Atividade

113584 - MÓDULO - GESTÃO DE MARKETING

Período da turma: 22/10/2024 a 13/05/2025

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Descrição: Branding & Reputation Management
Construção da identidade; Posicionamento e reposicionamento de marcas; Missão, visão e valores da marca; Cultura organizacional e o planejamento estratégico da marca; Branding aplicado; Brand equity e avaliação de marcas. Online Reputation Management (ORM). Campanhas de flaming. Reputação e Branding com planejamento e propósito. Riscos e gerenciamento de crise de imagem.
Thompson, A., Brown, D. (2022). Essentials of Marketing: Theory and Practice for a Marketing Career. Reino Unido: Taylor & Francis.
Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business.
Will, A. (2022). Launching & Building a Brand For Dummies. Reino Unido: Wiley.
Shivakumar, S. (2022). The Art Of Management: Managing Yourself, Managing Your Team, Managing Your Business. Índia: Penguin Random House India Private Limited.
BEDENDO, Marcos. Branding: processos e práticas prara a construção de valor. São Paulo: Saraiva, 2019.

Comunicação Empresarial e Relações Públicas
Níveis e processo de comunicação. Gestão da comunicação integrada. Conceitos do sistema do marketing e comunicação. Planejamento da comunicação estabelecendo os objetivos da comunicação. Gerenciamento da comunicação. Fundamentos teóricos da comunicação humana; Comunicação interpessoal no ambiente da organização. Comunicação organizacional. Gestão da comunicação. Relações públicas e seu papel na gestão da comunicação integrada; Relações com os públicos internos, externos e mistos; Legislação e ética em relações públicas; Estratégias de relações públicas.
Pompper, D., Place, K., Weaver, C. K. (2022) R. The Routledge Companion to Public Relations. Reino Unido: Taylor & Francis.
Andreoni, R., Gomes, L. B., Lemos, F. C., Falavigna, F. B. (2022). (Des)caminhos na comunicação organizacional: ensaios e pesquisas do grupo de estudos em comunicação organizacional. Brasil: Editora da PUCRS.
Pimentel, I. D. (2022). "Ouvi Dizer": Comunicação Integrada como Antídoto para Boatos Organizacionais. Curitiba: Editora Appris.
Oliveira, C. D. (2022). Comunicação integrada de marketing. Brasil: Editora Senac São Paulo.
SHIMP, Terence A. (coautor). Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
Copywriting e Marketing
O que é Copywriting? A diferença entre Copywriting e redação publicitária; Qual a relação entre Copywriting e Marketing de Conteúdo? Como elaborar uma estratégia de Copywriting? Como aumentar o poder de comunicação e desenvolver discursos persuasivos e vendedores? Criação de comunicações persuasivas; Fatos históricos e escolas de copywriting; Gatilhos mentais; A arte da comunicação persuasiva; Princípios de marketing e resposta direta; Técnicas de influência e persuasão; Processo de decisão de compra.
Maccedo, Paulo. A Arte de Escrever para a Web. Brasil: DVS Editora, 2017.
Ferreira, Gustavo. Copywriting: Palavras que Vendem Milhões. Brasil: DVS Editora, 2018.
Maccedo, Paulo. Copywriting - Volume 1: O Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano. Brasil: DVS Editora, 2019.
B. Cialdini, R. (2013). As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar. Brasil: GMT.
Shaw, Mark. Copywriting Second Edition: Successful Writing for Design, Advertising, Marketing. Reino Unido: Laurence King Publishing, 2012.

