernos).
KISO, Rafael (coautor). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
BUENO, Wilson da Costa (org.). Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri: Manole, 2015.

Métodos qualitativos em marketing
A Pesquisa Qualitativa. Especificidade da Pesquisa Social. Características da pesquisa social. Fases da Pesquisa. Entrevistas. Narrativas. Análises. Grupo Focal. Estudos Netnográficos. NPS. Amostragem.
Flick, U. (2022). An Introduction to Qualitative Research. Reino Unido: SAGE Publications, Limited.
Horuk, R., Bryła, P., Domański, T. (2022). Consumer Ethnocentrism, Country of Origin and Marketing: Food Market in Poland. Reino Unido: Routledge.
Akel, Gökhan. (2022). Handbook of Research on Interdisciplinary Reflections of Contemporary Experiential Marketing Practices. Estados Unidos: IGI Global.
Gordon, W., Langmaid, R. (2022). Qualitative Market Research: A Practitioner's and Buyer's Guide. Reino Unido: Taylor & Francis.

Métodos Quantitativos em Marketing
Introdução à análise quantitativa em marketing; Dificuldades de análise e como contorná-las; Abordagens, métodos e técnicas de análise quantitativa; Amostragem e inferência estatística; Aplicações de técnicas estatísticas para a tomada de decisão em marketing.
Ujwary-Gil, A., Zakrzewska-Bielawska, A., Lis, A. M. (2022). Quantitative Research in Economics and Management Sciences. Polônia: 'Cognitione' Foundation for the Dissemination of Knowledge and Science.
Paczkowski, W. R. (2022). Business Analytics: Data Science for Business Problems. Suíça: Springer International Publishing.
Akel, Gökhan. (2022). Handbook of Research on Interdisciplinary Reflections of Contemporary Experiential Marketing Practices. Estados Unidos: IGI Global.
FÁVERO, Luiz Paulo. Análise de dados: modelos de regressão com Excel, Stata e SPSS. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2015.

Métricas em Comunicação e Marketing
Decisões de marketing. Métricas. Premissas do ROI em comunicação. Moedas não-financeiras relacionadas. Mercado potencial. Segmentos-alvo (nichos). Kpis do marketing digital. Cálculo do ROI. Fator patrimônio de mercado.
Smith, P., Chaffey, D. (2022). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing. Reino Unido: Taylor & Francis.
Kitchen, P. J., Tourky, M. E. (2022). Integrated Marketing Communications: A Global Brand-Driven Approach. Suíça: Springer International Publishing.
Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business.
FARRIS, Paul W. (coautor) et al. Métricas de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2013.

Mobile Marketing e Experiência Digital
Mobile Marketing. Ferramentas de mobile marketing. SMS (Short Message Service). do MMS (Multimedia Message Service). Bluetooth Marketing. QR Code Marketing. Aplicativos. Geolocalização. Dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica. Páginas responsivas. Visual Search. Modelo online-to-offline (O2O).
Kitchen, P. J., Tourky, M. E. (2022). Integrated Marketing Communications: A Global Brand-Driven Approach. Suíça: Springer International Publishing.
Kang, L. (2022). Mobile Marketing Money. Reino Unido: Bibliomundi.
Singhvi, A., Doshi, Y. C. (2022). Digital And Social Media Marketing: DSMM. Índia: OrangeBooks Publication.
Rowles, D. (2017). Mobile Marketing: How Mobile Technology is Revolutionizing Marketing, Communications and Advertising. Reino Unido: Kogan Page.
Shareef, Mahmud Akhter., Dwivedi, Yogesh K.., Kumar, Vinod. Mobile Marketing Channel: Online Consumer Behavior. Alemanha: Springer International Publishing, (n.d.).

