113491 - Módulo III - Tecnologia da Informação aplicada a Negócios |
Período da turma: | 10/05/2025 a 20/09/2025
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Descrição: | Transformação Digital nas Organizações
I. OBJETIVO O objetivo da disciplina é apresentar os conceitos relacionados à utilização das Tecnologias Digitais nas operações e estratégias das organizações, visando a inovação e à competitividade. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Transformação digital e digitalização. A transformação digital e a estratégica para a garantir a sobrevivência e a competitividade; Criação de valor por meio de recursos digitais. Capacidades dinâmicas e mudança organizacional originadas pela transformação digital. III. METODOLOGIA Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA ARMSTRONG, Paul. Dominando as tecnologias disruptivas; São Paulo: Autêntica Business, 2019. ROGERS, David L. Transformação digital: repensando o seu negócio para a era digital; São Paulo: Autêntica Business, 2017. Sistemas Integrados de Gestão I. OBJETIVO O objetivo da disciplina é fornecer o conhecimento sobre os Sistemas Integrados de Informação, sua importância no mundo globalizado, sua utilização e os procedimentos mais adequados para escolha e implantação. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos Básicos: Sistemas Integrados de Informação. Fatores pertinentes ao sucesso e ao fracasso da implantação. Metodologias de apoio a escolha de Sistemas Integrados. ERPs Open Source. Os ERP's do Mercado. III. METODOLOGIA Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA LAURINDO, F. J.B.; ROTONDARO, R.G. (2006) Gestão Integrada de processos e da tecnologia da informação. Ed Atlas. SACCOL, A. Z.; SOUZA, C. A.; Sistemas ERP no Brasil: Teoria e Casos. Editora Atlas; EAN13: 9788522434930; 2003. Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação I. OBJETIVO Estudar o impacto do alinhamento da TI com o planejamento estratégico empresarial. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Papel e valor da TI nos negócios, Impacto de sistemas de informações nas organizações. Alinhamento estratégico da TI aos negócios. TI como modelo de negócios e TI como vantagem competitiva. Planejamento de TI. Análise de Gerência de Projetos tecnológicos. III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA CARVALHO, T. C. M. B. (coord). TI tecnologia da informação, tempo de inovação: um estudo de caso de planejamento estratégico colaborativo. São Paulo, M. Books, 2010. LAURINDO, F. J. B. Tecnologia da informação planejamento e gestão de estratégias. São Paulo, Atlas, 2008. Governança e Gerenciamento de Serviços de Tecnologia de Informação I. OBJETIVO Caracterizar a Governança de TI e estudar os principais mecanismos e arquitetura para sua implementação. Contextualizar o gerenciamento de serviços de TI e suas boas práticas II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direitos de decisão e responsabilidade de gestão e uso da TI. Governança de ativos de informação. Mecanismos de governança de TI. Avaliação da governança de TI. Métricas de desempenho de investimentos, projetos e serviços de TI. Liderança e responsabilidades da gestão operacional e financeira da TI. Desafios da governança. COSO Internal Control Integrated Framework, Control Objectives for Information and related technology (COBIT). Gestão estratégica e tática de serviços de TI. Gerenciamento de serviços com base no conjunto de melhores práticas baseado no ITIL (Information Technology Infrastructure Library) III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA FERNANDES, A. A. e ABREU, V. F. Implantando a Governança de TI – Da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços. Brasport, 2a edição, 2008. ISACA - Governance, control and Audit for Information and Related Technology, Cobit, 4rd. Ed. WEILL, P.; ROSS, J. W. Governança de TI: Tecnologia da Informação. M.Books do Brasil Ltda. 2006. Gestão da Inovação Tecnológica I. OBJETIVO II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Conceitos de inovação. Tipos de inovação. Capacidade de inovação como base da competitividade da empresa. Tecnologia e competitividade empresarial; Empresas inovadoras versus empresas tradicionais; A função tecnológica na empresa; Fontes de inovação para a empresa; Clima para inovação na empresa. Processo de mudança tecnológica e análise dos efeitos da inovação. III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA COTEC. Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Tomo 1. Módulo I. “Introducción, Presentación, CD y Módulo I: perspectiva empresarial” - TEMAGUIDE. 1999a. COTEC. Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Tomo 2. Módulo II. “Herramientas de Gestión de la Tecnologia” –TEMAGUIDE. 1999b. COTEC. Pautas Metodológicas em Gestión de la Tecnologia y de la Innovación para Empresas. Tomo 3. Módulo III. “Casos Prácticos de Gestión de la Tecnologia” –TEMAGUIDE. 1999c. Negócios eletrônicos e Web Analytics I. OBJETIVO Conceituar comércio eletrônico e o mercado virtual criado pela World Wide Web. Discutir o impacto da Internet sobre as estratégias de negócio, em especial para pequenas e médias empresas. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Visão geral, conceitos, características do negócio eletrônico e do comercio eletrônico entre organizações. Comércio Eletrônico do tipo B2C. Marketing Digital. Gestão do relacionamento com os clientes (e-CRM). Comércio Eletrônico do tipo B2B. Modelos de B2B. Modelos centrados na Organização. E-Procurement. Comércio colaborativo. Gestão da cadeia de suprimentos (e-SCM). Sistemas de Pagamento Eletrônico. Estratégia e implementação do negócio eletrônico e do comércio eletrônico. M-Commerce. III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA TURBAN, E.; KING, D.; Comércio Eletrônico: Estratégia e Gestão; Prentice Hall, 2004. ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação, Editora Atlas. 5ª Edição, 2004. VASCONCELLOS, E. E-Commerce nas Empresas Brasileiras. Editora Atlas. 1ª Edição, 2005. Aspectos Legais em Tecnologia da Informação I. OBJETIVO Apresentar e discutir os aspectos legais envolvidos nos negócios eletrônicos. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Noções de Direito aplicado à Internet e ao Comércio Eletrônico. Impacto da Internet sobre o Direito Comercial; Implicações oriundas do Comércio Eletrônico de Bens e Serviços. Procedimentos legais a serem observados pela empresa atuante no Comércio Eletrônico. Aspectos legais no desenvolvimento, contratação e uso de recursos de TI. LGPD. Marco Civil da Internet. III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA COELHO, F. U. Curso de direito comercial: direito de empresa. 11. ed. São Paulo, Saraiva, 2010. CORRÊA, G. T. Aspectos jurídicos da internet. 4. ed., rev e atual. São Paulo, Saraiva, 2008. Segurança da Informação I. OBJETIVO Caracterizar os principais conceitos e apresentar as normas relacionadas a segurança da informação. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Termos e definições relacionados com segurança da informação. Protegendo as informações da organização. Norma ABNT NBR ISO/IEC 27002:2005: Política de segurança da informação. Organização a segurança da informação. Gestão de ativos. Segurança em recursos humanos. Segurança física e do ambiente. Gestão de incidentes de segurança da informação. Norma de Sistemas de gestão de segurança da informação ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006. III. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual. IV. AVALIAÇÃO V. BIBLIOGRAFIA BISHOP, M.; Computer Security - Art and Science, Adison-Wesley, 2003. CHAMPLAIN, J. J., Auditing Information Systems. John Wiley & Sons; 2nd edition, 2003. |
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Carga Horária: |
80 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Aparecido Dias Claudio de Souza Miranda Eduardo Thomazim de Oliveira Ildeberto Aparecido Rodello Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Luciana Romano Morilas Silvia Inês Dallavalle de Pádua |
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