Atividade

113489 - Módulo I - Gestão de Negócios

Período da turma: 25/05/2024 a 05/10/2024

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Descrição: Aula Inaugural. Dinâmica de integração e motivação
I. OBJETIVO
Apresentar conteúdo de todo o curso de especialização, recepcionar os alunos e oferecer informações sobre a caracterização do curso, além de integrar os elementos da nova turma, desenvolvendo suas relações interpessoais, favorecendo desta forma o processo de aprendizagem durante o curso.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conteúdo programático: Canais de comunicação; Importância da dimensão cognitiva e afetiva no processo de aprendizagem; Gestão pessoal do fenômeno stress no trabalho; Grupos de trabalho / grupos sociais / pressão nos grupos.

III. METODOLOGIA
Dinâmica de grupo

Gestão Contemporânea de Negócios
I. OBJETIVO
Apresentar uma visão abrangente dos conceitos fundamentais da gestão de Organizações, bem como a evolução da Teoria da Administração e suas principais contribuições teóricas para a formação do conhecimento e da prática administrativa contemporânea.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Papel e Importância da Administração. Conceitos Básicos de Organizações. Abordagem Clássica. Enfoque Comportamental. O Enfoque Sistêmico e as Organizações. Planejamento/Gerenciamento Estratégico: Conceitos, Processos e Escolas. Desenvolvimento de Visão Estratégica. Processo Decisório e Resolução de Problemas. Processo Administrativo. Novos modelos de Administração e de Organizações.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed., Editora Manole,2014.
CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. 2. ed., Elsevier, Campus, 2010.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 8. ed., Atlas, 2017.

Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança Digital
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é caracterizar aspectos de liderança e motivação de equipes no âmbito de da tecnologia de informação.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de liderança (evolução das teorias); Diferença entre líder e gerente; Estilos de liderança; A importância do papel do líder em equipes de trabalho de alta performance; Motivação, comprometimento e satisfação no trabalho; Comunicação e tomada de decisão; Liderança e coordenação de equipes.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio áudio visual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed., Editora Manole,2014.
DRUCKER, P. (Coord.). O líder do futuro. 9. ed. São Paulo: Futura, 2001.
FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.

Gestão de Marketing de Relacionamento
I. OBJETIVO
Caracterizar os principais elementos relacionados a um plano de marketing e discutir aspectos de importância do marketing como elemento estratégico da organização.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito e evolução do pensamento em marketing. Administração de marketing. Tipos de mercados e comportamento do comprador empresarial. Sistemas de informações e pesquisa de marketing. Princípios de marketing de relacionamento. Maximização do valor do cliente ao longo do tempo. Conceito e importância da gestão do relacionamento com o cliente. Administração das ferramentas de relacionamento com clientes.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
LAS CASAS, A. L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 2007.

Matemática Financeira e Análise de Projetos
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos os princípios básicos do cálculo financeiro. Prover o aluno de um ferramental básico de tomada de decisão envolvendo fluxos financeiros. Municiar o aluno com os instrumentos necessários ao planejamento, execução e interpretação do resultado de uma análise de projeto de investimento.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Juros e descontos simples e compostos; Equivalência de capitais; Série uniforme de pagamentos; Sistema de amortização de dívidas; Noções sobre análise de alternativas de investimento; O papel do projeto de investimento na tomada de decisão empresarial; Quadros financeiros do projeto; Análise quantitativa e critérios de decisão.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e suas Aplicações. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MATIAS, W. F.; GOMES, J. M. Matemática Financeira. 5 ed., São Paulo: Atlas, 2008.


Teoria da Decisão e Processo Decisório
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos os conceitos envolvidos na análise, construção e solução de problemas de decisão nas organizações, e na apresentação e seleção de métodos de apoio a tomada de decisão que sejam úteis ao profissional da área de Administração.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Visão geral do processo decisório nas organizações. Principais erros e vieses de julgamento. Estrutura do problema de decisão com múltiplos objetivos. Técnicas para a estruturação de problemas. Modelagem de problemas para tomada de decisão. Modelagem de dados para tomada de decisão.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, A. T. Processo de Decisão nas Organizações, São Paulo: Atlas, 2013
BAZERMAN, M.H. Processo decisório. Para cursos de Administração, Economia e MBAs. São Paulo: Elsevier, 2004.
SHIMIZU, T. Decisão nas organizações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2006

