Atividade

113565 - Ética das interações e a sociedade digital

Período da turma: 26/11/2024 a 10/12/2024

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Descrição: Ementa
Partindo da discussão de autores clássicos (cínicos, hedonistas, aristotélicos, estoicos ou legalistas) e modernos (pragmáticos, deontológicos ou utilitaristas), a disciplina avalia como questões contemporâneas – como a maior transparência dos processos de gestão privada e pública em redes digitais, o empoderamento de minorias, a responsabilidade social e a sustentabilidade – devem ser discutidas focando suas fundamentações éticas.
Objetivos
Os princípios clássicos e modernos da ética precisam ser revistos com a nova configuração movediça das fronteiras entre o espaço público e privado promovida pelas redes digitais. O profissional de comunicação necessita refletir sobre os princípios e os impactos de suas ações a partir dos conceitos teóricos ao redor das fundamentações éticas para uma conduta adequada. Para isso, a disciplina parte de casos de tensão, conflito ou dilema ético comunicativo em redes digitais, destacando a importância de saber identificar novas alternativas de atuação, ponderando como os riscos e benefícios são distribuídos entre os envolvidos nessas questões. O aluno deve ponderar como uma sociedade de valores em rápida renovação desloca ou ainda se escora em fundamentos e princípios tradicionais que regem as interações entre o indivíduo e seus interagentes.
Conteúdo
1. Interações entre indivíduos
- Sociabilidade, interação e integração: laços sociais, entre hordas e comunidades
- Gestão da visibilidade e privacidade
- Os limites impostos pela (e para a) Regra de Ouro
- Deontologia e teleologia
- Valores éticos: código/conduta/debate/reflexão: moderação aristotélica, privacidade liberal, honra, escândalo, narcisismo das virtudes virtuais (epicurista, hedonista, estoico, cínico, pragmático, mobilizado, atualizado, interativo)
2. Corporações interativas
- Modelos colaborativos/rede/horizontais/abertos X competitivos/centralizados/fechados/hierarquizados
- Público interativo, participativo e agente
- Propriedade na sociedade digital: gestão de imagem e marca
- Ética: função social, colaboração, transparência, "mandato" do público, reputação, publicidade / entretenimento / informação
3. Instituições entre interações: organizações, governo e legislação
- Legislação: Código Civil, Marco Civil da Internet e leis que criminalizam condutas online
- Direitos Autorais, Propriedade Intelectual,
- Gestão de mobilização e protestos: tragédia ludista, drama marxista, comédia nonsense; a "hipótese do gatinho fofinho" de Zuckerman
- Ética: tragédia dos "comuns"/"incomuns", contrato social, iluminismo e falsa consciência, imperativo categórico de Kant, utilitarismo de Bentham, meios e fins de Maquiavel
4. Ética sob risco: entre cidadãos e consumidores
- Renato Janine Ribeiro: Antígona e ética sob risco
- Bauman: ética pós-moderna, entre valores e custos
- Srour: reputação e instrumentalização da ética
- Códigos de conduta: expectativas coletivas para adequação de condutas ou terceirização da responsabilidade individual?
5. Simulação do Conselho de Ética do CONAR
- Turma se divide entre acusadores e defensores no caso: campanha da Skol no Carnaval 2015: “Esqueci o ‘não’ em casa”
Bibliografia
ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BERTRAND, Claude-Jean. A deontologia das mídias. Bauru: Edusc, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997
_________________. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
_________________. O Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
CHOULIARAKI, Lilie; FAIRCLOUGH, Norman. Discourse in late modernity – rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
DUPAS, Gilberto. “Ética e corporações: tensões entre interesse público e privado”. Organicom, vol. 5, n. 8, 1º semestre de 2008.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os Estabelecidos e os Outsiders – sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
GOMES, Mayra Rodrigues. Ética e jornalismo: uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KUCINSKI, Bernardo. A síndrome da antena parabólica: ética no jornalismo brasileiro. São Paulo: Perseu Abramo, 1998.
LESSIG, Lawrence. Code version 2.0. New York: Perseu Books, 2006.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2008.
__________. Inteligência Coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo, Nova Cultural, 2000.
MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O espírito das leis. São Paulo: Saraiva, 1994.
ORWELL, George. Why I write. London: Penguim, 2004.
RIBEIRO, Renato Janine. “Ética ou o fim do mundo” Organicom, vol. 5, n. 8, p. 161-169, 1º semestre de 2008.
SOLOVE, Daniel. The Future of Reputation. New Heaven & London: Yale University Press, 2007.
SROUR, Robert Henry. “Por que empresas eticamente orientadas?”. Organicom, vol. 5, n. 8, p. 59-67, 1º semestre de 2008.
SUNSTEIN, Cass. A verdade sobre os boatos. Campus, 2010.
THOMPSON, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1997.
WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Tendências na Sociedade Digitalizada

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ivan Paganotti


 
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