Atividade

113585 - MÓDULO – ESTRATÉGIA DE MARKETING

Período da turma: 20/05/2025 a 21/10/2025

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Descrição: Big Data e Data Science Marketing
Tecnologia de informação aplicada ao marketing; arquitetura de informação; Gestão de banco de dados aplicados ao marketing; Aplicações de big data em decisões de marketing. Tipos de análise com Data Science. Projetos de análise preditiva. Capacidade preditiva e interpretativa. Dados estruturados e não estruturados. Benefícios de Data Science para o Marketing Digital. Aplicação prática do ciclo de Data Science nas ações de Marketing.
Sood K., Balusamy, B., Grima, S., Marano, P. (2022) Big Data Analytics in the Insurance Market. Reino Unido: Emerald Publishing Limited.
Beheshti, A., Ghodratnama, S., Elahi, M, Farhood, H. (2022). Social Data Analytics. Estados Unidos: CRC Press.
Khelfaoui, M., Kadi, N., Sedkaoui, S. (2022). Big Data Analytics: Harnessing Data for New Business Models. Estados Unidos: Apple Academic Press.
SANTOS, Roger Robson dos (coautor) et al. Fundamentos de big data. Porto Alegre: SAGAH, 2021.

Comportamento do Consumidor
Importância de estudo do comportamento do consumidor; Necessidade e Motivação; O consumidor racional e econômico (teoria econômica); O consumo como um processo social (teoria social e antropológica); Fatores influenciadores do do consumo (Teoria cognitiva); Conusmo como um processo psicológico (Maslow, Freud e Herszberg); Satisfação e Valor; Processo de compra; Pós-compra e experiência de consumo; Marketing 3.0 (co creation).
Nelson, A. (2022). Consumer Behavior. NY: Murphy & Moore Publishing.
Russo, V., Qingguo, M., Clement, J., Jin, J., Liu, T., Zito, M. (2022). Neuromanagement and Neuromarketing. London: Frontiers Media SA.
Dobrev, Z. (2022). The Big Miss: How Organizations Overlook the Value of Emotions. Estados Unidos: Business Expert Press.
MOTHERSBAUGH, David L. (coautor). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. São Paulo: GEN Atlas, 2018.
DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015.

Comportamento do Consumidor no Digital
O comportamento do consumidor no digital. Fatores determinantes na compra digital. O crescimento das novas tecnologias. Domínio da jornada de compra. Importância das informações de consumo digital. A marca e o consumidor no digital. A variedade de escolha e o valor da marca. O valor do conteúdo. Estratégias de marketing para atrair e fidelizar novos consumidores e clientes na era digital. A superação da experiência real.
Fota, A. (2022). Online Shopping Intentions: Antecedents and Moderators of Shopping Intention Formation in New Fields of E-Commerce. Alemanha: Springer Gabler.
Llamas, R., Belk, R. (2022) The Routledge Handbook of Digital Consumption. Reino Unido: Taylor & Francis.
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki (coautor) et al. Marketing digital. Rio de Janeiro: SAGAH, 2020.
SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Pantano, E., & Gandini, A. (2018). Shopping as a “networked experience”: an emerging framework in the retail industry. International Journal of Retail & Distribution Management.

Design Thinking
Lean Startup, Customer Development, Design Thinking e BMG, Job to be done, Scrum, Lean Analytics, OKR. Ferramentas do Design Thinking - empatia, insights, visualização de oportunidades. Prototipagem - materialização de ideias e insights. Lean Startup e Inovação Agile. Business Model Generation; Business Model; O Canvas.
Sanzo, K., Wheeler, J. A., Scribner, J. P., Maxlow, K. W. (2021) Design Thinking: Research, Innovation, and Implementation. Estados Unidos: Information Age Publishing, Incorporated.
Euchner, J. A. (2022). Lean Startup in Large Organizations: Overcoming Resistance to Innovation. Reino Unido: Taylor & Francis Limited.
Van Biljon, P. (2022). Innovation for Value and Mission: An Introduction to Innovation Management and Policy. Alemanha: De Gruyter.
RIBEIRO, Joana (coautor). Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020.

