Atividade

113271 - Curso: Utilização dos sensores dos smartphones no Ensino de Física

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

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Descrição: PROGRAMA:
"Encontro 1

1. Apresentação do grupo
Por que os participantes buscaram esse curso?
Como utilizam celulares?
Qual o contexto de atuação de cada um?
2 . Introdução de um tema
Acelerômetro analógico e digital (experimentos)
3. Desenvolvimento de propostas
Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o acelerômetro digital.
4. Compartilhamento de propostas
Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações …
5. Registro escritos
Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona.


Encontro 2

1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores
Acelerômetro digital
Relatos dos professores
2. Apresentação do tema
Câmera (experimentos), integrado com o acelerômetro.
3. Desenvolvimento de propostas
Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com câmera e acelerômetro digital.
4. Compartilhamento de propostas
Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações …
5. Registro escritos
Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona.


Encontro 3

1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores
Câmera e acelerômetro digital
Relatos dos professores
2. Apresentação do tema
Microfone (experimentos), integrado a câmera e ao acelerômetro
3. Desenvolvimento de propostas
Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o microfone, câmera e acelerômetro digital.
4. Compartilhamento de propostas
Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações …
5. Registro escritos
Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona.


Encontro 4

1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores
Microfone, câmera e acelerômetro digital.
Relatos dos professores
2. Apresentação do tema
Magnetômetro (experimentos) e integração com microfone, câmera e acelerômetro digital.
3. Desenvolvimento de propostas
Docentes vão explorar o material conhecido na literatura e buscar formas de propor novas práticas com o magnetômetro, microfone, câmera e acelerômetro digital.
4. Compartilhamento de propostas
Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações …
5. Registro escritos
Registro no caderno de bordo individual/coletivo e elaboração de um roteiro de experimento simples de forma assíncrona.

Encontro 5

1. Retomada do encontro anterior e contribuições dos professores
Todos os sensores
Relatos dos professores
2. Síntese das ações desenvolvidas durante o curso
Reunir as propostas elaboradas e questionamentos levantados ao longo do curso.
3. Discussões e reflexão
Discussões dos impactos que o curso teve na prática docente.
4. Compartilhamento de propostas
Discussão sobre motivações, possibilidades, limitações …
5. Registro escritos
Entrega do caderno de bordo e disponibilização dos roteiros elaborados em um repositório online (Google Drive, OneDrive…)



BIBLIOGRAFIA:
"REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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SARAIVA, Gilberto Dantas et al. Abordagem investigativa sobre o uso de smartphones em simulações experimentais de Física. Separata de: NÓBREGA, Danielly de Sousa; SANTOS, Livia Fernandes dos. Ciências em ação: Perspectivas Distintas para o Ensino e Aprendizagem de Ciências. 1ª. ed. Guarujá: Editora científica, 2021. cap. 19, p. 289-304. ISBN 978-65-89826-09-5.. Acesso em: 22 set. 2021.

VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educação em Foco: Ser professor de Ciências e Biologia: entre políticas, inquietações, saberes e sensibilidades, Juíz de Fora, MG, v. 21, n. 1, p. 79-103, 17 jul. 2016. . Acesso em: 1 out. 2021.

VIEIRA, Leonardo Pereira. Experimentos de Física com Tablets e Smartphones. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - UFRJ. . Acesso em: 22 set. 2021.

VIEIRA, Leonardo Pereira et al. Demonstração da lei do inverso do quadrado com o auxílio de um tablet/smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, 7 ago. 2014. Acesso em: 22 set. 2021."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Gabriel Henrique Silva Magalhães
Maria Candida Varone de Morais Capecchi


 
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Créditos
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