Atividade

113564 - Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais

Período da turma: 29/10/2024 a 14/11/2024

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Descrição: Estratégia e planejamento de comunicação na era das ambiências digitais sociais

Apresentação: Com a comunicação em rede, o planejamento de comunicação das marcas passa a ser estruturado com a correlação de variáveis como mercado, comportamento do consumidor e tecnologia da informação. Nesse contexto, emerge a necessidade de repensar o planejamento, desenvolvendo metodologias e processos adaptáveis rapidamente a contextos dinâmicos.

Objetivo: Apresentar os pilares estratégicos para a comunicação de marcas considerando o momento de conectividade full time e as principais variáveis que interfere no processo de comunicação, ao passo que a experiência de consumo, fidelização e recomendação/aprovação social são transformadas numa velocidade quase que real time. Trabalhar as fases que estruturam o planejamento nesse cenário, tendo por pressupostos conceitos criativos e estratégicos que possibilitem utilizar os novos formatos, plataformas e linguagens para intensificar o relacionamento entre marca e consumidores de maneira genuína e numa relação de ganha-ganha para ambos.

Conteúdo
1 - Cultura da Conexão: groundswell, micro-momentos e Spreadable Media
2 - Digital, Redes Sociais e Novas Histórias
3 - Premissas estratégicas no ambiente digital social
4 - Objetivo de negócio e objetivo de comunicação
5 - Pilares Estratégicos do Planejamento: Mercado, Consumidor e Tecnologia
6 - Fases dos Planejamento:
6.1 Informação
- Estudo da marca (história, pontos fortes e fracos, diferenciais e oportunidades);
- Análise da posição competitiva (benchmark, variáveis ambientais, mapeamento do segmento e concorrentes);
- Delimitação do problema de comunicação e do momento da marca (gestão de crise, lançamento de produto/serviço ou revitalização de marca).
6.2 Processo criativo:
- Metodologias de brainstorming;
- Conceito criativo;
- Plano estratégico, tático e ações pontuais;
- KPIs e análise da viabilidade dos investimentos.
6.3 Transformando histórias em business
- Refinamento das ideias sob a luz do conceito criativo, limitações operacionais e expectativa do cliente, transformando-as em estratégias;
- Definição de linha editorial e formas de operacionalização dos canais/plataformas e ações elencados no planejamento final;
- Ferramentas e formatos de apresentação para deixar o planejamento esteticamente interessante e vendedor.
7 - Formatação do Planejamento
8 - Estratégias e Modalidades de Planejamento



Bibliografia
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. 2ª edição. Elsevier, 2010.

CANCLINI, Nestor García. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

ENGEL, J. F; BLACKWELL, R. E. e MINARDI, P. W. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Trad. Patrícia Arnaud. São Paulo. Aleph, 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Fenômenos Sociais nos Negócios: groundswell. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MORAIS, Felipe. Planejamento Estratégico Digital: a importância de planejar a comunicação da marca no ambiente digital. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação: criatividade generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

TAVARES, Maurício. Planejamento de Comunicação: curso essencial. São Paulo: Atlas, 2011.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Mauro Wilton de Sousa
Wallace Chermont Baldo


 
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