Endomarketing e Gestão de Pessoas
Evolução dos conceitos de recursos humanos e endomarketing; Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado; O novo cenário competitivo e o novo trabalhador; O RH e os desafios da atualidade; Gestão integrada de recursos humanos; Abordagens na gestão de pessoas; Passos para implementação de um processo de endomarketing; Estratégias de Endomarketing; Processo de remuneração por competências; Sistema de gestão por competências como meio para inserção do endomarketing; Avaliação de desempenho como ferramenta de gestão; Retenção de talentos; Comunicação integrada e treinamento no endomarketing; Desenvolvimento de pessoas: necessidade no endomarketing.
Finamor, A. L. N., Oliveira, A. H. R. (2022) Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Editora FGV.
Lupetti, M. (2022). Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento: 2a edição. Brasil: Cengage Learning.
Bastos Neto, J. P. (2022). Gestão de Pessoas 4.0. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.
BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. São Paulo: Integrare, 2017.
BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Estratégia e Gestão de Preços
Planejamento da estratégia de preços; Objetivos e estratégias de precificação; Táticas de precificação; Psicologia dos preços; Tendências na gestão de preços. Estratégias de precificação. Preço por skimming de mercado. Preço alto-baixo. Preço premium. Preço por projeto. Preço baseado em concorrência.
Mukherjee, J., Holden, R. K. (2022). Pricing with Confidence: Ten Rules for Increasing Profits and Staying Ahead of Inflation. Reino Unido: Wiley.
Sah, P. (2022). Defining Enterprise Data and Analytics Strategy: Pragmatic Guidance on Defining Strategy Based on Successful Digital Transformation Experience of Multiple Fortune 500 and Other Global Companies. Singapura: Springer.
Chriblood, B. (2022). Pricing Strategy and How to Set Your Best Price: Get Five Star Ratings and Get More Bookings. (n.p.): Anthony M Hickey.
BERTÓ, Dalvio José. Precificação: sinergia do marketing e das finanças. São Paulo: Saraiva, 2008.

Estratégia e Marketing de Produtos
Conceitos-chave sobre estratégia de produto; Produto e o ambiente de negócios; Consumidores e outras peças fundamentais para elaborar estratégia de produto; Mix de marketing e a estratégia de produto; Branding; Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Dimensionamento da demanda e do potencial de mercado para produtos; Identificação e análise da concorrência em produtos; Gestão do mix de produtos.
Chriblood, B. (2022). Pricing Strategy and How to Set Your Best Price: Get Five Star Ratings and Get More Bookings. NY: Anthony M Hickey.
Mukherjee, J., Holden, R. K. (2022). Pricing with Confidence: Ten Rules for Increasing Profits and Staying Ahead of Inflation. Reino Unido: Wiley.
Zell, H. P. (2022). Pricing the Profitable Sale: The Manager’s Guide to Value Pricing. Reino Unido: Xlibris US.
MOORE, Geffrey A. Atravessando o abismo: marketing e venda de produtos disruptivos para clientes tradicionais. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021.

Gestão de Vendas e Distribuição
Vendas no contexto organizacional de marketing; Administração Estratégica de Vendas; Organização, Recrutamento e Treinamento da força de vendas; O gerenciamento das operações de vendas; O planejamento de vendas; A avaliação e desempenho de vendas.
Shuman, R. A. (2022). The Organized Sales Plan. Reino Unido: Page Publishing, Incorporated.
Asher, J. (2022). The Future of Sales: The 50+ Techniques, Tools, and Processes Used by Elite Salespeople. Reino Unido: Sourcebooks.
King, K. (2022). AI Strategy for Sales and Marketing: Connecting Marketing, Sales and Customer Experience. Reino Unido: Kogan Page.
NEVES, Marcos Fava; CÔNSOLI, Matheus Alberto (coautor). Administração de vendas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Marketing de Varejo e Serviços
Varejo e serviços no Brasil; Decisões estratégicas de varejo e serviços; Decisões táticas de varejo e serviços; Gestão de varejo e serviços. A história do varejo e do visual merchandising; O que é visual merchandising; Tipos de varejo com loja, sem loja, adequação dos serviços; Psicologia do espaço; Produção de vitrine, produção do produto, produção do ambiente PDV, teoria das cores; Técnicas de exposição, tipos de mobiliário, tipos de manequins e displays. Marketing de serviços. Marketing de serviços versus marketing de produto. tipos de marketing de serviços. Características do marketing de serviços.
Barreto, D. (2022). The Brazilian New Economy: Why Entrepreneurs are Overrunning Brazilian Traditional Businesspeople. Ucrânia: Editora Gente.
Secco, Luiz Antonio. (2022) A alma, o coração e o cérebro do varejo. São Paulo: Digitaliza Conteudo.
Mattos, A. (2022). Modelos de varejo e empreendedorismo. Brasil: Editora Senac São Paulo.
BUHAMRA, Cláudia. Gestão de marketing no varejo: conceitos, orientações e práticas. São Paulo: Atlas, 2012.
COBRA, Marcos. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2020.

