Atividade

113576 - Programa, conteúdos e narrativas

Período da turma: 14/10/2025 a 28/10/2025

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Descrição: Ementa: A disciplina aborda o problema da produção de conteúdos e narrativas visuais, sonoras, audiovisuais ou multimidiáticas na comunicação organizacional em mídias digitais, dentro de uma perspectiva projetual (reflexão-proposição-produção) que, enquanto programa das atividades organizacionais nestes meios, se institui como a textualidade das comunicações digitais. Ainda identificar a temática da Compreensão de temas como: storytelling; a relação entre o storytelling e a comunicação nas organizações; design de histórias.

Objetivos: Ao se entender a comunicação digital como uma plataforma de comunicação através da qual diversas modalidades, formatos e configurações do comunicar são possíveis, é necessário projetar as formas como esta comunicação se realizará, no intuito de produzir os conteúdos de sua textualidade, que em um sentido semiótico mais profundo incluem, além do texto propriamente dito, as imagens, sons, suas interações e todas as possíveis articulações que venham a ser engendradas entre eles. A disciplina tem como objetivo desenvolver o pensamento estratégico de produção do que, no entender projetual, trata-se do programa da comunicação: as atividades, serviços, conteúdos, elementos e o percurso planejado para que esta forma narrativa se transforme em uma experiência significativa para quem usufrui da comunicação organizacional digital, e útil para a organização. Conteúdo 1. Formas, formatos, perspectivas e estratégias na produção de conteúdo 2. Tipos, modalidades e gêneros do conteúdo digital 3. Narrativas 4. Ludologia e gamificação.
Bibliografia
CARR, Nicholas. The shallows - what the internet is doing to our brains. New York: W.W.Norton, 2011.
_____________. The glass cage - how computers are changing us. New York: W.W.Norton, 2015.
BOOKER, Christopher. The seven basic plots. Continuum International, 2004. –
XAVIER, Adilson. Storytelling: Histórias que deixam marcas. Best Business. Edição: 1. Ano: 2015.
COX, Geoff. Speaking code - coding as aesthetic and political expression. Cambridge: MIT Press, 2013.
DEUZE, Mark. Medialife. New York: Polity Press, 2012.
DUNNE, Anthony & RABY, Fiona. Speculative everything - design, fiction, and social dreaming. Cambridge: MIT Press, 2013.
ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.
GALLOWAY, Alexander. The interface effect. Cambridge: Polity Press, 2012.
HALVORSON, Kristina & RACH, Melissa. Content strategy for the web. Berkley: New Riders, 2012.
JENKINS, Henry, FORD, Sam & GREEN, Joshua. Spreadable media - creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University Press, 2013.
MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 1995.
MURRAY, Janet. Hamlet no holodeck - o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Editora Unesp, 1997.
NUNES, Mark. Error, glitch, noise, and jam in new media cultures. New York: Continuum, 2011.
PARENTE, Andre. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.
RYAN, Marie-Laure. From narrative games to playable stories - toward a poetics of interactive narrative. Storyworlds - A journal of narrative studies, Vol. 1, 2009.
WAAL, Martijn de. The city as interface. Rotterdam: Nai010 publishers, 2014.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Nara Luiza Costa de Almeida


 
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