Omnichannel e Estratégias Multicanal
Diferença entre Omnichannel e Marketing Multicanal. Plataforma de atendimento Multicanal. Plataforma Multicanal Integrada e Não Integrada. Vantagens e desvantagens associadas a cada uma das estratégias. Quantidade de canais x integração. impactos do omnichannel no atendimento ao cliente. jornada de compra do cliente. Jornada do Cliente e o Omnichannel. marketing digital na estratégia omnichannel.
Smith, P., Chaffey, D. (2022). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing. Reino Unido: Taylor & Francis.
Willaerts, C. (2022). Digital Marketing Like a PRO: Prepare. Run. Optimize. Países Baixos: Terra - Lannoo, Uitgeverij.
ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

Tópicos especiais em marketing
Mendonça Teixeira, M. (2022). O Desenvolvimento Sustentável Baseado no Marketing Ambiental Híbrido como Ferramenta Educorporativa. Alemanha: GRIN Verlag.
Passos, A. (2022). Aplicações de marketing. Brasil: Editora Senac São Paulo.
Yuan, Chih-Hung, Chen, Mu-Yen, Wu, Yenchun Jim (2022). Understanding Startups From Idea to Market. London: Frontiers Media.
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Referências bibliográficas do módulo
ALVAREZ, F.J.S.M. Gestão estratégica de clientes – key account management. São Paulo: Ed Saraiva, 2015.
ASSAF NETO, Alexandre. Curso de administração financeira. 3. ed São Paulo: Atlas, 2017. 856 p.
Barker, D. I., Parker, J., Roberts, M. L., Zahay, D., Barker, M. (2022). Social Media Marketing: A Strategic Approach. Reino Unido: Cengage Learning.
Essentials of E-Commerce B.Com 2nd Semester - Syllabus Prescribed by National Education Policy. (2022). (n.p.): SBPD Publishing House.
Fielding, D. (2022). The Brand Book: An Insider’s Guide to Brand Building for Businesses and Organizations. Reino Unido: Quercus Publishing.
Flick, U. (2022). An Introduction to Qualitative Research. Reino Unido: SAGE Publications, Limited.
Horuk, R., Bryła, P., Domański, T. (2022). Consumer Ethnocentrism, Country of Origin and Marketing: Food Market in Poland. Reino Unido: Routledge.
Jenkins, A. (2022). Social Media Marketing for Business: Scaling an Integrated Social Media Strategy Across Your Organization. Londres: Kogan Page.
Kang, L. (2022). Mobile Marketing Money. Reino Unido: Bibliomundi.
Kimble, M., Levinson, J. C., Myers, J. (2022). Guerrilla Marketing Volume 2: Advertising and Marketing Definitions, Ideas, Tactics, Examples, and Campaigns to Inspire Your Business Success. Estados Unidos: Morgan James Publishing.
Kitchen, P. J., Tourky, M. E. (2022). Integrated Marketing Communications: A Global Brand-Driven Approach. Suíça: Springer International Publishing.
Moro Visconti, R. (2022). The Valuation of Digital Intangibles: Technology, Marketing, and the Metaverse. Suíça: Springer International Publishing AG.
Nalebuff, B. (2022). Split the Pie: A Radical New Way to Negotiate. Estados Unidos: HarperCollins.
Ross, S. A., Westerfield, R. W., Jordan, B., & Lamb, R. (2022). Fundamentos de Administração Financeira. Porto Alegre: Bookman Editora.
Sharma, R., Rani, A., Kumar, M., & Abrol, S. (2022). Social Customer Relationship Management (S-CRM). In Social Customer Relationship Management (Social-CRM) in the Era of Web 4.0 (pp. 228-249). IGI Global.
Singh, Surabhi (2021). Adoption and Implementation of AI in Customer Relationship Management. . Estados Unidos: IGI Global.
Smith, P., Chaffey, D. (2022). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing. Reino Unido: Taylor & Francis.
Willaerts, C. (2022). Digital Marketing Like a PRO: Prepare. Run. Optimize. Países Baixos: Terra - Lannoo, Uitgeverij.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

108 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 900
 
Ministrantes: Eduardo de Paula e Silva Chaves
Eduardo Eugenio Spers
Eleonora Mota Diniz
Fabiano Guasti Lima
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Leonardo Tadeu Salgado Xavier
Luiz Paulo Lopes Favero
Marly Teresinha Pereira
Mitsuru Higuchi Yanaze
Murillo Feitosa Boccia
Pedro Carvalho de Mello
Rafael Flores Terra


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP