Atividade

113272 - Curso: Filosofias feministas na sala de aula

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA:
"1. Feminismos na sala de aula: a crítica feminista às opressões de gênero, raça e classe.
2. ""Não se nasce mulher, torna-se mulher"": a proposta de Simone de Beauvoir.
3. Leitura crítica dos meios de comunicação: uma desconstrução dis estereótipos de gênero.
4. O que o feminismo antirracista pode nos ensinar a respeito da educação?
5. Existem filósofas?
6. A teoria queer e a produção de um currículo inclusivo em sala de aula."



BIBLIOGRAFIA:
"Serão indicados trechos e/ou capítulos específicos a serem trabalhados ao longo da semana:
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 [1949].
BOURCIER, Sam. Queer zones: políticas das identidades sexuais, das representações e dos saberes. Trad. Henrique Provinzano Amaral e Thiago Mattos. Crocodilos e n-1 edições, São Paulo, 2022.
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.
FEMENIAS, Maria Luisa. A crítica de Judith Butler a Simone de Beauvoir. Sapere Aude – Belo Horizonte, v.3 - n.6, p.310-339 – 2º sem. 2012. ISSN: 2177-6342. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/SapereAude/article/view/4619/4999 (acesso em 25/03/2019).
hooks, bell - Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2017.
MISKOLCI, Richard (org.). Marcas da diferença no Ensino Escolar. Edufscar, São carlos, 2010.
PRECIADO. Um apartamento em urano: crônicas da travessia. Trad. Eliane Aguilar; prefácio de Virginie Despentes. Rio de Janiro: Zahar, 2020.
PRECIADO, Paul B. . Eu sou o monstro que vos fala: Relatório para uma academia de de psicanalistas. Tradução Carla Rodrigues. 1 ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
SCHERER, Rene. La pedagogia pervertida. Tradução de Jerónimo Juan Mejía e prólogo de Germán L García. Ed. Laertes, Barcelona, 1983.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
"

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Bárbara de Pina Cabral
Carolina Bernardini Antoniazzi
Chaianne Maria da Silva Faria
Cleiton Zoia Munchow
Tessa Moura Lacerda
Wigor Gonçalves do Nascimento


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP