Atividade

113566 - Gestão de crises nos ambientes organizacionais e digitais

Período da turma: 11/02/2025 a 25/02/2025

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Descrição: Ementa: Crises nas mídias sociais. Imagem e reputação em tempos de mídias digitais. Como gerenciar crises online. Políticas de comentários e normas de conduta em mídias sociais. Apresentar os principais conceitos de gestão organizacional. Evolução das escolas de Administração. A Administração contemporânea – tendências, planejamento e processos. Apresentar as atividades do comunicador dentro de um sistema organizacional.

Objetivos: Oferecer ao aluno o conhecimento necessário para refletir sobre a gestão de relacionamentos no ambiente digital e seus desdobramentos, como problemas e crises de reputação e imagem para as organizações. Também busca apresentar ao aluno os diversos formatos de relacionamento digital e o processo de gestão de crises no ambiente online por meio de exemplos, casos reais e teoria.

Conteúdo
Aula 1
• Contexto
• Que são crises
• Crises e consequências
• Atividade prática em classe
• Trabalho para ser entregue na última aula
Aula 2
• Como solucionar crises
• Exercícios práticos
• Gerenciamento de crises em ambiente digital
• Check list da crise
Aula 3
• Exercícios práticos
• Políticas e diretrizes de conduta em mídias sociais
• Entrega do trabalho final

Bibliografia:

100 casos de marketing em sites de redes sociais. Disponível em http://casosmedialab.espm.br/. Acesso em 15/09/2014. Blog do prof. João José Forni – Comunicação e crise

BRAMBILLA, Ana Maria. Para entender as mídias sociais. Disponível em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/. Acesso em 25/04/2011.

CIPRIANI, Fábio. Estratégias em mídias digitais. São Paulo. Novatec Editora, 2011.

CORRÊA, Elizabeth Saad Nicolau. Estratégias para mídia digital 2.0. São Paulo: Editora Senac, 2008.

Mintzberg, Henry Criando Organizações Eficazes: estruturas em cinco configurações Ed. Atlas, 2004.

Maximiano, A.C,. Amaru - Introdução à Administração Ed. Atlas

Maximiano, A.C. Amaru- Fundamentos da Administação Ed. Atlas, 2003

FERNANDES, Manoel. Do BroadCast ao SocialCast: como as redes sociais estão transformando o mundo dos negócios. São Paulo: W3 Editora, 2009.

LEMOS, Else. Comunicação integrada, relações públicas e gestão da reputação em ambientes digitais: uma perspectiva crítica. Disponível em: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/875/649. Acesso em 01/04/2016.

LEMOS, Else. Comunicação de crise em redes sociais. Disponível em: https://issuu.com/grupo-ecausp.com/docs/comunicacaodigital_issuu. P. 11 a 36. Acesso em 01/04/2016.

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM MÍDIAS SOCIAIS. IDENTIDADE PADRÃO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL. versão 2.0 | 12/2014. Disponível em: http://secom.gov.br/pdfs-da-area-de-orientacoes-gerais/internet-e-redes-sociais/secommanualredessociaisout2012_pdf.pdf. Acesso em 01/04/2016.

MARTINO, Luis Sá. Teoria das Mídias Digitais. São Paulo: Vozes, 2014.

ROSA, Mário. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

SAAD CORRÊA, Elizabeth N (org.). Curadoria Digital e o Campo da Comunicação. São Paulo, 2012. Disponível em: http://issuu.com/grupoecausp.com/docs/ebook_curadoria_digital_usp#download. Acesso em 05/03/2015.

SAAD CORRÊA, Elizabeth. Estratégias para mídia digital 2.0. São Paulo: Editora Senac, 2008.

TEIXEIRA, Patrícia. Caiu na rede, e agora? Gestão e Gerenciamento de Crises nas redes Sociais. São Paulo: Editora Évora, 2013.

TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais e público interno: o uso das redes sociais online de maneira informal. Disponível em:
http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-1526-1.pdf. Acesso em 26/01/16.

TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais...e agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. São Caetano do Sul: Difusão Editora. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.

TERRA, Carolina Frazon. Relações Públicas na era dos megafones digitais. In: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Benny Kramer Costa
Carolina Frazon Terra


 
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