Inteligência Competitiva
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos os principais conceitos e práticas de Inteligência Competitiva nas Empresas, buscando discutir diferentes abordagens para implementação de Inteligência Competitiva nas empresas, bem como debater sobre as dificuldades de mensuração de resultados de processos de inteligência e de métricas e sobre as fontes de informação para geração de inteligência competitiva

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Conceito de inteligência competitiva. Conceitos envolvidos em inteligência competitiva: dado-informação-inteligência-conhecimento. O processo de IC: gestão; estratégia de atuação da organização; necessidades de informação da organização; coleta de informação; análise das informações.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas com apoio audiovisual e exercícios em sala.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
GOMES, E. Inteligência competitiva em tempos de Big Data. Alta Books. 2017
VIDIGAL, F. Inteligência Competitiva. Aplicações Estratégicas e Mercadológicas. Appris. 2015

Gestão por Processos: Fundamentos e Ferramentas
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos uma visão geral da importância da gestão por processos e caracterizar os principais elementos para o mapeamento de processos.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Introdução a gestão por processos (BPM). Importância da gestão por processos. Ciclo de vida do gerenciamento de processos de negócio (BPM). Tipos de processos, tipos de atividade, planejar melhorias e aumentar o valor agregado. Fatores chave de sucesso. Importância da modelagem. Qualidade da modelagem de processos, técnicas e ferramentas de modelagem. Análise do processo. Redesenho do processo. Introdução ao gerenciamento de desempenho de processos. Introdução a organização do gerenciamento de processos.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual e exercícios com software para mapeamento de processos.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
VALLE, R.; OLIVEIRA, B. Análise e Modelagem de Processos de Negócio: Foco na Notação BPMN (Business Process Modeling Notation). Atlas, 2009.

Gestão de Projetos - PMBok
I. OBJETIVO
O objetivo desta disciplina é fornecer conceitos e discutir metodologias e ferramentas para o gerenciamento de projetos

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Definição de projeto. Evolução da Gerência de Projetos. Ciclo de vida do Projeto. Estrutura Analítica de Projeto (EAP). Identificação de oportunidades de investimento. Identificação e Valoração de riscos de projetos. Project Management Body of Knowledge Guide (PMBOK). Decisões em Projetos de TI. Project Management Office (PMO). Liderança de projetos de TI. Alocação de Recursos Humanos e Financeiros. Controle de Projeto. Ferramentas Computacionais para Gerência de Projetos.

III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
KERZNER, H. Gestão de projetos as melhores práticas. 2.ed. Porto Alegre, Bookman, 2010.
HELDMAN, K. Gerência de projetos: guia para o exame oficial do PMI. 5. ed., Elsevier, Campus, 2009.
PMBOK GUIDE. A guide to the project management body of knowledge. 4th ed. Newtown Square, Pa., Project Management Institute, 2008.

Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios
I. OBJETIVO
O objetivo da disciplina é identificar características empreendedoras, entender o processo de desenvolvimento do modelo de um novo negócio e experimentar a criação e desenvolvimento de um empreendimento

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Habilidades e características do empreendedor; Visão empreendedora; Intraempreendedorismo e inovação; Processo empreendedor; geração de modelo de negócios. Business Model CANVAS e Plano de Negócio. Formalização do negócio. Fontes de Recurso e Instituições de Apoio. Oportunidades de Negócio, Tendências em empreendedorismo.
III. METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas com apoio audiovisual.

IV. AVALIAÇÃO

V. BIBLIOGRAFIA
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo -Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: LTC Editora - GEN Grupo Editorial Nacional, 2014.
KURATKO, D.F. Empreendedorismo: teoria, processo e prática. Cengage Learning; Edição: 1ª edição, 2016.
OSTERWALDER, A., PIG, Y. Inovação em Modelos de Negócios. Porto Alegre: Alta Books, 2011.

Carga Horária:

88 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Alexandre Aparecido Dias
Alexandre Bevilacqua Leoneti
Ellen Francine Barbosa
Emerson Lima Aredes
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Roni Cleber Bonizio
Rosana Teresinha Vaccare Braga
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
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