Atividade

113490 - Módulo II - Tecnologia da Informação

Período da turma: 19/10/2024 a 26/04/2025

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Descrição: Pensamento Computacional e Lógica de Programação
I. OBJETIVO
Apresentar os conceitos de pensamento computacional e as principais estruturas de controle e de dados para programação de scripts de análise de dados.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Elementos do Pensamento Computacional (decomposição/modularidade; algoritmo, reconhecimento de padrões e abstração); Fundamentos da Ciência da Computação (representação de dados; armazenamento de dados, algoritmos e representação de algoritmos). Construção de algoritmos por refinamentos sucessivos. Modelagem de problemas aplicados simplificados usando técnicas computacionais.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com suporte de laboratório.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
ASCENCIO, A.F.G.; CAMPOS, E.A.V. Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal e C/C++. Prentice Hall, 2003.
BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing Computational Thinking to K-12: What is Involved and What is the Role of the Computer Science Education Community? ACM In roads, Vol. 2, No. 1, 2011.

Modelagem de Sistemas de Informação
I. OBJETIVO
Compreender as atividades que compõem o processo de desenvolvimento de software e seus propósitos. Estudar a aplicação de princípios de gerenciamento das atividades e seu impacto no andamento do projeto e no produto final.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Técnicas e modelagens para projeto e implementação: arquitetura de projeto, projeto estruturado, projeto orientado a objetos. Gerenciamento de versões e configurações. Verificação: testes, revisões e inspeções. Validação e certificação de qualidade. Manutenção. Documentação.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
PRESSMAN, R. S., Engenharia de Software, 6a edição, Mcgraw-Hill, 2006.
SOMMERVILLE, I., Engenharia de Software, 8a edição, Pearson Education, 2007.

Metodologias Ágeis de Gerenciamento de Projetos
I. OBJETIVO
Apresentar o método ágil e sua utilização no desenvolvimento sistemas de informação, focalizando os métodos ágeis atuais (SCRUM, XP e outros). Apresentar uma visão prática do desenvolvimento ágil de software.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Métodos Tradicionais e Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software. Manifesto Ágil. Técnicas Ágeis: Estórias dos Usuários; Casos de Uso; Test Driven Development (TDD); Integração Contínua; Kanban. Modelagem Ágil. Métodos Ágeis: Scrum, Agile Unified Process (AUP).

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
COCKBURN, A. Agile Software Development, Addison-Wesley Longman, 2002.
SCHWABER, K; BEEDLE, M. Agile Software Development with SCRUM. Prentice Hall, 2001.

Gerenciamento de Recursos de Dados para Negócios
I. OBJETIVO
Abordar a importância da gestão dos dados e seus desafios, além de caracterizar os possíveis modelos relacionados. Compreender por que os sistemas de informação são importantes no ambiente de negócios contemporâneo, definindo um sistema de informação sob a perspectiva técnica e empresarial. Entender a origem da gestão da informação e do conhecimento.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Noções de modelagem de bancos de dados: projeto conceitual, lógico e físico de bancos de dados. Modelo Entidade Relacionamento. Modelo Relacional. Técnicas para mapeamento do Modelo Entidade Relacionamento para o Modelo Relacional. Linguagens do modelo relacional: álgebra relacional, cálculo relacional e SQL. Linguagem SQL: detalhes dos comandos de definição de dados e de manipulação de dados. Introdução a bancos de dados multidimensionais.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
DATE, C.J. Introdução a sistemas de bancos de dados. 8. ed., Campus, 2004.
ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas De Banco De Dados: Fundamentos E Aplicações; São Paulo: Pearson Education, 2011.
ULLMAN, J.D.; WIDOM, J. A First Course in Database Systems, 3rd ed., Prentice Hall, 2007.

Fundamentos de Inteligência Artificial
I. OBJETIVO

Compreender os conceitos relativos à inteligência artificial e acompanhar a sua evolução; conhecer algumas das principais técnicas de IA; saber utilizar as técnicas de forma adequada na resolução de problemas.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Introdução à Inteligência Artificial. Definição e caracterização de agentes inteligentes e ambientes. Representação de problemas e resolução de problemas em Inteligência Artificial. Sistemas baseados em raciocínio probabilístico. Técnicas de aprendizagem de máquina: aprendizado supervisionado, não supervisionado e por reforço. Tópicos e aplicações.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
LUGER, G.F. Inteligência Artificial: estruturas e estratégias para a solução de problemas complexos. Tradução Paulo Engel, 4ª. Edição. Porto Alegre: Bookmann. 2004.
RUSSEL, S.; NORVIG, P. Inteligência Artificial. Tradução da 3a. edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda. 2013.

Computação em Nuvem
I. OBJETIVO
Apresentar os principais aspectos teóricos e práticos das aplicações distribuídas de acordo com o modelo de computação em nuvem, focalizando os fundamentos de virtualização, arquiteturas orientadas a serviços, infraestrutura computacional e middlewares para infraestrutura como serviços.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fundamentos de Computação em Nuvem e sua aplicabilidade. Definições para Arquiteturas Orientadas a Serviços. Introdução ao modelo arquitetural de aplicações orientadas a serviços. Arquitetura de Micro Serviços. Princípios Gerais e tipos de Virtualização. Gerenciamento de Recursos na Nuvem. Modelagem e Avaliação de desempenho de aplicações distribuídas na nuvem.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
THOMAS, E.; ZAIGHAM, M.; RICARDO, P. Cloud Computing Concepts, Technology & Architecture. Prentice Hall, 2013.

Big Data e Internet das Coisas
I. OBJETIVO
Apresentar os conceitos fundamentais de Big Data e Internet das Coisas. Discutir as possibilidades de sua aplicação na área de negócios.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Características do Big Data: os 4 Vs. Fontes de Big Data. Computação em Nuvem e Big Data. Conceitos básicos de Internet das Coisas. Vantagens e Desvantagens do uso de Big Data. Exemplos e Estudo de Caso.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
KEARY, M. The Internet of Things (The MIT Press Essential Knowledge Series). Online Information Review. 2016.
PROVOST, F.; FAWCETT, T. Data Science Para Negócios. O que Você Precisa Saber Sobre Mineração de Dados e Pensamento Analítico de Dados. Alta Books. ISBN-13: 978-8576089728. 2016.

Interfaces e Interação Humano-Computador
I. OBJETIVO
Apresentar os conceitos básicos usabilidade UI/UX, visando ao desenvolvimento de sistemas computacionais interativos para uso humano que apresentem grande usabilidade

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a Interfaces Homem Computador (IHC). Aspectos humanos. Design de sistemas interativos. Técnicas de design. Contextos e fundamentos do design. Ferramentas de suporte. Experiência do Usuário (UX). Avaliação.
III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual e estudos de caso

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
da ROCHA, H. V; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. NIED/Unicamp. 2003.
PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. Design de Interação: além da Interação Humano-Computador. Bookman, 2013.

Metaverso e Realidade Misturada
I. OBJETIVO
Apresentar os principais conceitos relacionados a Realidade Misturada (Realidade Virtual e Realidade Aumentada) como fundamentos para o Metaverso. Discutir aplicações na área de negócios.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceitos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Dispositivos. Interação em ambientes virtuais
e aumentados. Técnicas de modelagem de ambientes virtuais. Realidade Virtual não imersiva.
Realidade Virtual imersiva. Tecnologias para desenvolvimento de ambientes virtuais e aumentados.
Implementação de ambientes virtuais e aumentados. Fundamentos de Metaverso.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual e estudos de caso

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
CRAIG, A., SHERMAN, W. R., JEFFREY, D. W. Developing virtual reality applications: Foundations of effective design. New York: Morgan Kaufmann. 2009
TORI, R,; HOUNSELL, M. S. (org.).Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p

Carga Horária:

88 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Ellen Francine Barbosa
Evandro Marcos Saidel Ribeiro
Ildeberto Aparecido Rodello
José Remo Ferreira Brega
Júlio Cezar Estrella
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Valter Vieira de Camargo


 
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