Gestão da Criatividade e Inovação
Criatividade e inovação. Economia criativa. A inovação como vantagem competitiva nas empresas. Estratégias inovadoras para produtos e serviços. O papel da tecnologia nas estratégias inovadoras de marketing. Inovação organizacional, tecnológica, social. Inovação, invenção, descoberta. Tipos de criatividade. Pensamento lateral. Técnicas de estímulo da criatividade: o indivíduo e o grupo. Importância do empreendedorismo no marketing; Inovação e Criação de Valor. Cocriação de valor; Inovação aberta.
Plucker, J. A. (2022). Creativity and Innovation: Theory, Research, and Practice. (n.d.). Estados Unidos: Taylor & Francis.
Van Biljon, P. (2022). Innovation for Value and Mission: An Introduction to Innovation Management and Policy. Alemanha: De Gruyter.
Kimble, M., Myers, J., Levinson, J. C. (2022). Guerrilla Marketing Volume 2: Advertising and Marketing Definitions, Ideas, Tactics, Examples, and Campaigns to Inspire Your Business Success. Estados Unidos: Morgan James Publishing.
Mitjáns (org.). Criatividade e inovação nas organizações: desafios para a competitividade. São Paulo: Atlas, 2013.
GARCIA, Maria Tereza (coautor). Diferenciação e inovação em marketing. São Paulo: Saraiva, 2007.

Marca e identidade visual
Conceitos básico de marca; Porque criar uma marca; Como criar uma marca; Criando e Mantendo diferenciação; Marca como fonte de geração de valor; Escolha de atributos como fonte de diferenciação; Integração da cadeia e entrega efetiva de valor; Arquitetura de Marca; House of Brands; Endorsed of Brands; Subbrands; BrandedHouse.
Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business.
Will, A. (2022). Launching & Building a Brand For Dummies. Reino Unido: Wiley.
Fielding, D. (2022). The Brand Book: An Insider’s Guide to Brand Building for Businesses and Organizations. Reino Unido: Quercus Publishing.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
Marcas - Design Estratégico: Do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa. (2014). Brasil: Editora Blucher.

Marketing de Conteúdo e storytelling
Storytelling. Tipos de Storytelling. A Jornada do Herói. Product Placement. Narratologia. Conteúdos Orbitais. Storytelling marketing. Estrutura de conteúdo. Estratégia de Marketing de Conteúdo. Metodologia Inbound. Plano da estratégia de conteúdo.
Kingsnorth, S. (2022). The Digital Marketing Handbook: Deliver Powerful Digital Campaigns. Reino Unido: Kogan Page.
Berger, R. (2022). Storytelling for New Technologies and Platforms: A Writer’s Guide to Theme Parks, Virtual Reality, Board Games, Virtual Assistants, and More. Estados Unidos: CRC Press.
Brewster, A. (2022). The Healing Power of Storytelling: Using Personal Narrative to Navigate Illness, Trauma, and Loss. Estados Unidos: North Atlantic Books.
ARRUDA, Rafael. Comunicação inteligente e storytelling: para alavancar negócios e carreiras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016.

Metodologia e cultura ágil para o Marketing
Métodos ágeis (SCRUM, Lean, Kanban etc.) de gestão de projetos. Ferramentas de planejamento e acompanhamento de projetos. Metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos através de Scrum. Marketing Agile.
Perkin, N. (2022). Agile Marketing: Unlock Adaptive and Data-driven Marketing for Long-term Success. Reino Unido: Kogan Page.
Stürze, S., Rasztar, M., Hoyer, M., Righetti, C. (2022). Agile Marketing Performance Management: 10 Success Factors for Maximizing Marketing ROI Dynamically. Alemanha: Springer Fachmedien Wiesbaden.
Rajagopal. (2022). Agile Marketing Strategies: New Approaches to Engaging Consumer Behavior. Suíça: Springer International Publishing AG.
RIBAS, Thomaz (coautor). Gestão ágil de projetos: as melhores soluções para suas necessidades. São Paulo: Saraiva, 2019.

