113271 - Curso: Utilização dos sensores dos smartphones no Ensino de Física |
Período da turma: | 17/07/2023 a 21/07/2023
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Descrição: | PROGRAMA:
"Encontro 1 1. Apresentação do grupo Por que os participantes buscaram esse curso? Como utilizam celulares? Qual o contexto de atuação de cada um? 2 . Introdução de um tema Acelerômetro analógico e digital (experimentos) 3. Desenvolvimento de propostas Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o acelerômetro digital. 4. Compartilhamento de propostas Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações … 5. Registro escritos Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona. Encontro 2 1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores Acelerômetro digital Relatos dos professores 2. Apresentação do tema Câmera (experimentos), integrado com o acelerômetro. 3. Desenvolvimento de propostas Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com câmera e acelerômetro digital. 4. Compartilhamento de propostas Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações … 5. Registro escritos Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona. Encontro 3 1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores Câmera e acelerômetro digital Relatos dos professores 2. Apresentação do tema Microfone (experimentos), integrado a câmera e ao acelerômetro 3. Desenvolvimento de propostas Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o microfone, câmera e acelerômetro digital. 4. Compartilhamento de propostas Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações … 5. Registro escritos Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona. Encontro 4 1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores Microfone, câmera e acelerômetro digital. Relatos dos professores 2. Apresentação do tema Magnetômetro (experimentos) e integração com microfone, câmera e acelerômetro digital. 3. Desenvolvimento de propostas Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o magnetômetro, microfone, câmera e acelerômetro digital. 4. Compartilhamento de propostas Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações … 5. Registro escritos Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona. Encontro 5 1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores Todos os sensores Relatos dos professores 2. Síntese das ações desenvolvidas durante o curso Reunir as propostas elaboradas e questionamentos levantados ao longo do curso. 3. Discussões e reflexão Discussões dos impactos que o curso teve na prática docente. 4. Compartilhamento de propostas Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações … 5. Registro escritos Entrega do caderno de bordo e disponibilização dos roteiros elaborados em um repositório online (Google Drive, OneDrive…) BIBLIOGRAFIA: "REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANNI, Marco. Quantitative Comparison between the Smartphone Based Experiments for the Gravity Acceleration Measurement at Home. Education Sciences, v. 11, n. 9, 1 set. 2021. ARABASI, Sameer et al. Measuring the Earth's magnetic field dip angle using a smartphone-aided setup: a simple experiment for introductory physics laboratories. European Journal of Physics, v. 38, n. 2, 15 dez. 2016. ARRIBAS, Enrique et al. Measurement of the magnetic field of small magnets with a smartphone: a very economical laboratory practice for introductory physics courses. European Journal of Physics, v. 36, n. 6, 19 ago. 2015. BABICHAK, Cezar Cavanha. Representações de Professores de Física Básica de um Curso Universitário: Um estudo de caso originado em noções de avaliação. 1999. 150 p. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Gabriel Henrique Silva Magalhães Maria Candida Varone de Morais Capecchi |
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