Atividade

113269 - Curso: Jogos Tradicionais Africanos: caminhos possíveis para a construção de uma escola plural

Período da turma: 17/07/2023 a 21/07/2023

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Descrição: PROGRAMA:
"Conteúdo Programático: Apresentação uma metodologia de trabalho que utiliza pesquisa, experimentação e brincadeira para compreender a história e cultura africana e a sua relação com Brasil, bem como, questões relacionadas a identidade, ao conhecimento de identidades, o processo de abordagem se mostra de caráter interdisciplinar e pluriversal.

Ementa: O estudo da história e cultura africana está pouco presente nos currículos escolares. Quando vista, nesses espaços educativos, quase sempre se evidencia a história colonizadora sobre o continente. Por isso, apresentamos os Jogos Tradicionais Africanos como um dos possíveis elementos mediadores da aprendizagem que podem ser utilizados como materiais auxiliares da práxis educacional.

Segunda-feira – 17 de julho – 14h às 18h

1. Sensibilização
2. Breve apresentação dos participantes (cursistas e ministrantes)
3. Apresentação do curso
4. Noções iniciais das categorias de análise: Jogos tradicionais; Educação; Escola Plural; Pluriversal
5. Exposição de Tabuleiros dos Jogos Tradicionais Africanos

Terça-feira – 18 de julho – 8h às 12h

1. Explanação da importância do ócio criativo e do riso como elemento indissociável do conhecimento.
2. Relações entre Jogo e as normativas/documentos oficiais (LDB, BNCC, Currículo Paulista, Diretrizes e pareceres da Lei 10.639/03 e 11.645/08)
3. Apresentação de 18 Jogos originários do Continente Africano

Terça-feira – 18 de julho – 14h às 18h

1. Apresentação dos jogos mancala, yoté, shisima e fanorona
2. Pequena exposição da sua história, lendas e curiosidades
3. Possibilidades de uma práxis educativa com os Jogos Tradicionais Africanos (contextualização histórica, social, cultural)

Quarta-feira – 19 de julho – 14h às 18h

1. Noção geral das regras e experimentação dos jogos;
2. Relação dos jogos tradicionais africanos e a história e cultura africana e afro-brasileira e a construção da escola plural

Sexta-feira – 21 de julho – 14h às 18h

1. Construção de tabuleiros dos jogos
2. Planejamento pedagógico do uso dos jogos tradicionais africanos na perspectiva pluricultural
3. Avaliação do curso

 10 horas online - estudos (textos de referências) e questionários online de sondagens (antes e depois do curso) e de avaliação final
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BIBLIOGRAFIA:
"BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, 2008.

MUNANGA, Kabengele. O que é Africanidade. S Paulo: Biblioteca entre Livros África, s/d

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo : SEDUC, 2019

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica Currículo Paulista: etapa ensino médio / organização, Secretaria da Educação, Coordenadoria Pedagógica; União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo - UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020

SILVA, Elizabeth de Jesus da. Jogos e corpos na educação das relações étnico raciais: os jogos africanos no ensino regular e de tempo integral em escola pública da Bahia/Brasil. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2018.
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Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Ananda da Silva Borges
Elizabeth de Jesus da Silva


 
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