Atividade

113562 - Conceitos básicos de comunicação organizacional

Período da turma: 19/09/2024 a 08/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: A disciplina trabalha os aspectos teóricos, metodológicos e aplicados do planejamento estratégico da Comunicação Organizacional. Analisa o planejamento de Relações Públicas como um processo,desenvolvido por meio de quatro etapas fundamentais: pesquisas/auditoria e construção de diagnóstico; planejamento/programação das atividades; implantação/execução; monitoramento das atividades e avaliação/mensuração de resultados. O curso estuda e avalia cases práticos de planos, projetos e programas específicos de Relações Públicas/Comunicação Organizacional, elaborando, em grupos, planos estratégicos de Comunicação para organizações em geral (privadas, públicas e do terceiro setor).

Objetivos: Conhecer a importância do planejamento estratégico, suas técnicas e instrumentos para o planejamento da comunicação organizacional; possibilitar o conhecimento das técnicas de planejamento e elaboração de projetos e programas de comunicação nas organizações Possibilitar aos alunos uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento de Relações Públicas, proporcionando-lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes possibilitem traçar e executar planos, projetos e programas específicos da área de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional/Corporativa. Programa Planejamento: conceitos, importância, tipos, instrumentos e etapas; Planejamento estratégico: origem, evolução conceitual; Administração estratégica e pensamento estratégico; Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico; Estudo do ambiente organizacional construção e diagnósticos organizacionais; Planejamento da comunicação institucional e de Relações Públicas: funções, tipos, finalidades e etapas do processo; Planejamento de um projeto global de comunicação: pesquisa institucional, auditoria de opinião, construção do diagnóstico, proposta de programas de ação; Técnicas de planejamento e de elaboração de planos e programas estratégicos de comunicação organizacional; Mensuração e avaliação dos programas de Relações Públicas. Metodologia Aulas expositivas; Apresentação de projetos específicos e "cases"; Utilização de vídeos, materiais impressos e outros recursos didáticos; Estudo de textos do conteúdo programático para debates e exercícios práticos Avaliação Os critérios de avaliação do aproveitamento discente são os seguintes: Presença e participação nas aulas ; Estudos dirigidos e trabalhos em grupo; Leitura e análise crítica dos textos programados para debates em sala de aula.
Bibliografia:
ALBUQUERQUE, Adão Eunes. Planejamento das relações públicas. Porto Alegre: Acadêmica, 1983.
BLANCO, Lorenzo A. El planeamiento: práctica de relaciones públicas. Buenos Aires: Ugerman Editor, 2000.
CARVALHO, Horácio Martins. Introdução à teoria do planejamento. 3a. ed. São Paulo: Brasileirense, 1979.
EVANGELISTA, Mracos Fernando. Planejamento de relações públicas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1983.
ILLESCAS, Washington. Como planear las relaciones públicas. Buenos Aire: Ediciones Macchi, 1995.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada – 4a. ed. (revista ampliada e atualizada). São Paulo: Summus, 2003.
_________.(Org). Obtendo resultados com relações públicas. São Paulo: Pioneira, 1997.
LUPPETI, Macelia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 17ª ed., São Paulo: Atlas, 2002. PERI, Paul Capriotti. Planificación estratégica de la imagen corporativa. 1a. ed. Barcelona: Editorial Ariel, 1999.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
VALLERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.
VILLAFÃNE, Justo. La gestión profesional de la imagen corporativa. Madrid: Ediciones Pirámide, 1999.
WILSON, Laurie J. Extending strategic planning to communication tactics. In: HEATH, Robert (ed). Handbook of public relations. Thousand Oaks, 2002. p. 215-222.
WILSON, Laurie J. Strategic program planning for effective public relations campaigns. 3ª ed., Kendall/Hunt Publishing company, Dubuque, Iowa: 2000, p. 3, 65-66.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP