Atividade

113581 - Projetos de vida docentes e o bom professor

Período da turma: 11/09/2023 a 17/11/2023

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Descrição: EMENTA
Tendo como ponto de partida reflexões nos campos da Psicologia, Sociologia e Educação que apontam a importância dos projetos de vida na constituição psíquica e social dos seres humanos, esta disciplina abordará pesquisas, teorias psicológicas e práticas educacionais que sustentam um modelo de desenvolvimento humano, social e profissional pautados na ética e na cidadania. Nosso foco será o estudo do projeto de vida de docentes e, por isso, objetivamos discutir o que é ser um bom professor e que princípios devem estar envolvidos na sua formação. Como consequência, vamos estudar a formação e o desenvolvimento profissional docente pautado por três princípios articulados: a excelência, entendida como a pratica qualificada e atualizada de acordo com os conhecimentos e técnicas mais recentes; a ética, originada de ações coerentes com o que a sociedade e a cultura considerem ético e moral; e o engajamento, daqueles que tem comprometimento com a profissão e com as ações e responsabilidades que dela derivam, bem como com a satisfação pessoal.

PROGRAMA
- Projetos de vida da juventude
- Projetos de vida e suas dimensões pessoal, social e profissional
- Valores, Bem Estar e Felicidade
- Projetos de vida docentes
- O que é o Bom Educador
- Os princípios do Bom trabalho
- O desenvolvimento profissional na carreira docente
- O Bom Educador e os projetos de vida docente

AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina e o controle de frequência acontecerão por meio da elaboração de um portfólio individual. Este portfólio será́ composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será́ que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado na videoaula

BIBLIOGRAFIA
ARANTES, V. A. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003.

ARANTES, V. et al. Projetos de vida, Juventude e Educação. International Studies on Law and Education, v.23, p.77-94, maio/ago 2016.

ARAÚJO, U. F. Assembleia escolar: Um caminho para a resoluçãoo de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.

ARAUJO, U. et al. A formação de professores para inovar a educação brasileira. In: CAMPOS, F.; BLIKSTEIN, P. (orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. v. 1. Porto Alegre: Penso, 2019, p. 1-11.

ARAUJO, U. F., PUIG, J. M., ARANTES, V. A. Educação e valores: Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

ARAUJO, U.F.; ARANTES, V.A.; PINHEIRO, V. Projetos de vida: fundamentos psicológicos, ética e implicações educacionais. São Paulo: Summus, 2020.

BARENDSEN, L.; FISCHMAN, W. The GoodWork toolkit: from theory to practice. In: GARDNER, H. (org.) Responsability at work: how leading professionals act (or don’t act)responsibly. São Francisco: Jossey-Bass, 2007.

BUNDICK, M. J. Pursuing the good life: An examination of purpose, meaningful engagement, and psychological well-being in emerging adulthood. Tese (Doutorado em Educação). School of Education - Stanford University, Standford - CA, 2009. Disponível em: http://purl.stanford.edu/cb008zb6473> Acesso em 03/03/2020.

DAMON, W. O que o jovem quer da vida? Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes. São Paulo: Summus, 2009.

KLEIN, A.M.; ARANTES, V.A. Projetos de vida de jovens estudantes do Ensino Médio. Educação e Realidade, v.41, n. 1, p.135-154, 2016.

GARDNER, H. (org.) Responsibility at work: how leading professionals act (or don’t act) responsibly. São Francisco: Jossey-Bass, 2007.

GARDNER, H. Frames of mind: the theory of multiple intelligences. Nova York: Basic Books, 1983. GARDNER, H. (org.). A responsabilidade no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARDNER, H; CSIKSZENTMIHALYI, M.; DAMON, W. Trabalho qualificado: quando a excelência e a ética se encontram. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PÁTARO, C. S. O. Sentimentos, emoções e projetos vitais da juventude: Um estudo exploratório na perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em Acesso em 03/03/2020.

PINHEIRO, V.; ARANTES, V. Values and feelings in Young brazilian’s purposes. Paidéia (USP), v. 25, n. 61, p.201-209, maio/ago 2015.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Valeria Amorim Arantes de Araujo


 
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