Marketing Estratégico
Alinhamento do Planejamento estratégico competitivo com o planejamento estratégico de marketing. Estratégias competitivas e o marketing no contexto empresarial. Público e Estudo de Mercado. Análise SWOT e diagnóstico. Mix de Marketing. Marketing tático. Marketing operacional. Formalização do planejamento Plano estratégico de marketing. Gestão de marketing em redes de valor.
Schütz, A. (2022). The SWOT Analysis as a Starting Point for Strategic Decisions in Companies. Alemanha: GRIN Verlag.
Beausoleil, A. M. (2022). Business Design Thinking and Doing: Frameworks, Strategies and Techniques for Sustainable Innovation. Suíça: Springer International Publishing.
Anderson, P. (2022). How Management Works: The Concepts Visually Explained. Estados Unidos: DK Publishing.
DUSCHITZ, Caroline; CARVALHO, Gustavo Meneghetti de (coautor). Estratégia de marketing. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016.
SWAIM, Robert W. A estratégia segundo drucker: estratégias de crescimento e insights de marketing extraídos da obra peter drucker. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Neuromarketing
Processos cerebrais do comportamento humano e do consumo; Neurociências aplicada ao marketing; Métodos e técnicas de pesquisa em neurociências; Comportamento do consumidor e a contribuição das neurociências. Marketing e Neurociência. Neuromarketing e o Comportamento do Consumidor.
Briesemeister, B.B., Selmer, W.K. (2022). Neuromarketing in Business: Identifying Implicit Purchase Drivers and Leveraging Them for Sales. Alemanha: Springer Fachmedien Wiesbaden.
Adeola, O., Hinson, R. E., Sakkthivel, A. M. (2022). Marketing Communications and Brand Development in Emerging Economies Volume I: Contemporary and Future Perspectives. Suíça: Springer International Publishing.
Gupta, M., Jindal, P., Bansal, S. (2022).Promoting Consumer Engagement Through Emotional Branding and Sensory Marketing. Estados Unidos: IGI Global.
PERUZZO, Marcelo. As três mentes do neuromarketing: a fantástica história da recente revolução do marketing, contada pelos personagens mais importantes da sua vida: Einstein, Princesa e Macaco. Rio de Janeiro: Alta Books, 2015.

SEO & SEM
SEO (Search Engine Optimization). Metodologia de SEO. SEO Estratégico. Diferença entre SEO e Links Patrocinados (SEM). Fatores on-page e off-page. Critérios on-page. Otimização de sites. Tráfego gratuito e qualificado. Conversões. Posições nos motores de busca. Search Engine Marketing (SEM). Combinando SEO e DEM.
Clarke, A. (2022). SEO 2022: Learn Search Engine Optimization with Smart Internet Marketing Strategies. Coastal Hwy: Simple Effectiveness LLC.
Huneycutt, O. (2022). Seo For Beginners 2023: Complete Beginner's Guide To Search Engine Optimization. seattle: Amazon Digital Services LLC - Kdp.
Petrovick, M. (2022). SEO Strategies. Reino Unido: Bibliomundi.
KALBACH, James. Design de navegação web: otimizando a experiência do usuário. Porto Alegre: Bookman, 2009.

UX (User Experience), Design de interação e Plataformas digitais
User Experience (UX).Design de Interação. Análise - Concepção do projeto. Análise – Pesquisa; Análise - Resultados de Pesquisa (Mapas de empatia, Personas, Jornadas do usuário, Canvas de proposta de valor). Ideação & Prototipação - Design de Interação. Implementação - UX e demais processos. Experiência do usuário e a experiência do cliente. UX Design. UI Design. UX Engineering.
Albert, B., Tullis, T. (2022). Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting UX Metrics. Países Baixos: Elsevier Science.
Vickler, A. (2022). UX: This Book Includes : User Experience Basics for Beginners + Planning and Analyzing Data in a UX Project + Optimizing User Experience. (n.p.): Ladoo Publishing LLC.
Pereira, R. (2018). User Experience Design: Como criar produtos digitais com foco nas pessoas. Brasil: Casa do Código.
Levy, Jaime. Estratégia de UX: Técnicas de estratégia de produto para criar soluções digitais inovadoras. Brasil: Novatec Editora, 2021.

Tópicos especiais em marketing
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Referências bibliográficas do módulo
Adeola, O., Hinson, R. E., Sakkthivel, A. M. (2022). Marketing Communications and Brand Development in Emerging Economies Volume I: Contemporary and Future Perspectives. Suíça: Springer International Publishing.
Albert, B., Tullis, T. (2022). Measuring the User Experience: Collecting, Analyzing, and Presenting UX Metrics. Países Baixos: Elsevier Science.
Andreoni, R., Gomes, L. B., Lemos, F. C., Falavigna, F. B. (2022). (Des)caminhos na comunicação organizacional: ensaios e pesquisas do grupo de estudos em comunicação organizacional. Brasil: Editora da PUCRS.
Asher, J. (2022). The Future of Sales: The 50+ Techniques, Tools, and Processes Used by Elite Salespeople. Reino Unido: Sourcebooks.
Barreto, D. (2022). The Brazilian New Economy: Why Entrepreneurs are Overrunning Brazilian Traditional Businesspeople. Ucrânia: Editora Gente.
Beausoleil, A. M. (2022). Business Design Thinking and Doing: Frameworks, Strategies and Techniques for Sustainable Innovation. Suíça: Springer International Publishing.
Briesemeister, B.B., Selmer, W.K. (2022). Neuromarketing in Business: Identifying Implicit Purchase Drivers and Leveraging Them for Sales. Alemanha: Springer Fachmedien Wiesbaden.
Chriblood, B. (2022). Pricing Strategy and How to Set Your Best Price: Get Five Star Ratings and Get More Bookings. NY: Anthony M Hickey.
Clarke, A. (2022). SEO 2022: Learn Search Engine Optimization with Smart Internet Marketing Strategies. Coastal Hwy: Simple Effectiveness LLC.
Ferreira, Gustavo. Copywriting: Palavras que Vendem Milhões. Brasil: DVS Editora, 2018.
Finamor, A. L. N., Oliveira, A. H. R. (2022) Gestão estratégica de pessoas. São Paulo: Editora FGV.
Huneycutt, O. (2022). Seo For Beginners 2023: Complete Beginner's Guide To Search Engine Optimization. seattle: Amazon Digital Services LLC - Kdp.
Lupetti, M. (2022). Gestão estratégica da comunicação mercadológica: planejamento: 2a edição. Brasil: Cengage Learning.
Maccedo, Paulo. A Arte de Escrever para a Web. Brasil: DVS Editora, 2017.
Mukherjee, J., Holden, R. K. (2022). Pricing with Confidence: Ten Rules for Increasing Profits and Staying Ahead of Inflation. Reino Unido: Wiley.
Pompper, D., Place, K., Weaver, C. K. (2022) R. The Routledge Companion to Public Relations. Reino Unido: Taylor & Francis.
Sah, P. (2022). Defining Enterprise Data and Analytics Strategy: Pragmatic Guidance on Defining Strategy Based on Successful Digital Transformation Experience of Multiple Fortune 500 and Other Global Companies. Singapura: Springer.
Schütz, A. (2022). The SWOT Analysis as a Starting Point for Strategic Decisions in Companies. Alemanha: GRIN Verlag.
Secco, Luiz Antonio. (2022) A alma, o coração e o cérebro do varejo. São Paulo: Digitaliza Conteudo.
Shuman, R. A. (2022). The Organized Sales Plan. Reino Unido: Page Publishing, Incorporated.
Smilansky, S. (2022). Marketing Experiencial: Como converter leads em defensores de marca usando experiências de marca ao vivo integradas ao marketing digital. Brasil: Autêntica Business.
Thompson, A., Brown, D. (2022). Essentials of Marketing: Theory and Practice for a Marketing Career. Reino Unido: Taylor & Francis.
Vickler, A. (2022). UX: This Book Includes : User Experience Basics for Beginners + Planning and Analyzing Data in a UX Project + Optimizing User Experience. (n.p.): Ladoo Publishing LLC.

*Disciplinas e ementas sujeitas a alteração.

Carga Horária:

118 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 900
 
Ministrantes: Aimãn Ibrahim Mourad
Daniel Capaldo Amaral
Daniel Furtado Camargo
Edson Crescitelli
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Heliani Berlato dos Santos
Marcia Auriani
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello
Rafael Flores Terra


 
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