Atividade

113561 - Comunicação e negócios na era digital

Período da turma: 03/09/2024 a 17/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Alinhamento entre Estratégia de TI e Negócios. Mercado de TI. Gestão de Projetos e de Fornecedores. Projetos de CRM.
Objetivo
Espera-se que com essa disciplina o aluno possa: identificar a importância estratégica dos projetos de TI, contratar e gerenciar fornecedores de forma estruturada e conhecer as aplicações de Customer Relationship Management (CRM) e como elas podem impulsionar os resultados dos negócios.
Conteúdos
Alinhamento entre TI e Estratégia de Negócios: Visão tradicional; Visão de Porter; Integração da cadeia de valor; Impacto das novas tendências: Cauda longa; Redes sociais; Software as a service (SAAS);
Mercado de TI: Empresas; Tipos; Certificações; Perfil dos profissionais;
Escolha do fornecedor: Business case; Montagem da RFP; Seleção da melhor proposta; Modelos comerciais; Outsourcing; Banco de horas; Projetos;
Pontos críticos: Gestão de projetos; Escopo; Definição; Mudanças; Qualidade das entregas; Prazos; Orçamento; Manutenção: Quem será responsável; Código fonte; Documentação; Negociação de conflitos; Gestão da mudança; Projetos de CRM: Ferramentas; Datawarehouse; Painel de controle - Business Intelligence;
DataMining; Cases: Retenção de clientes em empresa de telecom; Prospeção de clientes em empresa de utilities; Visão 360 do cliente em companhia aérea.
Bibliografia
Andersen, C. (2006) A Cauda Longa, Editora Campus, Rio de Janeiro, Brasil.
Amit, R.; Zott, C. (2001) Value Creation in E-Business. Strategic Management Journal, v.22, Jun/Jul,
p.493-520.
Bovet, D; Martha, J. (2001), Redes de Valor- Aumente os lucros pelo uso da Tecnologia da Informação na cadeia de valor, Negócio Editora Ltda, São Paulo, Brasil.
Chandrashekar, A.; Schary, P. B. (1999) Toward the Virtual Supply Chain: the convergence of IT
and organization. International Journal of Logistics Management, v.10, n.2, p.27-39.
Kaushik, A. (2007) Web Analytics: Uma Hora Por Dia, Ed. Alta Books, Rio de Janeiro, Brasil.
Laurindo, F.J.B., Tecnologia da Informação (2008) Planejamento e gestão de estratégias. Ed. Atlas, São Paulo, Brasil.
Laurindo, F.J.B Rotondaro, R.G. (2008) Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação, Ed. Atlas, São Paulo, Brasil.
Porter,M. E. (2001), Strategy and the Internet. Harvard Business Review, v.79, n.3, p.63-78.
Porter, M.E; Millar, V.E. (1985), How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, v.63, n.4, p.149-160.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (2004) Conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, Project Management Institute – 3a. Edição.
Tapscott, D. (2001), Rethinking Strategy in a Networked World (or how Michael Porter is wrong about the Internet). Strategy + Business, issue 24, 8p.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Viviane Bezerra Menezes Penhalbel


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP