Atividade

113492 - Módulo IV - Análise de Dados para Tomada de Decisão

Período da turma: 04/10/2025 a 18/04/2026

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Descrição: Introdução à Ciência de Dados
I. OBJETIVO
Introduzir a área de ciência de dados relacionando conhecimentos de estatística, computação e negócios, com o foco na extração de conhecimento para a tomada de decisão no negócio.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos: Ciência de dados, Big Data; Produção de dados; Armazenamento de dados: Modelo relacional, NoSQL, Graph Database; Análise de dados; Análise multivariada de dados, Modelos de aprendizado de máquina; visualização de dados; Gestão de dados.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
AMARAL, F.; Introdução à ciência de dados: Mineração de dados e big data, Alta Books, 2016.
PROVOST, F. e FAWCETT, T; Data Science para negócios: O que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados, Alta Books, 2016.

Recursos Computacionais para Análise de Dados: Ambiente R
I. OBJETIVO
Introduzir as principais estruturas lógicas e de dados da linguagem de programação R para suporte a análise de dados.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos básicos do R. Estruturas de controle (desvios e repetição). Estruturas de Dados Básicos (variáveis e tipos). Estruturas avançadas (listas, conjuntos, dataframe). R Markdown. Bibliotecas gráficas.

III. METODOLOGIA
Aulas práticas em laboratório.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
FARIA, P. D.; PARGA, J. P. F. Introdução à Linguagem R: seus fundamentos e sua prática. 2. ed. Belo Horizonte: [s.n.], 2021. ISBN 978-65-00-12606-8. Disponível em: .
KABACOFF, Robert. R in Action: Data Analysis and Graphics with R and Tidyverse. Simon and Schuster, 2022.

Recursos Computacionais para Análise de Dados: Python
I. OBJETIVO
Introduzir as principais estruturas lógicas e de dados da linguagem de programação Python para suporte a análise de dados.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos básicos de Python. Estruturas de controle (desvios e repetição). Estruturas de Dados Básicos (variáveis e tipos). Estruturas avançadas (listas, conjuntos, tuplas, dataframe). Bibliotecas de Estatística. Bibliotecas gráficas.

III. METODOLOGIA
Aulas práticas em laboratório.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
BORGES, L. E. Python para desenvolvedores: aborda Python 3.3. Novatec Editora, 2014.
MCKINNEY, W. Python for data analysis: Data wrangling with Pandas, NumPy, and IPython. O'Reilly Media, Inc., 2012.

Estatística Aplicada a Análise de Dados
I. OBJETIVO
Proporcionar fundamentos para análise de dados através da estatística descritiva e inferencial.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Distribuições de probabilidades, estatística descritiva, estatística inferencial. Introdução à análise multivariada de dados. Práticas com R e Python.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
LEVINE, D. M.; STEPHAN, D. F.; KREHBIEL, T. C.; BERENSON, M. L.; Estatística: Teoria e aplicações usando Microsoft® Excel em português, 6ª ed., LTC, 2012.
FÁVERO, L.P.; BELFIORI, P.; DA SILVA, F.L.; CHAN, B.; Análise de dados - Modelagem multivariada para tomada de Decisões, 1ª ed., Campus, 2009.
LATTIN, J.; CARROL, J.D.; GREEN, P.E.; Análise de Dados MULTIVARIADOS, Cengage Learning, 2011.

Modelagem e Representação da Informação
I. OBJETIVO
Apresentar aos alunos os principais conceitos da Ciência da Informação.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Modelagem de dados. Sistemas de informação. Geração, coleção, organização, interpretação, armazenamento, recuperação, disseminação, transformação e uso da informação.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
LANGER, A. M.; Analysis and Design of Information Systems, Springer, 2008.

Técnicas de Mineração de Dados aplicada a Negócios
I. OBJETIVO
Apresentar e aplicar as principais técnicas de mineração de dados e o processo de descoberta de conhecimento.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Processos de descoberta do conhecimento (KDD) em base de dados. Análise exploratória de dados. Tipos de variáveis, Técnicas de Data Mining para classificação, estimação, predição, análise de agrupamentos, análise de associações. Exemplos com R e/ou Python.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
AMARAL, F. C N.; Data Mining: Técnicas e Aplicações para o Marketing Direto. São Paulo: Editora Berkeley, 2001.
HAN, J., KAMBER, M., PEI, J. Data Mining - Concepts and Techniques. Morgan Kaufmann, 2011.

Tomada de decisão baseada em dados
I. OBJETIVO
Introduzir a ciência da tomada de decisão baseada em dados: business analytics.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos estatísticos básicos, tomada de decisão a partir de métodos de estatística descritiva, estatística preditiva e estatística prescritiva. Caracterização, identificação e formulação de indicadores (KPI) para Businesses Analytics.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
KUMAR, U. D.; Business Analytics: The Science of Data-driven Decision Making, Wiley, 2017
LUCA, M.; BAZERMAN, M. H.; The Power of Experiments: Decision Making in a Data-Driven World, MIT Press, 2020.

Visualização de Dados e Elaboração de Dashboards
I. OBJETIVO
Fornecer aos alunos os fundamentos e técnicas para a análise visual de dados.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução ao design de informação visual. Tipos de dados e visualização. Visualização interativa. Criação de produtos utilizando R (Shiny), Python (streamlit), Tableau.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
KNAFLIC, C.N.; Storytelling with data: a data visualization guide for business professionals, Willey, 2015.
BELORKAR, A.; GUNTUKU, S.C.; HORA, S. e KUMAR, A.; Interactive Data Visualization with Python: Present your data as an effective and compelling story, Packt Publishing Ltd., 2020.
SIEVERT, C.; Interactive Web-Based Data Visualization with R, Plotly, and Shiny, CRC Press, 2020.

Fundamentos de Aprendizado de Máquina
I. OBJETIVO
Introdução aos modelos de aprendizado de máquina. Proporcionar o conhecimento das principais técnicas e modelos de aprendizado de máquina.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Modelos de classificação e de regressão. Aprendizado supervisionado, não supervisionado e semi supervisionado. Reconhecimento de padrão. Práticas com R e Python.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
LANTZ, B.; Machine Learning with R: Expert techniques for predictive modeling, 2019.
CANE, A.; Machine Learning with Python: Step By Step Methods To Master ML (scikit-learn map), 2020.
TEST J.; Python for beginners: A crash course guide for M Land web programming, 2020.
RHYS, H.I.; Machine Learning with R, the tidyverse, and mlr, 2020.

Carga Horária:

104 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Andrea Maria Machado Ribeiro
Evandro Marcos Saidel Ribeiro
Ildeberto Aparecido Rodello
José Remo Ferreira Brega
Marcelo Botelho da Costa Moraes
Rafael de Freitas Souza


 
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