Pesquisa de Marketing
Motivos para a pesquisa de mercado. A pesquisa dentro do Sistema de Informação de Marketing. Briefing de Pesquisa (e a proposta profissional). Definição de problema. Definição de objetivos. Tipos de métodos (concepção da pesquisa). Desk Research (dados secundários). Pesquisa exploratória (qualitativa). Entrevista em profundidade, focus group, observação, etnografia, comunidade online. Pesquisa conclusiva (quantitativa).Levantamento, experimentos, Análise de dados (simples e sofisticados). População e Amostra. Apresentação dos resultados/ relatório final.
Kolb, B. M. (2022). Absolute Essentials of Marketing Research. Reino Unido: Routledge.
Chernev, A. (2022) Customer Science: Behavioral Insights for Creating Breakthrough Customer Experiences. Chicago: Cerebellum Press.
Akel, Gökhan. (2022). Handbook of Research on Interdisciplinary Reflections of Contemporary Experiential Marketing Practices. Estados Unidos: IGI Global.
Churchill, G. A.; Brown, T. J.; Suter, T. A. Pesquisa básica de marketing. 7. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
Malhotra, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

Segmentação de Mercado e Posicionamento
Plano de Negócio e Plano de Marketing; Definições para Estratégia de Marketing; Teorias e escolas de posicionamento; Estratégias de posicionamento; Segmentação – tipos, características, sistema e processo; Estratégia de Segmentação e Pacote de Valor; Matriz de Tomada de Decisão Macroambiente; Cinco Forças de Porter; Matriz de tomada de Decisão – Análise Interna; Atratividade de segmentos e definição de alvos.
Finch, B. (2022). How to Write a Business Plan: Win Backing and Support for Your Ideas and Ventures. Reino Unido: Kogan Page.
Alharbi, A. (2022). Your Career Marketing Plan. Estados Unidos: Austin Macauley Publishers.
Westwood, J. (2022). How to Write a Marketing Plan: Define Your Strategy, Plan Effectively and Reach Your Marketing Goals. Reino Unido: Kogan Page.

Venda direta e marketing multinível
Histórico: Conceito de Venda Direta, Marketing Multinível, Marketing de Rede, Pirâmide. Aplicabilidade: Mercado de Venda Direta, Vantagens e Características. Utilização de marketing multinível no sistema legal de vendas diretas. Tendências: Venda direta no ambiente digital. Planos de Compensação. Marketing de afiliados.
Ellsworth, B. (2022). Direct Selling For Dummies. Estados Unidos: Wiley.
Moonlight, M. (2022). Multi Level Marketing. Reino Unido: Bibliomundi.
Malik, S. R. (2022). Essentials of Network Marketing. Chennai: Notion Press.
Borges, M. Direct Sellers Turn to Digitalisation to Survive the Pandemic. Euromonitor International: Articles, 2020.
Dwivedi, Y. K., Rana, N. P., & Alryalat, M. A. A. (2017). Affiliate marketing: An overview and analysis of emerging literature. The Marketing Review, 17(1), 33-50.

Marketing social e ambiental: estratégias ESG
Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Sustentabilidade. Sociedade do Consumo. Consumo Sustentável. Perfil do consumidor sustentável. Attitude-Behavior Gap. Certificações. Consumo Colaborativo. Estratégias Environmental, Social and Governance (ESG).
Amato Neto, J., Anjos, L. C. d., Cavalcante, Y., Jukemura, P. K. (2022). ESG Investing: Um novo paradigma de investimentos. Brasil: Editora Blucher.
Trudinger, J., Orr, M., Spitz, K. (2022). Environmental Social Governance: Managing Risk and Expectations. Países Baixos: CRC Press.
DIAS, Reinaldo (coautor). Marketing sustentável: valor social, econômico e mercadológico. São Paulo: Atlas, 2015.
ALVES, Ricardo Ribeiro. Marketing ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. Barueri: Manole, 2016.
Introdução ao ESG: meio ambiente, social e governança corporativa. (2022). (n.p.): Scortecci.
Neves, M. (2001). Marketing social no Brasil: a nova abordagem na era da gestão empresarial globalizada. Brasil: E-papers.

Marketing de Causas
Marketing social e Marketing de Causa. Suporte a causa e transparência. Alinhamento de valores empresariais e a causa. Engajamento de colaboradores. Estratégias para implementação do marketing de causa. Vantagens e desvantagens. Envolvimento sem fins lucrativos.
Semprebon, E. (2022). Marketing e emoções. Paraná: PUCPRess.
Daw, J. (2006). Cause Marketing for Nonprofits: Partner for Purpose, Passion, and Profits. Alemanha: Wiley.
Earle, R. (2002). The Art of Cause Marketing: How to Use Advertising to Change Personal Behavior and Public Policy. Reino Unido: McGraw-Hill.
Adler, S. M. (2006). Cause for Concern: Results-oriented Cause Marketing. Brasil: Thomson/South-Western.
Siebert, Sebastian. Cause Related Marketing: A Substitute for Direct Donations?. Alemanha, Anchor Academic Publishing, 2014.

Tópicos especiais em Marketing
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Referências bibliográficas do módulo
Alharbi, A. (2022). Your Career Marketing Plan. Estados Unidos: Austin Macauley Publishers.
Amato Neto, J., Anjos, L. C. d., Cavalcante, Y., Jukemura, P. K. (2022). ESG Investing: Um novo paradigma de investimentos. Brasil: Editora Blucher.
Beheshti, A., Ghodratnama, S., Elahi, M, Farhood, H. (2022). Social Data Analytics. Estados Unidos: CRC Press.
Berger, R. (2022). Storytelling for New Technologies and Platforms: A Writer’s Guide to Theme Parks, Virtual Reality, Board Games, Virtual Assistants, and More. Estados Unidos: CRC Press.
Brewster, A. (2022). The Healing Power of Storytelling: Using Personal Narrative to Navigate Illness, Trauma, and Loss. Estados Unidos: North Atlantic Books.
Chernev, A. (2022) Customer Science: Behavioral Insights for Creating Breakthrough Customer Experiences. Chicago: Cerebellum Press.
Daw, J. (2006). Cause Marketing for Nonprofits: Partner for Purpose, Passion, and Profits. Alemanha: Wiley.
Ellsworth, B. (2022). Direct Selling For Dummies. Estados Unidos: Wiley.
Euchner, J. A. (2022). Lean Startup in Large Organizations: Overcoming Resistance to Innovation. Reino Unido: Taylor & Francis Limited.
Finch, B. (2022). How to Write a Business Plan: Win Backing and Support for Your Ideas and Ventures. Reino Unido: Kogan Page.
Fota, A. (2022). Online Shopping Intentions: Antecedents and Moderators of Shopping Intention Formation in New Fields of E-Commerce. Alemanha: Springer Gabler.
Kolb, B. M. (2022). Absolute Essentials of Marketing Research. Reino Unido: Routledge.
Llamas, R., Belk, R. (2022) The Routledge Handbook of Digital Consumption. Reino Unido: Taylor & Francis.
Moonlight, M. (2022). Multi Level Marketing. Reino Unido: Bibliomundi.
Nelson, A. (2022). Consumer Behavior. NY: Murphy & Moore Publishing.
Perkin, N. (2022). Agile Marketing: Unlock Adaptive and Data-driven Marketing for Long-term Success. Reino Unido: Kogan Page.
Plucker, J. A. (2022). Creativity and Innovation: Theory, Research, and Practice. (n.d.). Estados Unidos: Taylor & Francis.
Russo, V., Qingguo, M., Clement, J., Jin, J., Liu, T., Zito, M. (2022). Neuromanagement and Neuromarketing. London: Frontiers Media SA.
Sanzo, K., Wheeler, J. A., Scribner, J. P., Maxlow, K. W. (2021) Design Thinking: Research, Innovation, and Implementation. Estados Unidos: Information Age Publishing, Incorporated.
Semprebon, E. (2022). Marketing e emoções. Paraná: PUCPRess.
Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business.
Sood K., Balusamy, B., Grima, S., Marano, P. (2022) Big Data Analytics in the Insurance Market. Reino Unido: Emerald Publishing Limited.
Stürze, S., Rasztar, M., Hoyer, M., Righetti, C. (2022). Agile Marketing Performance Management: 10 Success Factors for Maximizing Marketing ROI Dynamically. Alemanha: Springer Fachmedien Wiesbaden.
Trudinger, J., Orr, M., Spitz, K. (2022). Environmental Social Governance: Managing Risk and Expectations. Países Baixos: CRC Press.
Van Biljon, P. (2022). Innovation for Value and Mission: An Introduction to Innovation Management and Policy. Alemanha: De Gruyter.
Will, A. (2022). Launching & Building a Brand For Dummies. Reino Unido: Wiley.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 900
 
Ministrantes: Caetano Haberli Junior
Eduardo Eugenio Spers
Fabiano Castello de Campos Pereira
Fabrizzio Amabile Topper
Gino Terentim Junior
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
Karlan Muller Muniz
Luciane Meneguin Ortega Vidal
Marcelo Severo Pimenta
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
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